O live marketing e sua relação com o consumidor

O objetivo de qualquer marca é ser lembrada e comprada pelo consumidor, e entre as formas mais eficientes de se aproximar do cliente e fixar sua imagem de maneira positiva é oferecer a ele uma experiência inesquecível.

De acordo com pesquisas feitas nos últimos anos, investir em experiências aumenta substancialmente as chances de levar uma vida mais feliz. Entre os estudos recentes, encontra-se uma análise feita pelo professor Thomas Gilovich, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. A pesquisa, que mediu, durante três anos, a forma como consumidores se sentiram em relação a suas compras, em intervalos de tempo distintos, revela que o gasto com experiências causa uma sensação de felicidade mais intensa e duradoura.

Por essa razão, muitas empresas estão investindo no chamado live marketing ou marketing de entretenimento, que trabalha visando principalmente a experiência que o consumidor terá com a marca, produto ou serviço individualizado e personalizado.

Segundo Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da Netza, agência de comunicação integrada que atua com ações de live marketing, a experimentação vai além por ser mais concreta: o público efetivamente degusta determinado item, experimenta-o de forma prática. “Não fica só na abstração conceitual de vivenciar. É capaz de formar uma opinião após o entender e o analisar”, destaca Schaeffer.

Para Schaeffer, o consumidor está cansado de fórmulas repetitivas e mais seletivo quanto às ações promocionais das marcas. “Por isso, temos sempre que surpreender e inovar na hora de conquistar o cliente”.

A Netza tem vários cases de sucesso, premiados, inclusive, que corroboram este conceito. É o caso da campanha de ativação para o lançamento do Samsung Galaxy Gran Prime. “Aproveitamos a onda de Foodtruck, criamos o Selfietruck: uma estação de selfie, com um caminhão adaptado, mostrando o produto como o melhor smartphone para selfies”, conta. Além disso, a agência apostou em um novo formato de ativação para conquistar o consumidor para a montadora Honda: criou a promoção comercial de pré-venda do Honda Fit 2015 sem o principal produto estar presente na concessionária: o próprio carro! Por meio de um aplicativo de realidade aumentada no tablet, o consumidor pôde fazer um tour virtual completo pelo modelo por meio de um tapete de leitura no chão no formato de um carro sem o mesmo estar presente fisicamente.

Há 16 anos no mercado, a Netza conta com ferramentas de marketing 360° ao atuar com ações de endomarketing, marketing direto, campanhas de incentivo, planejamento e execução de promoções e eventos corporativos.

Fonte: Assessoria