Canais
Biblioteca
publicado em 24 de abril de 2021 -  3h17

Vai dar Jacaré: Biografia conta a história Caio Alcantara Machado, do criador das Feiras de Negócios no Brasil

O empresário foi criador de importantes eventos como a FENIT (Feira Nacional da Indústria Têxtil), Salão do Automóvel, UD, Salão da Criança e mais de 600 eventos nacionais e internacionais Escrita por Maria Izabel Moreira Salles, a obra relembra a trajetória de Caio de Alcantara Machado e o impacto do seu trabalho com as Feiras de Negócios na economia e na industrialização do Brasil a partir dos anos 50.

Da Redação

"Um dia Vai dar Jacaré”. Esta é a frase utilizada por Caio de Alcantara Machado ante as dificuldades que enfrentou para criar as Feiras de Negócios no Brasil. E para contar sua trajetória, a historiadora Maria Izabel Moreira Salles lançou no início desta semana a biografia Um dia vai dar Jacaré, pela editora Reality Books

Em função das restrições impostas pelo enfrentamento à pandemia do Coronavírus, o lançamento do livro foi feito através de um evento online, ocasião em que Maria Izabel Moreira Salles fez a leitura de alguns trechos do livro. A autora explicou ainda o método utilizado para a concepção da obra. "Preferi não fazer muitas entrevistas e coletas de depoimentos de amigos, profissionais e familiares, com o objetivo de preservar intacta minha memória das histórias contadas pelo próprio Caio para mim", afirmou a autora.

Caio Alcantara Machado, herdeiro do sobrenome e dos negócios de uma das famílias mais tradicionais da cidade de São Paulo, iniciou sua trajetória no Cartório da família, se tornou um renomado radialista, proprietário de uma das primeiras agências de publicidade 100% brasileiras, introduziu e se tornou o maior promotor de Feiras de Negócios do Brasil. Em reconhecimento por seu pioneirismo, a principal premiação do setor hoje, leva o seu nome: Prêmio Caio. Em 2006, quando de sua criação, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo homenageou Caio Alcantara Machado instituindo-o como seu Patrono.

 Caio ALcantara Machado, segura o Jacaré, símbolo de sua trajetória e do Prêmio Caio, ao lado Sergio Junqueira Arantes, criador do Prêmio Caio, e do então Ministro do Turismo, Caio de Carvalho
A obra, traz a trajetória do empresário que ajudou na industrialização e internacionalização do comércio brasileiro. Ao longo de sua carreira, os eventos realizados por Caio movimentaram bilhões de reais, geraram milhares de empregos e fizeram com que o Brasil se desenvolvesse economicamente e se tornasse competitivo com outras nações.

Entre os destaques de sua trajetória estão a criação das Feiras, a parceria com o ex-presidente Juscelino Kubitschek e sua história como presidente do extinto Instituto Brasileiro do Café - (IBC). O livro traz também uma série de links de QR Code, onde convida o leitor a viajar no tempo e assistir aos vídeos com depoimentos e reportagens da época. Ao longo da vida, Caio Alcantara Machado conquistou mais de 20 prêmios: seis vezes o prêmio Homem de Marketing do Ano, “Chevalier de la Légion d’Honeur”, concedido pelo Governo da França, e o de Homem do Ano, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

Essas conquistas também fizeram com que Caio fosse eleito pela Veja São Paulo uma das 25 pessoas mais importantes que ajudaram a construir São Paulo, ao lado de nomes como o padre José de Anchieta, Dom Pedro I e o bandeirante Fernão Dias Paes Leme.

 Maria Izabel Moreira Salles, autora do livro VAI DAR JACARÉ
Posso dizer com confiança que dois anos de pesquisa fizeram de mim mais do que uma autora, uma entusiasmada admiradora. Meu objetivo com este livro é difundir sua biografia entremeada com a história de São Paulo e do Brasil, tentando espalhar com o mesmo fervor a esperança que ele jamais desistiu de ter, de que um dia iria fazer desse Brasil um país desenvolvido, mais justo, no qual as pessoas teriam orgulho de serem brasileiras”, destaca a autora Maria Izabel Moreira Salles.

Os feitos de Caio transformaram seu nome em prêmio, o Prêmio Caio, e o seu talismã, o Jacaré, em símbolo de excelência, uma honraria dedicada aos melhores e àqueles que são capazes de fazer acontecer. Hoje, para profissionais do mercado de eventos, o troféu representa a tenacidade, força de vontade, fé e garra do empresário, apresentado em detalhes no livro “Vai dar Jacaré”.

A AUTORA - Maria Izabel Moreira Salles nasceu em São Paulo, é psicanalista, exercendo sua prática clínica em consultório privado há quase 30 anos, dividindo-se entre o mundo acadêmico e empresarial. Ministra palestras em empresas sobre o tema Identidade e Desenvolvimento Pessoal. Bacharel, Mestre e Doutora em História Social pela USP. Com tamanha bagagem, trafega entre as letras de uma maneira confortável, inteligente, sensível e encanta de forma envolvente quem a lê.

COMO COMPRAR - O livro Vai dar Jacaré pode ser adquirido online, através do site https://www.vaidarjacare.com.br/.

Veja também:

20/04/2020
Fernão Loureiro oferece capacitações gratuitas de temas diversos ao mercado
Buscando parceiros para implantar a plataforma digital, Loureiro já colocou no ar mais de três cursos gratuitos nestes tempos de isolamento social provocados pela pandemia do Covid-19.
21/07/2015
Marcas que investem crescem na crise
Estudo Nielsen divulgado ontem destacou oportunidades no mercado para crescer
24/12/2014
Estatísticas globais sobre o Turismo na Cidade: a OMT, ECM e MODUL University Vienna uniram forças
Estatísticas globais sobre o Turismo na Cidade: a Organização Mundial do Turismo (OMT), European Cities Marketing (ECM) e MODUL University Vienna uniram forças OMT, ECM e MODUL University Vienna concordam em desenvolver códigos e metodologia para comparar os dados de Turismo na Cidade em um nível global.
24/12/2014
Keila Moreira, do SPCVB, é a ganhadora de R$1.000,00 do sorteio do Cartão Brasil Fidelidade Prêmio Caio
Sorteio foi realizado nesta terça-feira, dia 23 de dezembro, no Expo Dom Pedro.
Newsletter
Receba as novidades