Marketing de conteúdo para eventos: o guia definitivo

Quando falamos sobre marketing de conteúdo para eventos, estamos falando sobre um acontecimento que deve começar muito antes de ocorrer o evento oficial de fato.

Quando falamos sobre marketing de conteúdo para eventos, estamos falando sobre um acontecimento que deve começar muito antes de ocorrer o evento oficial de fato.

Não fez sentido?

Não se preocupe, depois de ler este artigo você não só entenderá, como aplicará em seus próximos eventos as estratégias aqui contidas garantindo mais resultados na organização e execução do seu próximo evento.

Por conta do marketing de conteúdo ser uma estratégia comprovada e utilizada em vários mercados, que por sua vez pode ser aplicada ao setor de eventos, ela acaba sendo algo muito mais detalhado do que simplesmente “divulgar um evento”.

Por isso, preparamos esse guia definitivo sobre marketing de conteúdo para eventos, com o objetivo de que você saia daqui com tudo o que precisa para bombar o seu. Preparado? Então continue a leitura e aprenda:

  • O que é marketing de conteúdo?
  • As vantagens de investir em Marketing de Conteúdo para eventos
  • Marketing de conteúdo para eventos: como fazer?
  • 3 dicas para que sua estratégia de Marketing de Conteúdo para Eventos tenha bons resultados!

Vamos lá?

O que é marketing de conteúdo?

Primeiro, vamos entender o que é marketing de conteúdo.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo a criação de conteúdo relevante voltado para o seu público-alvo com foco em ajudá-lo a resolver seus problemas e dificuldades. Em resumo, é a criação de conteúdo de valor, que agregue de alguma forma a sua audiência.

O marketing de conteúdo foca na criação e distribuição orgânica (aquela natural, onde não é preciso investimento em anúncios) de conteúdos que sejam úteis. Tendo como regra não ficar empurrando goela abaixo da sua audiência o famoso: “compre meu produto! Compre! Compre! Compre agora!”.

Essa estratégia se resume em atrair o seu público-alvo de forma natural e espontânea. Desta forma, ele passará a enxergar o seu negócio como autoridade e passará a te acompanhar, e neste caso, participar de seus eventos, já que ele sabe que você tem domínio do assunto e só irá agregar ainda mais valor.

As vantagens de investir em Marketing de Conteúdo para eventos

É clara a diferença entre uma empresa que fica correndo atrás de seus clientes, e a empresa que seus clientes correm até ela. Por isso, para batermos o martelo, e você de fato entender os benefícios de uma estratégia de marketing de conteúdo para eventos, listamos a seguir os principais benefícios que você poderá ter ao aplicar e executar tal estratégia.

Tráfego

Levando em consideração que o Google processou mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia no ano de 2020, as pessoas estão basicamente dizendo mais de 3 bilhões de vezes por dia: “Tenho uma dúvida, preciso entender, saber, conhecer, ou ler sobre algo, quem pode me ajudar?”.

E com uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada dentro do seu negócio, é você quem irá aparecer para ajudá-la. E a mesma se sentirá grata por tê-la ajudado e posteriormente a mesma poderá participar de algum evento online ou físico que realizar, aumentando assim o seu alcance e engajamento.

Várias formas de conteúdo

Muitos tendem a acreditar que marketing de conteúdo se restringe somente a artigos, mas a realidade é bem diferente disso. Essa estratégia funciona basicamente com qualquer formato de conteúdo, como por exemplo:

Artigos;

Ebooks;

Posts nas redes sociais;

Infoprodutos;

Vídeos;

Podcasts;

Audiobooks;

Planilhas;

Infográficos;

E a lista continua…

Custo-benefício

Ao escolher uma estratégia de marketing, seja para divulgar um produto ou um evento, deve-se ter em mente os custos e gastos necessários e desnecessários.

E ainda bem que uma estratégia de marketing de conteúdo elimina boa parte das despesas, já que para a realização do mesmo o custo é mínimo comparado com investimentos em anúncios patrocinados para divulgar um evento seu, por exemplo.

Agora que você viu quais as vantagens de investir nesta estratégia, confira abaixo dicas de como fazer esse marketing de conteúdo aplicado para o setor de eventos. Vamos lá?

Marketing de conteúdo para eventos: como fazer?

Faça o planejamento

Primeiramente é necessário um bom planejamento e entendimento do marketing de seu evento como um todo. Caso queira se aprofundar mais no tema, baixe agora mesmo gratuitamente nosso ebook, onde detalhamos tudo que é preciso para criar um Plano de Marketing para Eventos Online.

Mas, para resumir, ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo para os seus eventos é primordial que você consiga responder à 3 perguntas:

Por que?

Para quem?

Qual?

Por que?

Essa resposta é muito importante, pois você deve saber responder primeiro o “por que”, ou seja, a razão pela qual está criando esse conteúdo. Isso é fundamental para saber o que irá produzir, e chegar nos mecanismos de busca.

Você pode, por exemplo, querer atrair mais pessoas para seu evento, ou talvez só passar informações sobre eventos passados ou futuros, ou apenas manter o contato e fidelidade de sua audiência. Independente do motivo, você deve saber qual é.

Para quem?

Saber também para quem, é vital para o sucesso de sua estratégia.

Por isso, é muito importante o estudo profundo de seu público-alvo. Isso fará com que o engajamento aumente, junto com a identificação e credibilidade das pessoas certas.

Qual?

Sabendo a razão, e para quem vai criar seu conteúdo, é preciso escolher qual formato de conteúdo é o ideal.

Cada caso é um caso, existem nichos, temas, eventos e negócios que se encaixam muito bem em vídeos, outros já são melhores em artigos. De qualquer forma, defina seu formato com base no seu negócio, e uma dica valiosa: não atire para todos os lados, ao invés disso, foque na qualidade de poucos formatos e canais.

Crie histórias que engajam

As pessoas desde os primórdios da humanidade se apaixonam, seguem e até mudam de vida por conta de histórias. Com o marketing de conteúdo você terá uma chance ímpar para criar boas histórias de, ou para seus eventos. Você pode por exemplo:

Mostrar os bastidores, dessa forma ela conhece a história das pessoas que estão por trás da empresa e do evento;

Falar sobre o evento na intenção de criar expectativa, contando histórias que envolvem os convidados e atividades;

Contar cases de sucesso relacionados a seus eventos passados. Assim, as pessoas se imaginam na situação, querendo dessa forma participar do próximo.

Tenha provas sociais

Se você organiza um evento que já foi realizado antes, ou acontece com regularidade, é bem interessante você separar as histórias, declarações e relatos de pessoas que já tiveram a experiência de se beneficiar com seu evento.

Dessa maneira, você terá maior autoridade e credibilidade perante sua audiência. Sem contar que hoje em dia as pessoas confiam muito mais em empresas ou instituições quando outras pessoas (reais) dão sua opinião sobre as mesmas.

Portanto, separe depoimentos, os transforme em histórias, e os divulgue em suas redes sociais, e veja seu próximo evento ser um sucesso.

Agregue valor

Se você não agregar, ajudar ou contribuir de alguma forma para sua audiência, além de você não estar de fato fazendo marketing de conteúdo, você estará perdendo tempo.

Agregar valor é a espinha dorsal do sucesso que o marketing de conteúdo oferece. Pois quando você solucionar ou contribuir de alguma forma, não só a autoridade será gerada, mas também será ativado um gatilho mental que chamamos de “reciprocidade”.

Inconscientemente, sua audiência ficará te “devendo”, pois você a ajudou e não cobrou nada por isso. Ao fazer isso várias e várias vezes, ela não pensará duas vezes quando você mandar um email para ela dar uma olhada na página de seu evento.

Acompanhe o engajamento

Engajamento com certeza é uma das métricas mais importantes.

Hoje em dia, existem dezenas de ferramentas que podem metrificar seu engajamento de várias formas possíveis, tornando a tarefa de entender o engajamento de seu marketing de conteúdo uma tarefa simples de se fazer.

Não deixe seu público esquecer do seu evento

O evento termina bem depois que as pessoas saem das salas e vão embora. O pós evento é uma das etapas mais importantes do seu marketing! Ele praticamente, é o toque final que fará sua audiência decidir ou não se farão parte novamente do próximo evento.

E quando se trata de marketing de conteúdo para eventos, é interessante você ficar pelas próximas semanas ou até meses, falando e comentando em forma de conteúdo sobre o evento passado. E é justamente esse “eco” fará com que a audiência não se esqueça de você.

3 dicas para que sua estratégia de Marketing de Conteúdo para Eventos tenha bons resultados

A seguir, veja mais 4 dicas para a sua estratégia de conteúdo ser um sucesso!

Foque na reciprocidade

Já falamos do gatilho mental da reciprocidade neste artigo. Porém, queremos dar ênfase nessa parte, pois realmente é muito importante.

Quando você for criar seu conteúdo, atente-se em criar algo realmente valioso, que de fato agregue de forma positiva sua audiência. Ela deve sentir que te deve algo, pois você entregou muito, sem cobrar nada por isso. Como dissemos, ela provavelmente irá retribuir “o favor” aos participantes de seus eventos, e se tornando cliente.

Fale com seus participantes

Converse com seus participantes durante o evento, e aproveite a oportunidade gravando essas “conversas” para utilizar como conteúdo depois.

Desta forma, além de entregar valor gratuitamente para o seu público você irá gerar mais expectativa para o seu próximo evento, mesmo que de forma inconsciente.

Não crie conteúdo apenas para o evento

Não gere conteúdo somente para o evento, ou vendê-lo.

Foque no relacionamento, prova social e solução de problemas de sua audiência. Assim, seu evento terá pessoas que gostam do seu conteúdo e realmente querem estar ali.

Grave isso, e reproduza em suas redes sociais, para que outras pessoas se vejam nisso também e desejem estar no próximo, criando assim, um ciclo onde todos saem beneficiados.

Para finalizar…

Depois da leitura desse artigo sobre marketing de conteúdo para eventos, você está mais do que preparado para desenvolver seus conteúdos, promover de forma orgânica e natural seus eventos e colher mais resultados do que jamais imaginou.

E como já citado, se ficou alguma dúvida sobre planejamento de marketing, não se preocupe, você pode ter acesso ao nosso ebook onde detalhamos tudo que é preciso para criar um Plano de Marketing para Eventos Online.

Por Willian Pereira - EuVouDigital


Fonte: EuVou