Tecnologia: A Cereja do Bolo

O combo tecnologia mais inovação ancorou em diversos segmentos e reinventou negócios e comportamentos. *Por Érika Romero
Érika Romero, fundadora da AWE

O mercado de eventos é um dos setores que mais apresenta dinamismo e mudanças advindas das possibilidades tech. Se antes o endereço e a decoração de um evento era o que determinava o nível dele, hoje a experiência proporcionada aos seus convidados é o que qualifica uma festa em uma escala que vai do razoável ao incrível.

Transformar práticas comuns de um evento em novidades atreladas à tecnologia tem sido um dos grandes diferencias de uma festa, tornando-a uma experiência inédita para os participantes. As mudanças já começam no primeiro contato. Os convites que antes eram impressos deram espaço para convites virtuais que chegam ao smartphone dos convidados por meio de aplicativos específicos. Com o uso de um app, o anfitrião ainda pode se conectar com todos os seus convidados de forma exclusiva e desenvolver ações on-line para gerar buzz até o dia do evento. Utilizando pushs, o convidado recebe todas as informações do evento e pode preparar o seu mindset, ficando ansioso com as notícias vindas do anfitrião

Por meio de plataformas, também é possível fazer o check-in dos convidados com o QR Code. Sim, o tempo dos convites individuais impressos e as pulseirinhas de papel ficaram no passado. Há ainda a opção de personalizar um evento, adicionando um mailing exclusivo, endereço da festa (com mapa de localização), novidades da celebração, sem falar do gerenciamento dos participantes em tempo real, ou seja, com poucos cliques é possível saber quantas pessoas já estão presentes na festa. Esse conjunto de iniciativas virtuais promove sensações que envolvem ansiedade, exclusividade e pertencimento. É dessa forma que, mesmo antes de pôr os pés no evento, o convidado já começa a desfrutar de uma experiência única e exclusiva.

De acordo com a Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA), em 2014, o setor de eventos faturou R$16,8 bilhões e a região Sudeste foi a responsável por metade dos gastos com festas e cerimônia, totalizando R$ 8,6 bilhões. Seja em um evento comercial, um casamento ou um aniversário, o uso da tecnologia propõe modelos inovadores de negócios capazes de proporcionar experiências interessantes e marcantes desenvolvidas através de estratégias de UX (User Experience).

Para finalizar, transformar hábitos, pensamentos e ações conectando as pessoas e transmitindo sentimentos é mais uma jogada de mestre da tecnologia para impulsionar transformações no setor de eventos. No fim das contas, todos os anfitriões querem a mesma coisa: que seu evento seja único.

*Érika Romero, fundadora da AWE, plataforma que atua com um modelo inovador de negócios e faz a conexão entre o anfitrião e o convidado, personalizando a experiência de fazer parte de um grande evento.