Recife Convention & Visitors Bureau promove debate com seus associados sobre a concessão do Centro de Convenções

A reunião foi a primeira de uma série de encontros em preparação à audiência pública com o Governo do Estado, em fevereiro.

Em face da primeira audiência pública sobre a futura concessão do Centro de Convenções (ou Cecon) pelo Governo de Pernambuco, o Recife Convention & Visitors Bureau promoveu na última quarta-feira (20) um debate sobre o estudo de viabilidade do processo planejado para o Cecon com instituições realizadoras de eventos, empresas de turismo, hoteleiros e agentes de viagem do estado associados à entidade.

Os participantes, convidados e profissionais do mercado local de eventos fizeram parte de uma análise detalhada dos diversos documentos, com temas desde a gestão financeira até questões de sustentabilidade que envolvem o projeto, fazendo intervenções e sugestões em um debate animado.

De acordo com Simão Teixeira, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, o trade turístico regional vê com enorme expectativa o processo de concessão do Centro de Convenções, pois o mesmo traz atrelado grandes investimentos de requalificação há longo tempo aguardados pelo setor, que vê assim a oportunidade de finalmente conseguir a modernização de tão importante equipamento para a economia do turismo metropolitano. “No entanto, registramos alguma preocupação com a forma como a concessão será feita, pois sabemos que a grande maioria das empresas deste setor são pequenas e frágeis, o que releva a necessidade de acautelar seus interesses para que não venham a ocorrer repercussões negativas nestas empresas”, ele conclui.

Entre as opiniões expressadas pelos profissionais do setor em relação à concessão do Cecon, que é o principal equipamento que recebe grandes eventos no estado, está a incerteza sobre a mudança no modelo de gestão pelo futuro concessionário, pois está em causa a mudança de uma gestão pública para uma gestão privada.

A reunião proposta e organizada pelo Recife CVB foi a primeira de outras seguintes, que servirão como preparação para a audiência pública para a discussão do projeto executivo que acontecerá no primeiro dia de fevereiro.


Fonte: Assessoria