Programação da SBPC Indígena reunirá pesquisadores e lideranças indígenas e não indígenas

Inscrições estão abertas e são gratuitas para participantes indígenas. Alunos das escolas da região participaram de concursos de desenho e de redação

SBPC
No último dia 10, o Campus Lagoa do Sino da UFSCar comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, com uma programação de palestras e atividades que valorizaram a natureza da região. No começo da manhã, o Campus recebeu Messias Eugênio Miranda Barboza, que trabalhou durante muitos anos ao lado de Raduan Nassar, doador da fazenda que abriga o Campus. Barboza, hoje Presidente do Movimento Cidadania Campina do Monte Alegre, contou a história da fazenda Lagoa do Sino, ilustrada por fotos e histórias de Campina do Monte Alegre e do período que antecedeu a implantação do Campus. O convidado também debateu com o público presente o desenvolvimento da região. Foi realizada também a palestra "Dimensões da conservação de ecossistemas florestais: restauração ecológica e manejo de remanescentes", ministrada pela pesquisadora Cristina Yuri Vidal, e a Feira da Barganha, com troca e venda solidária de produtos entre os participantes.

As comemorações contaram também com uma trilha ecológica pelo Campus, orientada por docentes e estudantes do curso de Engenharia Ambiental, durante a qual os participantes puderam conhecer as belezas da fazenda e realizar observações de pássaros e pequenos mamíferos. Estiveram presentes às atividades estudantes, pais e professores das escolas de Campina do Monte Alegre e de Buri, que participaram do Concurso de Desenhos com o tema "Por que devemos reciclar?" e do Concurso de Redação. Foram recebidos mais de 200 desenhos feitos por crianças do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental e outras 200 redações de estudantes do sexto ao nono ano, avaliadas por estudantes e docentes do Centro de Ciências da Natureza (CCN). Foi entregue também a premiação do Concurso de Fotos, dirigido aos estudantes e servidores do CCN, que retrataram as belezas do Campus.

A coordenadora da comissão organizadora do evento, Andreia Pereira Matos, docente do CCN, explica que as atividades foram pensadas por docentes e estudantes aproveitando a celebração mundial para valorizar a região do Campus Lagoa do Sino. "Nosso objetivo é envolver os nossos estudantes e usar essa data comemorada no mundo todo para olharmos ao redor e homenagearmos as riquezas da nossa região e da fazenda onde temos o Campus. Além disso, é importante trazermos as crianças para o Campus e despertar nelas as reflexões sobre o meio ambiente. Assim, conseguimos envolver a comunidade universitária com os moradores da região, para celebrarmos juntos os espaços onde estamos inseridos", afirma Matos.

Inscrições estão abertas e são gratuitas para participantes indígenas.

Foi divulgada nesta semana a programação da SBPC Indígena, evento no qual debates dos temas indígenas estarão articulados com a programação científica e demais atividades da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 12 a 18 de julho no Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A programação da SBPC Indígena conta com minicursos, conferências e mesas redondas programadas para acontecer de segunda a sexta-feira, reunindo pesquisadores e lideranças indígenas e não-indígenas. Os debates irão abordar questões indígenas atuais – como a relação entre o movimento indígena e o contexto político contemporâneo e a educação indígena, dentre outras – e, também, as relações entre as práticas científicas e os conhecimentos tradicionais – em apresentações e discussões sobre Astronomia e sobre atenção à Saúde, por exemplo.

As atividades ocorrerão também na Tenda Indígena, que já está sendo montada na área Norte do Campus da Universidade. A Tenda sediará assembleias nos finais de tarde, nas quais os participantes produzirão coletivamente um documento contemplando as principais discussões realizadas durante a semana.

Esta é a segunda edição da SBPC Indígena, que teve início na última Reunião Anual da SBPC, em Rio Branco, no Acre. Para a 67ª Reunião, em São Carlos, a programação foi elaborada coletivamente, por meio de encontros ao longo do ano que reuniram os estudantes indígenas da UFSCar – organizados por meio do Centro de Culturas Indígenas (CCI) da Universidade –, a Coordenadoria de Ações Afirmativas e outras Políticas de Equidade (Caape) da Pró-Reitoria de Graduação e docentes que trabalham questões indígenas.

Participação

Para fomentar a participação de grande número de indígenas de todo o País, representando a diversidade cultural e linguística indígena, assim como as diferentes mobilizações e debates sobre direitos e inserção no Ensino Superior, os participantes indígenas, mediante autodeclaração, terão isenção da taxa de inscrição para a Reunião, além de hospedagem e refeições gratuitas durante os dias de evento. Equipes de acolhimento específicas farão a recepção dos participantes indígenas e oferecerão também apoio para a atenção à Saúde. A inscrição desses participantes deve ser feita no site da Reunião Anual (www.sbpcnet.org.br/reunioes/saocarlos/inscricao), selecionando a categoria "Não-Sócio (Indígena)" do formulário. Também visando ampliar a participação, a UFSCar está solicitando às universidades e organizações indígenas colaboração na emissão dos documentos requisitados para comprovar a autodeclaração, bem como na disponibilização de transporte até São Carlos.

A programação completa da SBPC Indígena pode ser conferida em www.sbpc.ufscar.br, onde também podem ser acompanhadas informações sobre outros eventos que acontecem junto à Reunião Anual, como a SBPC Inovação, a SBPC Cultural e a SBPC Jovem. No site oficial da 67ª Reunião está disponível a versão preliminar da programação científica do evento. Os preparativos para a Reunião também podem ser acompanhados no Facebook (www.facebook.com/sbpcsaocarlos).