Santos Convention Center abre para visitação com exposição de veículos antigos

Novo centro de convenções de Santos receberá 70 veículos, entre bondes que marcaram época, carros e motos
Bondinho de Santos

Nesta sexta-feira (30), a GL events, um dos principais players do mercado de eventos no mundo, assinará o contrato com a Prefeitura de Santos para gerir o Santos Convention Center pelos próximos 24 anos. Durante o período, a multinacional francesa irá investir R$ 48 milhões em qualificação do centro de convenções, tecnologia e captação de eventos nacionais e internacionais.

A assinatura do contrato será realizada em cerimônia que marca a entrega do espaço à GL events. "É um grande prazer dedicar nossos investimentos para oferecer aos santistas o melhor que eles podem aproveitar, seja em negócios ou em entretenimento", afirma Daniel Galante, diretor de operações da GL events que será o responsável pelo equipamento.

Exposição de veículos antigos e painel do Kobra

Para apresentar o novo equipamento à população antes mesmo da inauguração do espaço, prevista para dezembro, foi organizada uma exposição com mais de 70 veículos antigos, entre bondes, carros e motos. A mostra terá visitação gratuita neste fim de semana e também entre os dias 5 e 8 de novembro.

O público poderá apreciar também um mural de 800 metros quadrados, criado pelo artista Eduardo Kobra, com referências a símbolos santistas como a Bolsa do Café, o porto, os bondes e o jogador Pelé. O mural fica na fachada voltada ao novo mercado de Peixes.

No pavilhão de feiras e exposições, o público poderá conferir três dos bondes que fazem parte da frota da linha turística da Cidade, todos restaurados nas oficinas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). São o Bonde Japonês (1956), o Bonde Camarão (década de 1950) e o Ford 1929.

Será exibido também o Reboque 01, réplica de um bonde de tração animal, fabricado em 1960 com material da época e utilização de peças de 1920. Esse elétrico está sendo restaurado e será mostrado em partes desmontadas para que o público possa conhecer um pouco de como se dá o processo de recuperação pelo qual passam os elétricos em circulação no Centro Histórico de Santos.

O Clube de Automóveis Antigos de Santos levará 45 modelos que prometem encantar o público. São muitas raridades, como o Ford 4 portas de 1931, o Karmann Guia de 1970, o Corvete de 1973, o Fusca conversível de 1959, a Kombi cabine dupla de 1965 outras e preciosidades.

Já do acervo da Família Altstut serão 23 veículos, entre motos e carros, a maioria fabricado no Século 20 mas também preciosidades do Século 19. Destaque para a Mercedez Bens de 1974 que pertenceu ao Rei do Futebol. A lista de atrações inclui ainda a réplica do primeiro automóvel fabricado no mundo, a Partner Wagen de 1860, a Motocicleta Rochet de 1904, além de outras raridades.

A exposição será aberta ao público a partir de sábado (31), até segunda-feira (2), das 10h às 18h. Na próxima semana, estará aberta de quinta-feira (5) a domingo (8), no mesmo horário. A entrada ao Santos Convention Center seguirá todos os protocolos de segurança sanitários, que contará com controle de acesso, aferição de temperatura e totens de álcool gel.

O espaço está localizado na Praça Almirante Gago Coutinho, na Av. Governador Mário Covas Jr, altura do número 3050, em frente ao Mercado de Peixes, em Santos.

Estrutura

Com 30 mil metros quadrados de área construída, o Santos Convention Center contém um pavilhão de feiras e exposições de 8,5 mil metros quadrados, com capacidade para 4 mil visitantes - descontando o espaço ocupado por estandes. No segundo piso, um salão de eventos de 3,5 mil metros quadrados comporta até 3,2 mil pessoas. O edifício é totalmente climatizado.

O estacionamento contém 380 vagas cobertas, que podem ser somadas a outras 20 dispostas na praça, chegando ao total de 400. A estrutura conta ainda com um heliponto na cobertura.

Fonte: Assessoria