Avianca inicia operação em Belém com voos para Brasília e São Paulo

Decisão do Governo do Estado de desonerar o ICMS sobre o combustível de aviação favoreceu a atração de novos voos.

Mais uma companhia aérea estrangeira está prestes a voar pelo espaço aéreo paraense e desembarcar no Aeroporto Internacional de Belém. A companhia colombiana Avianca fará voos diretos de Belém para Brasília e também para Guarulhos (SP) a partir do dia 21 junho de 2018. O início dos voos nacionais da companhia e o sucesso da operação abrem caminho para um futuro voo internacional Belém-Bogotá (Colômbia).

A política do Governo do Estado em desonerar o ICMS sobre o combustível de aviação – atualmente o tributo cobrado é de apenas 3% quando as aeronaves abastecem em solo paraense - deu ao planejamento da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) poder para negociar junto às companhias aéreas, o que favoreceu a atração de novos voos, ampliando gradualmente a malha aérea nacional e internacional do Estado.

Por trás da estratégia, uma meta ambiciosa e desafiadora: tornar Belém o hub aéreo da região Norte do país para uma importante companhia. Um Hub é o centro de logística de uma empresa aérea. É uma engenharia complexa que pode determinar o sucesso ou fracasso de uma companhia, englobando abastecimento de aeronaves, armazenamento e transporte de cargas, conexões de passageiros e distribuição de voos, a fim de reduzir custos operacionais e proporcionar ganhos de escala ao negócio da aviação.

A Setur trabalha com a classe empresarial e aos gestores públicos, investe em qualificação e capacitação profissional do setor, amplia as vias de acessibilidade em seus diferentes níveis de mercado e modais de transporte, cria e implementa rotas turísticas, formatação e consolida produtos com o objetivo maior de incremento do fluxo e da receita proveniente do turismo como fator de desenvolvimento econômico e social. O mercado turístico e toda a cadeia produtiva ligada a ele ganham novas oportunidades de negócios com os assentos e os porões das aeronaves.

Fonte: Assessoria