Turismo e Eventos - um segmento que esbanja poder

Um dos temas de maior interesse da Região Nordeste e que está sempre em evidência nas discussões entre governo, empresários e entidades privadas é, sem dúvida, o mercado de turismo e eventos.

O segmento representa 4,32% do PIB nacional, com um faturamento anual que chega aos 200 bilhões de reais, o que desperta atenção.

Os dados relativos à indústria de eventos são impactantes. A percepção do movimento da cadeia produtiva no mercado de turismo e eventos e seus reflexos na economia são um estímulo às micro e pequenos empresas que desejam ingressar no mercado. Todos querem participar de um segmento cujo potencial parece ser inesgotável, tendo em vista as características de nosso país: proporções continentais, paisagens exuberantes e uma população formada pela mistura de raças, que encanta a todos que aqui chegam.

A Bahia, em especial, é uma das aspirações daqueles que trabalham no setor. Embora algumas questões sejam complexas e existam muitas variáveis, pode-se dizer com razoável grau de confiança que o segmento de turismo e eventos no estado tem um grande potencial de recuperação e crescimento. Temos boas razões para acreditar que, mesmo em época de dificuldades sociais, políticas e econômicas, como a que vivemos hoje, o setor continuará proporcionando oportunidades de emprego e renda e movimentando a economia.

O segmento na Bahia é uma realidade, o mercado é exigente e está aberto a eventos de excelência, sejam eles técnico-científicos, corporativos ou sociais, do país ou do exterior. É fácil constatar, inclusive, que muitos desses eventos realizados no Brasil e, até mesmo aqueles já consagrados em algumas capitais, possam se deslocar para Salvador, tendo em vista os atrativos desses lugares, que por si só são garantidores do sucesso de qualquer iniciativa. Claro, os custos e a logística também são levados a sério nesta escolha, assim como os equipamentos disponíveis para a realização dos eventos.

Na promoção do desenvolvimento e da evolução do mercado de eventos, a Abeoc Bahia junta-se às entidades que já trabalham para que o setor seja cada vez mais profissional e reconhecido nacional e internacionalmente.

Neste quadro de inegável importância, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Abeoc Brasil está empenhada na reestruturação da entidade no estado, com uma atuação estratégica e de modo sustentável com todos os envolvidos. Existe a convicção que a soma de esforços será determinante para que se atinjam os benefícios comuns de desenvolvimento e fortalecimento do mercado. A Abeoc confia na articulação com autoridades e outras entidades do setor para a ampliação do debate, mas também, e principalmente, para que sejam encontradas competentes soluções, no sentido de transformar a realidade do setor de eventos na Bahia.

*Rafael Bezerra é diretor Nordeste da Associação Brasileira das Empresas de Eventos - Abeoc Brasil e presidente da Abeoc-CE


Fonte: Assessoria