Com presença do prefeito Ricardo Nunes, GL events apresenta projeto do Distrito Anhembi

Com investimentos de mais de R$ 1 bilhão, projeto está previsto para ser entregue em 2024.


Nesta terça-feira, dia 08 de junho, o Anhembi foi palco do primeiro evento do espaço, agora sob concessão da GL events Brasil: a apresentação ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do Distrito Anhembi, projeto de reestruturação do Complexo do Anhembi.

A apresentação foi liderada por Milena Palumbo, CEO da GL events Brasil, que prevê investimentos superiores à R$ 1 bilhão para readequação, modernização e ampliação dos espaços existentes e construção de novos equipamentos. A expectativa da GL é que o Anhembi, mais antigo e tradicional espaço para feiras e eventos da capital, movimente R$ 5 bilhões a partir de 2024, impulsionando a economia e o turismo na cidade.

O projeto apresentado pela GL events, que ganhou a concessão da gestão do Anhembi pelos próximos 30 anos, prevê que o espaço passará a contar com uma arena multiuso e um moderno centro de convenções, entre outros equipamentos. A homologação para a gestão do espaço faz parte da ação conduzida pela Secretaria do Governo Municipal com a SP Parcerias, responsável por estruturar e desenvolver projetos de concessão, privatização e parcerias público-privadas para viabilizar a consecução do Plano Municipal de Desestatização e do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas.

Da esquerda para a direita: Rubens Rizek, Secretário Municipal de Governo; Ricardo Nunes, Prefeito da Cidade de São Paulo; Milena Palumbo, CEO da GL events Brasil; e Luiz Álvaro, Presidente da SPTuris

"Os investimentos oriundos da Concessão permitirão que São Paulo conquiste uma posição de maior destaque nas conferências internacionais e grandes eventos, gerando emprego, renda e, consequentemente, promovendo o crescimento do turismo na cidade", afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

Com um plano de investimentos superior a R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, a meta da GL events é reinserir o Anhembi no circuito nacional e internacional de eventos, transformando o local em um complexo de entretenimento para congressos, conferência, convenções, eventos culturais e esportivos, festivais e feiras.

Estudos de mercado mostram que é possível gerar R$ 500 milhões de negócios anuais nos espaços de eventos, a partir do histórico do Anhembi e do potencial do mercado paulistano. Esse valor representa apenas 10% do que ficará na cidade por meio de impostos e gastos de turistas e participantes de eventos com transporte, alimentação, comércio e hospedagem.

Milena Palumbo, CEO da GL events Brasil, apresenta o projeto do Distrito Anhembi

"O Complexo Anhembi é um dos grandes marcos de São Paulo e que em seus 50 anos de história foi palco para grandes eventos que o tornou conhecido mundialmente. Nossa missão será devolver o protagonismo deste ícone com a união do que podemos oferecer de melhor em eventos, seja de negócios ou de entretenimento, além de aproveitar todo o potencial construtivo do local, desenvolvendo a região de forma planejada, atendendo a demandas, carências e desejos da população local", afirma Milena Palumbo, CEO da GL events no Brasil.

PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES

As áreas existentes destinadas para Feiras e Exposições serão revitalizados com moderna infraestrutura, nova climatização e a criação de uma grande praça de acolhimento e convivência.

CENTRO DE CONVENÇÕES

A concessionária vai requalificar, modernizar e ampliar os espaços para eventos já existentes, como o Centro de Convenções, Conferências e Congressos, que será ampliado e qualificado para suprir uma importante carência da cidade. Estudo da KPMG, encomendado pela GL events, mostra que São Paulo deixa de movimentar cerca de R$ 4 bilhões por ano por não contar com um centro de convenções capaz de comportar os grandes congressos mundiais — científicos, políticos ou culturais — que atraem público entre 5.000 e 10.000 pessoas. O novo equipamento terá capacidade para até 15 mil pessoas.

ARENA MULTIUSO

A GL events desenvolveu estudo de vocação mercadológica e seu projeto acompanhará o crescimento sustentável da cidade. Além das melhorias previstas no edital, a companhia vai investir para que o espaço atraia novos negócios e serviços que complementem a experiência do visitante e o apoie o desenvolvimento da Zona Norte.

COMPLEXO DE ENTRETENIMENTO

Ao lado do Sambódromo - que durante o Carnaval será gerido pela SPTuris -, será construída uma Arena Multiuso para shows, eventos esportivos, sociais e corporativos. Em uma área com 50 mil m², a arena comportará até 20 mil pessoas.

O masterplan contempla ainda hotel, edifícios com vocações corporativas e de uso misto, coworking e inovação, hospital, centros comerciais e de logística. O Anhembi, que ocupa uma área de 382,5 mil m² em uma localização estratégica de São Paulo (encontro dos eixos Norte/Sul - Leste/Oeste), ganhará também um complexo audiovisual que vai impactar diretamente a indústria criativa, oferecendo estúdios para filmes, streaming, publicidade e games, por exemplo, e para receber o público ávido por inovação, tornando o projeto ainda mais completo.

As obras deverão iniciar a partir do segundo trimestre de 2022, para que seja possível cumprir etapas de autorizações até lá - projetos básicos e executivos, licenciamentos, alvarás de obras, etc. Pela experiência do Grupo, a previsão é de que, a partir do segundo trimestre de 2024, o Centro de Convenções e o Pavilhão de Exposição sejam reinaugurados, assim como a Arena Multiuso.

Atração de investidores - Antes mesmo da assinatura do contrato, a Prefeitura dedicou uma equipe técnica para trabalhar em conjunto com a GL events, a fim de garantir que cada etapa do projeto e suas aprovações sejam executadas conforme o planejado e com agilidade. Afinal, esse é um empreendimento prioritário para o Município tanto no curto prazo, para a retomada da economia, quanto no longo prazo.

Após a validação do masterplan pela Prefeitura, a multinacional iniciou imediatamente rodadas de apresentação do projeto a investidores, a fim de ancorar os parceiros especializados em cada um dos segmentos.

"Nosso core business é evento e continuará sendo. Por isso, buscamos parceiros estratégicos para aproveitar todo o potencial construtivo do local e, com isso, desenvolver a região de forma planejada, atendendo a demandas, carências e desejos da população local", complementa Milena Palumbo.

GL events - A multinacional francesa é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 50 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor - desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação e que atualmente conta com uma agenda intensa e consistente com mais de 3.700 eventos por ano. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários.

Listada na Bolsa de Valores de Paris - o Eurolist Euronext Compartment B -, a GL events já investiu mais de R$ 1 bilhão no Brasil. A marca chegou ao país em 2006 e está presente nas suas três principais capitais turísticas e de negócios: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

No Brasil, a GL events faz a gestão do São Paulo Expo - o principal destino de eventos da América Latina -, do Riocentro, o mais completo centro de eventos e convenções do Brasil, da Jeunesse Arena, a primeira arena multiuso do Brasil, do Centro de Convenções Salvador, e recentemente do Santos Convention Center, no litoral sul paulista. Também promove eventos proprietários de negócios e entretenimento como a Bienal Internacional do Livro Rio, Mondial de La Bière Rio e São Paulo, Welcome Tomorrow, festival Rio Matsuri, Ceará Kite Pro, Kids Festival, Streetopia, Estétika, Expopostos e Brasil Brau. A companhia conta ainda com uma linha de atuação especializada na concepção, produção e fornecimento de serviços e instalação de estruturas temporárias para eventos de todos os tipos e portes.