GOL lança primeiro serviço de embarque por biometria facial do Brasil

Novidade começa hoje como projeto piloto no aeroporto RIOgaleão. Tecnologia foi desenvolvida pela equipe do GOLLabs, laboratório de inovação da companhia.

A GOL Linhas Aéreas inaugura hoje o primeiro serviço de embarque por biometria facial no país. A companhia é a única aérea brasileira a oferecer esse serviço aos Clientes, e o aeroporto RIOgaleão, no Rio de Janeiro, receberá de forma exclusiva o equipamento que teve toda a tecnologia desenvolvida por especialistas do GOLLabs, laboratório de inovação da companhia.

Com o novo serviço, não será necessário ter em mãos o cartão de embarque em papel ou smartphone para acessar a aeronave. O cliente precisará, apenas, posicionar-se em frente ao totem de reconhecimento facial, localizado ao lado do portão de embarque e, com uma foto, será feita a verificação de segurança com os dados da viagem e documentos do cliente, para ser liberada a entrada no avião.

“De forma simples, rápida e inteligente trazemos mais uma solução inovadora que dará uma nova opção aos nossos Clientes, e facilitará o processo de embarque. Em questão de segundos, os dados do passageiro e da viagem são conferidos”, explica José Luiz Belixior Junior, diretor de aeroportos da GOL.

Para garantir o reconhecimento biométrico individual é necessário, antes da viagem, a realização de um cadastro prévio. A tecnologia utilizada é da FullFace Biometric Solutions, empresa especializada em identificação de pessoas com tecnologia de biometria. Por meio de um algoritmo próprio, a ferramenta garante precisão a partir de 1024 pontos da face, em menos de um segundo. Hoje esse mesmo processo já é realizado com o recurso de Selfie Check-in, disponibilizado com exclusividade pelo aplicativo da GOL.

Neste primeiro momento, o serviço será implementado como piloto no portão de número 34 do aeroporto RIOgaleão, e passará por uma fase de testes antes da expansão para outras bases da empresa.

“Esse novo serviço vai automatizar o processo de embarque, garantindo agilidade e aprimorando a experiência dos Clientes que viajam com a GOL. Ficamos orgulhosos em ser pioneiros na criação desse serviço no Brasil”, diz Paulo Palaia, diretor de TI da GOL e da GOLlabs.

Executivos da GOL na apresentação do embarque biométrico: Paulo Palaia, diretor de TI; José Luiz Belixior Junior, diretor de Aeroportos; Rita de Cassia Medina, gerente de Aeroportos

Líder em inovação

Desde sua inauguração, há 18 anos, a GOL é líder em inovação de voo. Foi a primeira aérea brasileira a vender passagens online, a primeira na América do Sul a oferecer Wi-Fi a bordo e a primeira no mundo a oferecer o Selfie Check-in por meio de um aplicativo mobile.

Já o time multidisciplinar da nova unidade GOLlabs, criado em junho de 2018, reúne experts de diferentes setores, contando com profissionais das áreas de Marketing, Aeroportos, Desenvolvedores, Designers, Product Owners e Scrum Master. A GOLlabs tem como objetivo o desenvolvimento de soluções tecnológicas que aprimorem a experiência de viagem dos mais de 30 milhões de Clientes que voam junto com a companhia todos anos.

Fonte: assessoria