Potencial regional é destacado no 2º Congresso de Live Marketing

A força das agências regionais de Live Marketing foi destacada por profissionais de diferentes estados do País logo após o almoço no segundo e último dia do 2º Congresso Brasileiro de Live Marketing, realizado no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.

Por Lyne Christina Santos

Executivos de Minas Gerais, Bahia e outras localidades mostraram que estão preparados para atender o setor. E para aqueles que ainda ficam receosos, um número reforçou o potencial de regiões fora das grandes capitais. O Nordeste, por exemplo, cresceu mais de 3% no ano passado, mais do que o dobro em relação ao incremento visto no Brasil como um todo. Isso mostra que vale a pena apostar em outros sotaques.

“As coisas estão acontecendo do interior para os grandes centros”, ressaltou o presidente da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) Nordeste, Milton Santana, certo do potencial de todo o Brasil. Nesse contexto, a VP de Desenvolvimento Regional da AMPRO, Alexa Carvalho, lembrou que a entidade vem fazendo um trabalho de potencialização desses mercados, melhorando a qualificação da mão de obra, os profissionais e os fornecedores que abastecem o negócio. O resultado é a captação de um número cada vez maior de associados para a AMPRO. Atualmente, mencionou o diretor associado da AMPRO Nordeste, Macio Vianna, as regionais respondem por cerca de 40% dos associados.

Os dados, conforme enfatiza o diretor regional da AMPRO Rio de Janeiro, Tony Coelho, mostram que não há motivos para ter complexo de inferioridade. “Vocês estão muito bem representados nas regiões e o Brasil é muito mais que São Paulo e Rio de Janeiro. A região que mais faz promoções é o Nordeste. No Rio optamos por fazer um fórum no Facebook. Publicidade, Advertising já quer conversar conosco e isso mostra que não existe mesmo linha, porque todos fazem comunicação”, afirmou.

Também participaram do painel a diretora regional da AMPRO PR/SC Elaine Moro Costa, a diretora adjunta da AMPRO Centro Oeste, Juliana Ottoni, o diretor regional da AMPRO RS, Roberto Rimoli.

Para complementar as discussões, o Congresso trouxe ainda o diretor de normas da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM), Sidney Oliveira para apresentar uma das conquistas da AMPRO para esse mercado: um edital de licitação específico para a contratação dos serviços de Live Marketing. Até então, isso não existia e as licitações tinham como base principal os preços cobrados pelo trabalho. As tratativas para a criação do contrato começou em setembro do ano passado e está em desenvolvimento.

“O governo tem se esforçado para que todos os segmentos da comunicação tenham reconhecimento, mas o processo é bilateral, as empresas que compõem o segmento precisam contribuir para que haja sucesso”, disse Oliveira.

Entre as exigências para a participação nas concorrências está documentação regular. “Todas as empresas precisam ficar atentas as regras, que incluem qualificação técnica, jurídica e econômico financeira”, completou.