Turkish Arilines anuncia resultados

Lucro Líquido Operacional do primeiro semestre de 2018 foi de USD 258 milhões.

A receita total da Turkish Airlines aumentou significativamente durante o primeiro semestre, cerca de 30% comparando-se com o mesmo período do ano passado, atingindo US $ 6 bilhões. Desta forma, teve uma performance expressiva em 2017, registrando um aumento da receita de passageiros e de carga neste primeiro semestre de 2018.

O EBITDAR (lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguel), que é usado como indicador de geração de caixa, ficou em US $ 1,28 bilhão, com um aumento de 38%. A margem EBITDAR melhorou em 1,5 pontos percentuais, para 21,5 pontos percentuais. Este valor é o maior valor de EBITDAR que a Turkish Airlines atingiu no primeiro semestre, sendo uma das companhias aéreas mais rentáveis do setor.

A taxa de ocupação total (Total Load Factor) subiu 4,3 pontos percentuais para 80,4%, registrando a maior marca na história da Turkish Airlines no primeiro semestre. Já o aumento no número total de passageiros transportados, capacidade (assento-quilômetro oferecido) e demanda (receita por quilômetro) foram de 18%, 9% e 16%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. Vale destacar ainda que a Companhia transportou mais de 35 milhões de passageiros no período. De acordo com os primeiros números de cinco meses da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o setor de aviação global registrou um crescimento de capacidade de 6% e um aumento da demanda de 7%.

A Turkish Airlines, que continua a reforçar o seu posicionamento como companhia aérea líder global com sua rede de voos em constante expansão e a implementação de outros investimentos significativos, atualmente opera para 49 destinos domésticos e 255 internacionais, com um total de 304 destinos em 122 países, como Freetown, Samarkand, Krasnodar e Moroni, lançados este ano. A frota da Empresa, uma das mais novas e modernas do mundo, opera um total de 325 aeronaves, sendo 215 de fuselagem estreita, 92 de fuselagem larga e 18 de carga, a partir de hoje. Investindo no mais avançado e ecológico avião de nova geração, a Turkish Airlines pretende alcançar uma frota com 500 aeronaves até 2023.

Com o objetivo de se tornar uma das maiores transportadoras de carga aérea do mundo, a Turkish Cargo possui uma ampla cobertura de trechos da Ásia para a África e da Europa para a América Latina. No primeiro semestre de 2018, a Companhia aumentou não apenas a quantidade de carga transportada em 28%, em relação ao mesmo período do ano passado, com aproximadamente 660 mil toneladas, mas também a receita de carga em 35%, atingindo US $ 784 milhões.

Apesar da forte competitividade global, das incertezas econômicas e políticas nas regiões próximas à Turquia e das condições operacionais complexas devido ao preço do combustível e às flutuações cambiais, a Turkish Airlines, empresa com cerca de 52 mil funcionários incluindo suas subsidiárias, continua gerando resultados expressivos e continuará focando em seu crescimento sustentável como a marca global da Turquia.

Fonte: assessoria