Secretaria executiva do Instituto de Turismo Mercocidades será em Porto Alegre

A Unidade Temática Turismo (UTT) da Mercocidades anunciou a criação do Instituto de Turismo Mercocidades (ITM), cuja secretaria executiva ficará instalada em Porto Alegre.

A Unidade Temática Turismo (UTT) da Mercocidades lançou nessa quinta-feira, 18, em reunião extraordinária no Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), a criação do Instituto de Turismo Mercocidades (ITM), cuja secretaria executiva ficará instalada em Porto Alegre. A capital gaúcha integra a UTT por meio da Secretaria Municipal de Turismo, que esteve representada na reunião por seu titular, Luiz Fernando Moraes.

A nova organização, que teve seus estatutos apresentados no encontro, é considerada uma ferramenta estratégia para o crescimento e fortalecimento do turismo receptivo na esfera do Mercosul nos próximos anos. A estrutura do ITM segue o modelo adotado pela Rede Mercocidades: contará com uma direção política, que será eleita em novembro quando a UTT realizará seu Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades, e uma secretaria técnica executiva permanente, com sede na capital gaúcha, cidade que coordenava a UTT quando a criação do ITM começou a ser idealizada, em 2012.

Rotas Tchê - À secretaria executiva caberá organizar e operacionalizar projetos de integração regional, como o denominado Capitais Gaúchas – Rotas Tchê, iniciativa que tem suas origens em 2011 a partir da assinatura de um acordo entre a prefeitura da capital gaúcha e a Intendência de Maldonado (Uruguai). Na atualidade, o projeto se estende a 14 governos locais argentinos, brasileiros, uruguaios e paraguaios que trabalham no ordenamento e classificação da oferta de turismo cultural, de natureza e rural, de reuniões e congressos, de enoturismo e gastronômico.

Serão funções do ITM também fortalecer ações vinculadas à promoção, a articulação regional da oferta de produtos e serviços e a produção de estatísticas regionais para o desenvolvimento de indicadores que orientem os processos de tomada de decisões. Além disso, como figura jurídica o ITM possibilitará a captação de recursos destinados viabilização dos projetos. A formação do instituto prevê um modelo com participação de associações empresariais, cuja meta é continuar com o desenvolvimento, atualização e facilitação dos projetos da Unidade Temática de Turismo, assim como as novas iniciativas de integração regional entre os governos locais sul-americanos.

Participaram do encontro autoridades de turismo das cidades de Canelones, Florida, Maldonado y Montevideo (Uruguay); Buenos Aires, Tandil y Córdoba (Argentina); Santa Maria, Curitiba y Porto Alegre (Brasil). Durante a jornada tambem estiveram presentes a diretora da Câmara Empresarial de Turismo do Paraná, Rosa Maria Corbari; o diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Luciano Bartolomeu; a diretora executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Tatiana Turra; o secretário adjunto de Turismo do Pará, Joy Colares; a vice presidente do Fórum Ibero Americano de Jornalistas de Turismo, Miriam Petrone; e dirigentes da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul e da Fundação Iguassu, entre outros.