IATA solicita suspensão global das regras de slot devido a coronavírus

O não cumprimento significa que a companhia aérea perde seu direito ao slot na próxima temporada equivalente.





A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) está entrando em contato com os reguladores da aviação em todo o mundo para solicitar que as regras que regem o uso de faixas horárias nos aeroportos sejam suspensas imediatamente e para a temporada 2020, devido ao impacto do COVID-19 (o Coronavírus).

Cerca de 43% de todos os passageiros partem de mais de 200 aeroportos coordenados por faixas horárias em todo o mundo. Atualmente, as regras para a alocação de slots significam que as companhias aéreas devem operar pelo menos 80% dos slots alocados em circunstâncias normais. O não cumprimento disso significa que a companhia aérea perde seu direito ao slot na próxima temporada equivalente. Em circunstâncias excepcionais, os reguladores podem relaxar esse requisito. A crise do COVID-19 teve um forte impacto no tráfego aéreo. As companhias aéreas estão passando por sérios declínios na demanda. incluindo:

• Uma transportadora com uma redução de 26% em toda a operação em comparação com o ano passado

• Uma transportadora de hub que informa reservas para a Itália diminui 108%, à medida que as reservas caem para zero e os reembolsos aumentam

• Muitas operadoras que reportam 50% de não comparência em vários mercados

• As reservas futuras estão diminuindo e as transportadoras estão reagindo com medidas como a tripulação recebendo licença não remunerada, congelamento de aumentos salariais e planos de aterrar as aeronaves.

Dadas essas circunstâncias extraordinárias como resultado da emergência de saúde pública, a visão coletiva do setor de aviação é que a aplicação da regra dos 80% durante a próxima temporada é inadequada. É necessária flexibilidade para as companhias aéreas ajustarem seus horários de acordo com desenvolvimentos extraordinários de demanda.

Os reguladores já renunciaram às regras de slots durante a crise do COVID-19, principalmente para operações na China e na Região Administrativa Especial de Hong Kong. No entanto, dados os novos surtos recentes, isso não está mais contido nos mercados da Ásia. Sem certeza de que essas isenções continuarão durante a temporada de verão (ou inverno no hemisfério sul), as companhias aéreas não podem planejar com antecedência suficiente para garantir a lista eficiente da tripulação ou a implantação de aeronaves.

Suspender o requisito para toda a temporada (até outubro de 2020) significará que as companhias aéreas podem responder às condições do mercado com níveis de capacidade adequados, evitando a necessidade de executar serviços vazios para manter os slots. As aeronaves podem ser realocadas para outras rotas ou estacionadas, a tripulação pode ter certeza de seus horários.

“A pesquisa da IATA mostrou que o tráfego entrou em colapso nas principais rotas asiáticas e que isso está ocorrendo em toda a rede de transporte aéreo em todo o mundo, mesmo entre países sem grandes surtos de COVID-19. Existem precedentes para a suspensão anterior das regras de uso de slots e acreditamos que as circunstâncias novamente exigem a concessão de uma suspensão. Estamos pedindo aos reguladores do mundo todo que ajudem o setor a planejar a emergência de hoje e a recuperação futura da rede, suspendendo temporariamente as regras de uso de slots", disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA. “O mundo está enfrentando um enorme desafio para impedir a propagação do COVID-19, enquanto permite que a economia global continue funcionando. As companhias aéreas estão na linha de frente desse desafio e é essencial que a comunidade reguladora trabalhe conosco para garantir que as empresas possam operar da maneira mais sustentável, tanto econômica quanto ambientalmente, para aliviar os piores impactos da crise", completou.

Fonte: assessoria