Aberta licitação para concessão do Centro de Convenções de Balneário Camboriú

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a SC Parcerias (SCPar) anunciaram a reabertura da concorrência pública para concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú à iniciativa privada. Interessados em participar devem entregar os documentos de habilitação e proposta de preços até às 19h do dia 17 de maio.

Centro de Convenções de Balneário Camboriú
O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a SC Parcerias (SCPar) anunciaram a reabertura da concorrência pública para concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú à iniciativa privada. Interessados em participar devem entregar os documentos de habilitação e proposta de preços até às 19h do dia 17 de maio.

O espaço que está sendo concedido não é apenas um local para eventos, mas também um Complexo turístico com a possibilidade de manter o espaço em funcionamento direto, com uma ótima praça de alimentação, salas modulares para pequenos encontros e, também, reuniões empresariais. Esta é uma obra desejada e precisamos fazer com que interessados de vários lugares e os empresários da região vejam como uma oportunidade em tempos de crise - disse o presidente da Santur, Leandro "Mané" Ferrari - destaca Ferrari.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira destacou a relevância do Complexo para a região. O Centro de Eventos de Balneário Camboriú é importante não só para a nossa cidade, mas também para toda a AMFRI e para o Estado. Ele se constitui num equipamento que trará o turismo de negócios para a nossa região, um turismo que tem o ticket médio maior do que o do turismo de sol e mar. É uma obra ampla e bem equipada que vai atrair feiras e eventos de todo o Brasil e, tenho certeza, até internacionais - disse o prefeito.

Sobre o projeto

O projeto do Centro de Convenções de Balneário Camboriú é da ARK7 um escritório com experiência internacional que acumula premiações de arquitetura comprometido com a eficiência dos edifícios que tem como sócios os arquitetos Adriano Kremer, Giovani Bonetti, Leandro Rotolo, Marcos Jobim, Silvana Carlevaro Jobim e Tais Marchetti Bonetti.

Centro de Convenções de Balneário Camboriú

  • Ano de projeto: 2013 - 2014
  • Área do terreno: 70.545,00m²
  • Área do projeto: 90.057,20m²
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Cliente: Prosul Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda

Descrição:

A proposta para o Centro de Eventos de Balneário Camboriú surgiu da necessidade de um espaço amplo e organizado para realização de convenções na região.

Localizado em frente ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd – Zoológico de Balneário Camboriú, às margens da BR 101, o projeto inclui também o redesenho do entorno com a criação de praças e alamedas de acesso ao zoológico e ao centro de eventos, além dos equipamentos de apoio necessários ao bom funcionamento desse tipo de empreendimento.

A nave principal do projeto é composta por módulo internos, dois laterais e um central, que organizam a planta e separam os três pavilhões de exposição. Os módulos laterais possuem principalmente espaços de apoio e administração, enquanto no módulo central estão localizadas as salas de convenções, lojas e praça de alimentação. O sistema estrutural é metálico treliçado apoiado sobre pilares de concreto em formato cruz que vencem o vão de 96,25 metros. Esse sistema possibilitou projetar, nos 375 metros de fachada leste e oeste, panos de vidro e brises fixos de controle solar, propiciando a entrada de iluminação natural aos ambientes internos.

Além da iluminação natural vinda das fachadas em vidro da orientação leste e oeste, projetaram-se sheds na cobertura - orientados a sul - propiciando uma iluminação difusa e auxiliando na saída de ar quente do sistema de climatização interno. Esse último sistema foi projetado para se aproveitar ao máximo o uso de ar natural, onde este é captado através de totens posicionados nas fachadas leste e oeste, redirecionado para túneis subterrâneos de resfriamento e distribuído aos ambientes internos através de placas de piso elevado para insuflamento do ar.

A sessão de abertura de envelopes para habilitação das empresas está agendada para o dia 18 de maio, às 14h, na sede da Santur, em Florianópolis.