Canais
CONECTA FORUM EVENTOS
publicado em 20 de maio de 2020 - 16h51

Conecta Fórum Eventos recebeu Alexandre Sampaio para falar de crédito para eventos e turismo

Presidente da (FBHA) e do (Cetur) falou sobre “Linhas de financiamento para eventos e turismo e os efeitos da Covid-19 na hotelaria e alimentação”.

Da Redação

Nesta terça-feira, o Conecta Fórum Eventos recebeu Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) para falar sobre “Linhas de financiamento para eventos e turismo e os efeitos da Covid-19 na hotelaria e alimentação”, com moderação de Sérgio Junqueira.

Inicialmente, Alexandre mostrou e comentou o que já foi feito para a contenção e sobrevivência do setor de turismo e eventos no Brasil. As medidas transversais para dar um fôlego inicial, com as MPs 936, 928 e 948. Analisou outras medidas para manter a continuidade das empresas, preservar empregos e evitar o colapso. E, por fim, abordou várias iniciativas necessárias para uma retomada segura e breve.

Segundo ele, pensando na retomada, o setor de alimentação deverá se adaptar mais rápido com pratos prontos, embalados, copos descartáveis e outras iniciativas sanitárias. Já os hotéis vão depender muito dos protocolos. Se forem muito rigorosos, podem afetar a rentabilidade. Um hotel com restrição severa de ocupação não sobrevive.

Sérgio Junqueira lembrou que várias fontes informam que eventos internacionais ou com participação de grupos estrangeiros só ocorrerão depois que houver um protocolo nacional oficial e perguntou como está o andamento disso.

Alexandre disse que o ministério do Turismo também está muito preocupado com isso e a previsão é que até o final deste mês já esteja finalizado um protocolo geral para o setor, com chancela do MTur e da Anvisa. A maior preocupação são as possíveis exigências adicionais de estados e municípios, porque o protocolo nacional não será impositivo, mas normativo. Ele teme que, caso não haja muito bom senso, equilíbrio e diálogo, possa haver uma pandemia de protocolos que poderão inviabilizar muitas empresas que já estão muito debilitadas. Segundo ele, é lamentável a politização entre o governo federal e os estaduais.

Em primeira mão, Alexandre informou que o Senac Nacional acaba de fazer um acordo com a Vivo para que os nossos colaboradores possam, através de um chip que custará R$ 4,00, acessar conteúdo programático para os cursos de formação à distância pelo celular. Isso é importante porque poderemos usar uma cláusula da CLT que permite a suspensão do contrato de trabalho desde que você disponibilize uma bolsa para um curso. Pode ser uma boa saída caso a MP 936 não seja prorrogada, pagar uma bolsa, sem tributação.

Nas considerações finais, Alexandre disse acreditar que a vacina possa estar disponível ainda este ano e que o governo federal vem se saindo bem. Sem querer fazer apologia desta gestão, deve-se louvar a capacidade de bancarizar 50 milhões de pessoas em menos de um mês. Isso mostra que temos uma capacidade logística impressionante. Há um claro esforço de tentar salvar a economia. A iniciativa privada deve ficar fora da disputa política e tentar colaborar com diálogo, equilíbrio e bom senso para que a retomada seja breve.

Assista o vídeo.


Fonte: assessoria

Veja também:

03/06/2020
Conecta Fórum Eventos: Abracorp e executivos das principais TMCs debateram futuro das viagens corporativas e eventos
Ancorado por Sérgio Junqueira de Arantes, CEO da Eventos Expo Editora e publisher do Portal Eventos, e com moderação de Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp, os profissionais debateram o futuro das Viagens Corporativas e Eventos.
03/06/2020
Eventos Expo Editora e Rodrigo Cordeiro Estratégia apresentam resultados da pesquisa O Mercado de Eventos Associativos no Brasil
O objetivo da Pesquisa é entender o comportamento das associações e sociedades, assim como dos eventos que realizam, em diversas dimensões.
02/06/2020
CONECTA FÓRUM EVENTOS: representantes de 10 agências de Live Marketing debateram cenário presente e futuro do segmento
Além do presidente executivo da Ampro, participaram desta primeira LIVE do mês de junho: Ana Del Mar (Omelete), Ana Nani (Alternativa F), Bazinho Ferraz (B/Ferraz), Célio Ashcar (Aktuelmix), Duda Magalhães (Dream Factory), Felipe Malta (F/Malta), Igor Tobias (MCI Brasil), Izabel Barbosa (Bethe B) e Ronaldo Ferreira (Um.A) e Silvana Torres (MarkUP).
30/05/2020
Conecta Fórum Eventos recebeu Tracy Stuckrath, maior especialista norte-americana em Food Safety
Sérgio Junqueira Arantes e Vanessa Martin bateram um papo com Stuckrath, que trabalhava em eventos até ser acometida por uma alergia alimentar, em 2009, e mudar toda a sua carreira.
Newsletter
Receba as novidades