Transamerica Expo Center inaugura obras de dois Convention Halls

Os dois Convention Halls serão inaugurados em abril de 2012. Desta maneira, o volume de eventos realizados no Transamerica Expo Center deve aumentar 40%

O Transamerica Expo Center (www.transamericaexpo.com.br) completa 10 anos em agosto desse ano e dará a São Paulo o mais versátil centro de convenções da cidade. Batizado de Convention Halls, ele será dividido em Convention Hall F, 4.211 m² e Convention Hall G, 3.653 m², ficando interligado aos já existentes Halls A, 6 mil m², B com 6 mil m², C com 8 mil m², D com 3.920 m² e E com 4.268 m².  

A área total do Transamerica Expo Center é de 100 mil m². Com a finalização das obras, prevista para março de 2012, ficará com 66 mil m² de área construída, sendo 44 mil m² de área locável. As mudanças estão avaliadas em R$ 60 milhões e até 2014 novas obras estão planejadas, quando a área bruta locável deve ultrapassar os 50 mil m².

“A construção vem de encontro à demanda dos nossos clientes e do mercado de uma maneira geral por mais espaço, infraestrutura de serviços e flexibilidade”, afirma Wilmar Rodriguez, diretor-executivo do Transamerica Expo Center. “A última ampliação, com a criação dos Halls D e E, aconteceu em 2006. Com 10 anos de história, achamos que essa seria uma ótima oportunidade de criar um espaço ainda mais flexível e versátil para nossos clientes, aumentando sua capacidade de negócios em até 40%”.

Os novos Convention Halls podem ser usados em diferentes formatos, fazendo uso de salas moduláveis e paredes removíveis. Seis novas salas de 133 m² cada estão sendo criadas no mezanino. O foyer será interligado aos outros já existentes, que também serão reformulados para a entrada de serviços e espaços de convivência social, inclusive alimentação. “Esse é único caminho para nos diferenciarmos e criar valor para os nossos clientes. Trazemos isso no nosso DNA de quase 30 anos de experiência no mercado hoteleiro”, conta Rodriguez. 

Além das atuais duas mil vagas para carros no centro de exposições e mais mil na área anexa, de propriedade do grupo, a ampliação também prevê a criação de um estacionamento subterrâneo com capacidade para 500 veículos, podendo ser ampliado mais à frente para abrigar até mil carros.  

A ampliação do Transamerica Expo Center será feita em 12 meses. Começou em março desse ano e terminará em março de 2012. A inauguração do espaço está prevista para abril e o início das operações está marcado para junho do próximo ano. A empresa responsável pela construção é a Serpal Engenharia e Construtora e o projeto de arquitetura é assinado por Ricardo Julião. 

Convention Halls terão 20 mil m2 e serão totalmente moduláveis - O Transamerica Expo Center oficializou hoje, com a colocação de Pedra Fundamental e com a presença do presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, as obras de construção de dois Convention Halls (F e G) que serão inaugurados em abril de 2012. Os novos espaços, contando com mezanino e estacionamento coberto, terão 24 mil m2 de área construída, paredes removíveis, iluminação dimerizada e salas com carpetes e cadeiras. Com os halls já existentes (A, B, C, D e E), o volume de eventos realizados no local deve aumentar 40% e a média de 70 eventos anuais pode chegar a 100 por ano.

As salas moduláveis criarão ambientes que comportam no mínimo 200 pessoas. Se usado em sua totalidade, sem qualquer divisão, os Convention Halls são capazes de se converter rapidamente em um hall para exposições. O mezanino, com seis salas, também contará com paredes modulares permitindo a junção de áreas em modelos diferenciados. O estacionamento subterrâneo foi construído com pé direito duplo que possibilita a entrada de um novo piso, de acordo com a necessidade do mercado, podendo dobrar a capacidade de vagas cobertas, criando-se um diferencial bastante significativo.

Segundo Alexandre Marcilio, diretor de vendas e marketing do Transamerica Expo Center, os Convention Halls são espaços que comportam eventos mais personalizados, não dependendo de áreas físicas superdimensionadas. “Eles são ideais para convenções, congressos, treinamentos, palestras e eventos sociais. Nesse espaço, é possível criar salas de acordo com a necessidade de um evento e reconfigurá-las para o próximo”, explica. Eles possuem alta capacidade modular, com a criação de vários ambientes paralelos, simultâneos e de diversos tamanhos.

Para Wilmar Rodriguez, diretor executivo da empresa, a ampliação representa o início de uma nova etapa, com o compromisso de reforçar o conceito de versatilidade que se buscou ao longo de uma década. Em 2011, o Transamerica Expo Center completa 10 anos.  “Hoje, podemos dizer que somos um dos centros de exposições e convenções mais dinâmicos da América Latina. Criamos uma estrutura capaz de comportar, com a mesma qualidade, um evento social, uma convenção de vendas e uma grande exposição, de forma independente ou unificada”.

Os novos espaços já estão sendo comercializados. Alguns eventos de 2011 tomaram proporções maiores e irão usar a nova área a partir do próximo ano. Da mesma forma, a equipe de vendas já iniciou a fase de captação de novos negócios. A operação do novo espaço está marcada para junho.

“O maior benefício é que o mercado passa a contar com um centro de exposições ainda mais versátil, interligado totalmente no mesmo piso (nível térreo) e com capacidade para atender eventos de todos os portes, de forma isolada ou paralela”, completa Marcilio. “Essa é uma característica que automaticamente nos diferencia de outros centros de exposições no Brasil. A versatilidade dos Convention Halls trará alto dinamismo na configuração de eventos”.

Transamerica Expo Center realiza até cinco eventos simultâneos - Os atuais halls de exposição do Transamérica Expo Center totalizam uma área coberta de 33 mil m², com pé direito de 8,5 metros e halls interligados, possibilitando a criação de até cinco eventos paralelos – ou de um único evento, com locação integrada dos espaços. Em 2010, 70 eventos foram realizados nessa área.

As entradas são independentes. Cada ambiente comporta até 2ton/m² de carga no piso e conta com apenas duas ou três colunas de sustentação, o que possibilita o maior aproveitamento do espaço para circulação e montagem de equipamentos. A operação dos eventos pode ser feita por até três acessos de carga e descarga por hall. 

Localizado na capital, no bairro de Santo Amaro, o centro de exposições no início de suas operações abrigava apenas três halls. Hoje conta com cinco, além de mezanino com nove salas de conferência, estacionamento com 2 mil vagas fixas, foyer com quatro salas de apoio, três cafeterias, área para recepção e guarda-volumes.

O foyer de 3 mil m² tem quatro salas de apoio e é ideal para realização de coffee breaks. O mezanino com nove salas modulares comporta 120 pessoas por sala (ou 300 a cada três), em formato auditório. Todo o centro de convenções conta com ar condicionado central e cabeamento aéreo.

Os halls possuem total flexibilidade de instalações elétricas e hidráulicas. São 4.500 kVAs de energia instalada e 260 pontos hidráulicos para água e deságua. Os 25 km de fibra ótica podem ser usados para telefonia e internet, sendo dois mil pontos de dados e voz e acesso à internet, sob demanda, com velocidades de até 10MB, com troncos digitais e analógicos, além de rede sem fio.

Transamerica Expo  já realizou mais de 500 eventos em dez anos

Com infraestrutura moderna, o Transamerica Expo Center é considerado um dos maiores centros de convenções do Brasil e integra, junto ao Hotel Transamérica São Paulo e o Teatro Alfa, um complexo de negócios. A parceria entre os empreendimentos, todos pertencentes ao Grupo Alfa, alia facilidades na negociação de hospedagens e alimentação para eventos de todos os portes.

Com mais de 500 eventos realizados em dez anos, o Transamerica Expo Center é palco de alguns dos mais importantes eventos de São Paulo. Entre feiras, congressos, eventos corporativos, festas de confraternização e formaturas, o empreendimento vem acompanhando as tendências do mercado nacional, aumentando suas vendas e realizando uma média 70 eventos por ano. O empreendimento mantém uma taxa de reincidência alta, de 90%.

Dentre os principais e maiores clientes da empresa figuram nomes como Anfacer, Febraban, Fitness Brasil, IBGM, UBM, IBM, Wal Mart, Mary Kay, Santander, HSM, Febraban, ABRH, Nürnberg Messe Brasil, Oracle do Brasil, Nestlé, Itaú-Unibanco, Microsoft, entre outras. Já as principais agências de eventos que trabalham com o Transamerica Expo Center são B/Ferraz, Banco de Eventos, TV1, The Group, Ogilvy, Duo, Alquimia, Momentum e Etna.

A taxa de ocupação do centro de convenções é de 70% ao ano, com destaque para o segundo semestre, quando o número de eventos cresce significativamente e onde são realizados de 6 a 8 eventos de grande porte por mês.

O Transamerica Expo Center é uma empresa do Grupo Alfa. Tradição, transparência, segurança, solidez e seriedade são valores que fazem desse grupo um dos maiores conglomerados econômicos do país, formado por empresas financeiras e não financeiras. O grupo possui as marcas Banco Alfa de Investimento, Alfa Arrendamento Mercantil, Alfa Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários, Alfa Seguros e Previdência, além de Agropalma, Águas Prata, C&C Casa e Construção, La Basque, Hotel Transamérica São Paulo, Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, Transamérica Hospitality Group, Teatro Alfa, Transamérica Expo Center e Vera Cruz Empreendimentos Imobiliários.