Começam as obras do novo centro de convenções de Salvador

Prefeito ACM Neto assinou nesta quinta-feira (6) ordem de serviço para inicio da construção. Salvador Destination já tem 12 congressos pactuados, com possibilidade de outros 18 eventos.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, assinou nesta quinta-feira (6) a ordem de serviço para inicio imediato da construção do novo centro de convenções da cidade, que vai ganhar o nome de Antonio Carlos Magalhães, em homenagem ao mais importante político que a Bahia já teve. “Assumimos essa responsabilidade com coragem e determinação. Vamos correr para cumprir os prazos”, frisou o prefeito, durante evento que reuniu todo o trade turístico do Estado.

Quando inaugurado, o equipamento será o terceiro maior centro de convenções municipal e o 10º maior do país. O equipamento, anunciado pela Prefeitura, vai ocupar uma área total de mais de 100 mil m² e será erguido no local em que funcionava o antigo Aeroclube, na orla da Boca do Rio. Ele terá capacidade para receber 14 mil pessoas em congressos e convenções. A área total construída será de 78 mil m².

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, o edital para a seleção da empresa que vai operar o equipamento deve ser lançado até o final do ano, devendo em março próximo já começar a montagem do espaço. “A capital baiana vai se restabelecer no segmento de congressos e convenções, rapidamente, garantindo a retomada de grandes eventos num equipamento moderno e multiuso. Isso trará reflexos positivos para toda a cadeira econômica do turismo”, destaca.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o investimento previsto é de R$ 93 milhões na construção. Além desse montante, a empresa que vai operar o espaço entrará com outros R$ 30 milhões para serem investidos em equipamentos. "É o que vai ajudar a equacionar os investimentos. A gente vai ter uma gestão inteiramente privada. Não há a menor hipótese de a Prefeitura administrar isso", explicou o prefeito.

Em entrevista recente, o prefeito ACM Neto declarou: "Eu acompanhei nos últimos quatro anos o drama do trade turístico e estava muito claro que tínhamos dois grandes problemas: a situação do aeroporto, que agora está bem encaminhada, e a questão do centro de convenções. Precisávamos buscar o turismo de negócios e o caminho possível era a construção do centro de convenções", complementou o prefeito.

“Este momento é um marco para nossa cidade e o Estado. A vocação de Salvador é o turismo, vamos trabalhar para recuperar o tempo perdido e recolocar Salvador como a terceira cidade do país no turismo de congressos e eventos, posição que nunca deveria ter perdido”, salientou o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, que também preside o Conselho Baiano de Turismo (CBTur). De acordo com Duran, a Salvador Destination já tem apalavrado 12 congressos nacionais e internacionais para o novo equipamento, com possibilidade de outros 18 serem concretizados. “Agora, com o início das obras, as oportunidades se ampliam consideravelmente”, assinalou durante o evento.

O novo centro de convenções terá três pavimentos e será construído numa área de mais de 100 mil m², com capacidade para receber 14 mil congressistas simultaneamente. O equipamento será 100% climatizado e hermeticamente fechado, contando ainda com uma fachada em vidro auto-limpante. Contará com dois espaços para shows, com capacidade para 20 mil pessoas, cada um, sendo um na parte interna e outro na área externa do equipamento, 28 camarotes moduláveis de 50 m², que podem ser transformados em salas de reuniões, oito auditórios (800 m² cada), seis salões de 522 m², 12 salas de 236 m², praça de exposição de 2,5 mil m², dois foyers independentes de mil m² e dois restaurantes com vista para o mar. Serão disponibilizadas vagas para 1,4 mil veículos.




Fonte: assessoria