Tendências de iluminação em eventos corporativos

Artigo de Paulo Amorim, Gerente de Relacionamento B2B da R1 Soluções Audiovisuais
Paulo Amorim

Já se sabe que a iluminação é parte fundamental da preparação de um evento. Dependendo do projeto escolhido, é possível criar ambientes diferentes, além de contribuir para o clima que ditará o dia. Em um universo com tantas possibilidades, existem algumas tendências de iluminação para eventos corporativos que estão em alta.

Além da sua função prioritária de iluminar os ambientes, a luz também pode ser um elemento complementar da cenografia, realçando pontos específicos e, até mesmo, criando efeitos visuais diferenciados. Separamos algumas tendências de iluminação para te ajudar a escolher qual se encaixa melhor ao seu tipo de evento corporativo.

Pontos de iluminação em LED

Os pontos de iluminação em LED são luzes posicionadas em um box truss que podem ser programadas para se movimentar de várias maneiras, dependendo com a proposta do evento. Essa flexibilidade permite uma maior fluidez e facilidade de controle, permitindo até mesmo a sincronização com a música ambiente.

Estruturas motorizadas

Uma nova tendência no mercado de iluminação é o uso de estruturas motorizadas. Elas são ótimas para um evento mais tecnológico ou que apresente uma proposta inovadora. Através de motores independentes, é possível movimentar os pontos de luz de acordo com sua programação.

Trabalhados em conjunto, esses vários motores pequenos produzem movimentos variados, criando formas, desenhos e trazendo uma experiência completamente diferente ao seu evento. Certamente causará um impacto positivo e marcante nos convidados.

Balão de LED

Caso a proposta do seu evento corporativo seja um pouco mais informal, os balões de LED podem contribuir para uma cenografia charmosa. Feito com um balão de plástico (parecido com uma bexiga de festa de aniversário), um ponto de luz de LED é colocado na sua parte interior, emitindo luz.

Existente em diferentes formatos e cores. Pode causa um efeito bonito no salão. Sua flexibilidade também permite deixar a criatividade fluir.

Placas de LED

Outra tendência inovadora é o uso de placas de LED. Feitas com diversos pontos de iluminação pequenos, elas podem ser dispostas de diferentes formas para criar telas que exibem conteúdos diversos.

Com um impacto futurista, seu mapeamento de pixel por programação, permite a sincronização de cada ação de música a uma reação de iluminação diferente, tudo já planejado previamente. Sua aplicação não possui custo benefício favorável para todo tipo de aplicação, mas vale o investimento dependendo do tema do seu evento.

Assim como no mercado de iluminação tradicional, o LED tem sido um grande destaque pelo seu consumo baixo em comparação às lâmpadas tradicionais. Por permitir diferentes tipos de instalação, ele tem se transformado em uma tendência de iluminação também para eventos corporativos.

De acordo com o seu tema e planejamento, pense em qual desses formatos se encaixaria bem no seu evento e impressione todos os convidados com um projeto de luz completamente original.

Fonte: assessoria