Linda Pereira, Marcio Escher e Centros de Convenções: confira o resumo das da semana do LIVEs Conecta Fórum Eventos

Além da atração internacional, as LIVEs do Fórum Eventos receberam durante a semana os gestores dos principais centros de convenções do país e Márcio Esher, diretor do Banco de Eventos.

O ciclo de LIVEs do Conecta Fórum Eventos, braço online do Fórum Eventos 2020, encerrou a semana com chave de ouro, com uma palestra da expert em eventos internacionais Linda Pereira.

Criado neste momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Conecta Fórum Eventos traz para o mundo virtual os mesmos valores do Fórum Eventos, que em 2020 ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro: conteúdo e debates de qualidade, que ajudem os profissionais de eventos a aprimorar seus conhecimentos sobre o mercado.

"No Conecta Fórum Eventos tivemos que mudar um pouco o foco principal de nosso conteúdo, trazendo palestrantes e debatedores para discutir o momento atual, e apresentar tendências e perspectivas para o mundo corporativo dos eventos no pós-Covid”, afirma Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora e diretor do Fórum Eventos.

O Conecta Fórum Eventos vem sendo realizado três vezes por semana, ancorado por Sergio Junqueira Arantes: na segunda-feira um debate com diversos players do mercado; na terça-feira uma palestra com um profissional da área, com perspectivas e soluções para o momento atual; e toda quinta-feira, um convidado internacional traz uma visão de fora do Brasil sobre o segmento MICE+FTD em tempos de Covid-19. As palestras internacionais são realizadas com tradutor profissional, patrocinadas pela Vice Versa Tradução Simultânea, Midiacode e VM Consultoria.

O Conecta Fórum Eventos é realizado através do Portal Eventos, braço de comunicação online da Eventos Expo Editora. Todas as LIVEs são feitas com sala aberta para convidados, e transmissão simultânea no Portal Eventos e nos canais do Portal Eventos no Youtube e Facebook.

Na segunda-feira o Conecta Fórum Eventos recebeu os CEOs de alguns dos principais pavilhões de exposições e centros de convenções do país: Alexandre Marcílio, do Transamérica Expo Center; Ana Luisa Diniz Cintra, do Centro de Convenções Rebouças; Daniel Galante, do São Paulo Expo; Fernando Horta, do Centro de Convenções SulAmerica; Marcos Cumagai, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e CICB; Milena Hothe Palumbo, do Riocentro; Osnei Augusto, do Centro de Eventos Promagno; Paulo Ventura, do Expo Center Norte; e Winston Chagas, do Centro de Convenções Frei Caneca.

Durante a LIVE, os gestores dos espaços apresentaram um panorama de como se encontra o segmento neste período de pandemia. Paulo Ventura, diretor do Expo Center Norte, exemplificou como a falta de diálogo e de ações assertivas vêm prejudicando o setor. “Desde o início desta crise, por exemplo, estamos demandando junto às autoridades públicas questões como isenção dos contratos de energia elétrica, que contratamos anualmente por demanda, sem nenhuma resposta até o momento. Estamos com faturamento zero a mais de 40 dias, e suportando pagamentos sobre uma demanda que não esta sendo executada”, exemplificou. “


A falta de uma resposta imediata do poder público a questões como esta, estão impactando diretamente os negócios, principalmente nossa força de trabalho
”.

Além de debaterem os impactos da pandemia em seus negócios, os CEOS também tiraram dúvidas do público presente na sala e nas mídias sociais. Ana Luisa Diniz Cintra, diretora do Centro de Convenções Rebouças, explicou como os espaços estão se preparando para a retomada dos eventos. “Temos procurado requalificar nossos colaboradores, estudar novos procedimentos, e colaborar com o poder público na elaboração de novos protocolos sanitários. Tudo isto para trazer mais segurança para os frequentadores de nossos centros de convenções neste futuro pós-Covid-19”, disse.

AS AGÊNCIAS DE LIVE MARKETING 



Na terça-feira (05) foi a vez de Marcio Esher, diretor geral do Banco de Eventos, agência responsável por alguns dos principais eventos do país, apresentar para o público um pouco do que esta acontecendo nos bastidores das agências de live marketing.

Esher falou sobre as dificuldades que as agências estão passando no momento. “Não é só uma questão financeira, que já é muito complicada. Mas você tem idéia de como é difícil pedir para um profissional ser criativo, trancado dentro de casa, sem contato com sua matéria prima: a observação e interação social?”, afirmou. “Ou como é complexo você executar uma ação, como a gravação de um filme, ou a produção de uma LIVE, quando boa parte dos profissionais envolvidos estão em confinamento social?.

O diretor do Banco de Eventos falou também das tendências que estão surgindo neste período, como as LIVEs da indústria musical e no setor corporativo, home office, etc. “


Muita coisa que esta acontecendo, veio para ficar. Mas terão que ser aprimoradas. O home office, por exemplo, veio para ficar. Mas não como uma fórmula absoluta, com todo o escritório em casa. Somos seres humanos. Precisamos de interação. Não tem como desenvolvermos 100% dos processos à distância. Precisamos de interatividade para que as coisas fluam. Mas, de outro lado, nosso escritório continuará do mesmo tamanho, e teremos novas regras de distanciamento entre as pessoas. Isto quer dizer que, onde cabiam 20 pessoas, agora vão caber 10. Então 10 terão que ir para o home office. Definitivo, em rodízio? Não sei. Mas é uma nova realidade que se impõem”.

Esher interagiu bastante com a audiência, tirando dúvidas e apresentando tendências. Alguns dos assuntos mais comentados pelo público durante a LIVE foram a situação dos prestadores de serviço durante a crise, prazos de pagamentos por parte de clientes e agências e os novos protocolos sanitários, que garantam a retomada segura dos eventos.

A DAMA DOS EVENTOS



Para encerrar o cliclo de LIVEs da semana, o Conecta Fórum Eventos Internacional recebeu a luso-britânica Linda Pereira, CEO da CPL Events e presidente da Spring Up Europe, profissional da área de eventos com vasto portfólio de eventos realizados na Europa, Ásia e Àfrica.

Com muito otimismo e bom humor, Linda Pereira deu um show de alto astral e positivismo. Entre outros assuntos, apresentou uma perspectiva de como Portugal esta combatendo a pandemia com um dos menores índices de infecção e óbitos da Europa. “Disciplina e resiliência. Diante de um cenário tão devastador, antes de qualquer medida governamental, os empresários já haviam parado Portugal, mandando todos os seus funcionários para casa”, disse. “Por outro lado, o poder público assumiu seu papel como indutor da economia, e literalmente esta subsidiando toda a cadeia produtiva, com a condição da manutenção dos empregos. Isto esta fazendo toda a diferença aqui.”.

Linda ainda falou das novas tendências para a retomada do mercado de eventos na Europa e no mundo. “Teremos uma nova realidade a nossa frente. Um mundo com mais protocolos sanitários, cuidados, etc. Mas os eventos presenciais continuarão a acontecer. Mais ricos. Mais criativos. Mas continuarão a acontecer. Não sabemos viver sem interatividade. Somos humanos. Nos relacionarmos face to face faz parte de nosso DNA”.

Todas as LIVEs do Conecta Fórum Eventos estão disponíveis nos canais do Portal Eventos no Youtube e Facebook. Assistam. Inscrevam-se. E deixem seus comentários.

AGENDA CONECTA FÓRUM EVENTOS


Confira a agenda do Conecta Fórum Eventos para a semana de 11 a 14 de maio, com palestras e debates imperdíveis:


11/05 – A RETOMADA DOS EVENTOS SOB A ÓTICA DOS CEOs. Um debate com CEOs e diretores de algumas das principais empresas e associações contratantes de eventos. Nomes já confirmados: Cris Iwayama (ESPN), Fernanda Bertasi (United Medical), Gisele Monteiro (Sky), Maria Olinda Ramos (Hypera Pharma) e Rodrigo Machado (Scania).

12/05 – GO LIVE JUNTOS PELOS EVENTOS: Retomada com Segurança, gerando Confiança. Um bate papo com Juan Pablo de Vera.

14/05 – Palestra internacional de Michael Falvey, gestor do MetLife Stadium, em New Jersey, que falará de segurança em grandes espaços, com apoio da Vice Versa Tradução Simultânea e patrocínio da sala pela Midiacode e VM Consultoria.