SERGIO PASQUALIN: Indústria de Eventos perde mais um líder

Ex-presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e ex-diretor geral do Expo Center Norte, Pasqualin faleceu na manhã desta quarta-feira (15).

Sergio Pasqualin, em sua última participação na Academia Brasileira de Eventos e Turismo

Faleceu hoje, dia 15 de agosto, Sergio Medina Pasqualin, um dos mais queridos e significativos profissionais de eventos do Brasil, setor no qual atuou por mais de 20 anos. Titular da Cadeira 30 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi seu presidente por duas gestões. Para Patrono de sua Cadeira, indicou Curt Baumgart, fundador do Expo Center Norte, do qual Pasqualin foi diretor desde sua criação.

 

Sergio Medina Pasqualin, formado pela Faculdade de Administração de Empresas ESAN, cursou Administração de Empresas na New York University e Marketing na Georgia University. Realizou cursos na FGV de Negociação, Gestão da Transformação Organizacional, Direção Estratégica e Planejamento Empresarial.

 

Preocupado com a formação profissional dos estudantes, a marca principal da gestão de Pasqualin na Academia foi o Projeto Educacional de Atividades Monitoradas junto a Empresas Nacionais e Internacionais, que proporcionou a oportunidade de uma dezena de jovens estagiarem em centros de convenções, promotoras de feiras e montadoras de estandes no Brasil e, ainda, um estagio em centros de convenções na Alemanha, Estados Unidos e Portugal.


Com o projeto, Pasqualin visava a
reforçar uma política de estágio com empresas nacionais e internacionais de expressão no setor, de modo a propiciar aos futuros profissionais, e possíveis novos empreendedores, a tão necessária exposição a outras culturas, a novos conteúdos e ambientes organizacionais, que resultem na solidificação de suas capacidades técnicas e excelência de atuação junto aos cenários globalizados de qualquer país.


Sergio Pasqualin recepciona o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso em evento da Academia Brasileira Eventos e Turismo

Seu último projeto na Academia, do qual foi um dos maiores entusiastas, foi o estudo Brasil 2030 – Eventos e Turismo, que teve seu lançamento na semana passada, durante o evento Academia Fórum, ao qual infelizmente ele não pode estar presente, mas no qual foi lembrado por todos. Em depoimento à Revista Eventos, Pasqualin declarou: Com vistas a 2020, precisamos lutar para que as mudanças estruturais aconteçam, visando a uma revisão do custo Brasil, criando condições a médio prazo de competir em nível global, tendo como objetivo principal um planejamento envolvendo a área de educação, que trará reflexo positivo em todos os setores da economia.


Sergio Pasqualin integra o Hall da Fama do Prêmio Caio desde 2013, ano em foi eleito pela terceira vez Grand Prix Prêmio Caio (2010, 2011 e 2013). Sua preocupação permanente era com o futuro, liderando os principais movimentos do setor, assim como na luta pela Expo 2020, diálogo com os candidatos a Prefeito em 2016, Marco Comemorativo dos Bicentenário da Independência e Centenário da Semana de Arte Moderna etc.


Eleito pelo mercado como Grand Prix Prêmio Caio por três edições, Pasqualin entrou para o Hall da Fama da premiação em 2014
 

Em sua última entrevista ao Portal Eventos, no estudo O Estado da Indústria 2018, Pasqualin demonstrou estar antenado com os novos tempos. Queiramos ou não, a única saída é o crescimento inteligente. Para isso temos que estar muito ligados às necessidades do mercado, atentos às mudanças e, principalmente, reconhecer um caminho sem volta: focar em inovação e tecnologia, salientando que em 5 anos várias tecnologias de hoje serão obsoletas. Não podemos parar de nos atualizar.


Questionado sobre o que mais gostava na indústria de eventos, Pasqualin disse: Os eventos fazem parte de todos os setores da economia, portanto tem uma dinâmica única, estando sempre presentes em qualquer situação que envolva gente e, como vivemos numa sociedade movida por pessoas, os eventos sempre farão parte de nossas vidas. E, disse mais: gostaria de buscar um entrosamento maior dentro do próprio setor, visando uma representatividade mais organizada, para ter condições de participar de uma maneira mais eficaz junto ao governo federal, estadual e municipal, e finalizou, vejo ainda algo muito claro em nossa indústria, a falta de entrosamento dentro do próprio setor, refiro-me a lideranças nacionais, que na realidade deveriam ser fruto de lideranças regionais com potencial de entendimento nacional.


Preocupado com o futuro do país, Pasqualin ressaltou estar mais do que claro que o modelo atual está totalmente desequilibrado. A situação é tão confusa, em todos os níveis, que minha sugestão neste momento é que cada um de nós haja de maneira correta, não aceitando que coisas erradas aconteçam do nosso lado, ficando quietos.

 

O velório será hoje, dia 15/8, a partir das 17h, no Hospital Albert Einstein do Morumbi (bloco E - 1o andar).

O cortejo sairá amanhã, dia 16/8, às 12:00, do Velório do Hospital Einstein, para o Cemitério do Araçá.

Fonte: assessoria