O reforço das marcas em períodos de crise, a inclusão da ferramenta digital no mundo do Live Marketing quebrando barreiras, o desenvolvimento da criatividade, a necessidade de ousadia e o conflito de interesses no momento da compra foram algumas das questões abordadas por profissionais renomados no primeiro dia do evento, que segue até hoje. As atividades serão encerradas com a festa do 15º Globes Awards, a maior premiação do Live Marketing no Brasil.
Neste dia 27, a programação começou com a performance Live Stage on Fire, um encontro entre arte e tecnologia aplicado em shows internacionais e trazido pela primeira vez ao Brasil. O destaque ficou para o figurino dos performistas, formado por luzes, que chamaram a atenção do público. Em seguida, o presidente da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) – responsável pela organização do encontro - Kito Mansano, abriu os trabalhos.
“Tivemos que convencer nossos pares e nos convencer também de que esse encontro é fundamental. No final do primeiro (em 2013), acreditei que esse segundo Congresso seria muito mais fácil, mas estava enganado”, completou, pronto para os desafios.
Em seguida, o primeiro Comitê trouxe como tema “O Valor do Live Marketing” e foi composto por três paineis: a importância do Live Marketing no Resultado do Meu Negócio, O Live Marketing sob o Olhar da Ideia e O Live Marketing como Estratégia Digital. As discussões seguiram após o almoço.
Abaixo discurso de Kito Mansano, presidente da Ampro na abertura do Congresso:
“O Live Marketing é fundamental. Temos uma marca, um conhecimento muito forte, mas o grande desafio é gerar preferência e isso não vou conseguir por meio da televisão. Pela televisão consigo mexer com o emocional. O Live Marketing é importante para os momentos que não têm preço”, analisou a VP de Marketing da Mastercard, Beatriz Galloni durante o primeiro painel.
Também integraram os debates a Head of Branding & Creative da Nestlé Brasil, Tatiana Lemos e o CMO da Samsung Mobile, Ricardo Barbosa. A moderação foi feita pelo sócio-diretor da aktuellmix, Célio Aschar Jr. e pelo CEO da Ponto de Criação Marcelo Heidrich. “Este ano, o Comitê tem como maior objetivo o valor e a importância do Live Marketing. O Live Marketing é feito de pessoas que geram ideias, resultados. O nosso ponto de partida sempre será as pessoas. Os profissionais estão em toda parte. É importante frisar que somos muitos na quantidade, mas ainda somos pouco reconhecidos pela qualidade”, apontou Ashcar.
No segundo painel, representantes de agências falaram sobre criatividade, inspiração, briefing e brainstorm. “A inspiração vem de todos os lugares, principalmente, de ouvir as pessoas, histórias, música, está em todo lugar. Brigo com meu time até hoje. Odeio criativo de fone de ouvido. É preciso estar atento a tudo o que acontece”, disse a diretora de Criação e Planejamento da Avantgard, Adriana Salles.
Já a VP de Criação e Planejamento da Ponto de Criação, Ana Paula Dugaich, destacou que “Hoje, tudo o que podemos fazer é inspirar, levar em frente as coisas para que as pessoas consigam entender, ter um conglomerado de referência, dar voz para a marca, levar para a rua e fazer as pessoas experimentarem”. Quando o assunto foi feeling e insight, o diretor de Criação da Mood, Bruno Brasileiro, foi enfático. “As agências tem o dever de levar ao cliente algo que encante, encha os olhos, faça a marca se destacar”.
No terceiro painel, a estrategista de contas do Google, Nina Camargo, a diretora executiva da Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), Cristiane Camargo e o líder da área de vendas do Facebook, Marcelo Pacheco mostraram a disponibilidade das empresas do setor de tecnologia para integrar projetos e formar parcerias com as agências. “Tenho duas notícias, uma boa e uma má. A ruim é que não há mais divisão entre digital e não digital. A boa é que estamos aqui para ajudar”, disse Pacheco.
Após o almoço, o Comitê de Relações Sustentáveis contou com mais três painéis. O primeiro, cujo assunto foi Um outro mundo é Possível, teve a presença da CMO da Iris Group para as Américas, a britânica Sarah Aitken. Além disso, executivos da Jack Morton mostraram seu ponto de vista por meio de um vídeo, preparado exclusivamente para o Congresso. Sarah destacou algumas mudanças observadas no setor nos últimos anos, que garantiram avanços. “Temos visto uma integração do marketing digital com o tradicional. Nunca vimos uma evolução tão boa quanto agora. Há o surgimento do ponto de vista estratégico”.
Ele destacou a divergência de prioridades, já que enquanto o setor de compras prima pela rentabilidade o de marketing busca a criatividade. Diante disso, ele acredita que é necessário mudar o formato atual para que ambos saiam ganhando. Uma das metas é a troca de experiências e aprendizados.
“Precisamos equalizar o interesse de compras e marketing”, disse outro participante do painel, o country manager da Inner Group, Fabio Bataglia, que falou sobre a experiência da empresa e os serviços prestados.
O terceiro e último painel, Decálogos de Valor, foi comandado por Wilson Ferreira Junior, VP de Desenvolvimento Setorial da AMPRO, e trouxe a busca desse mercado por diretrizes para não haver precarização da cadeia de valor. Em meio a esse anseio, foram apresentados dez princípios da Agência de Valor e o contraponto para os Clientes de Valor. A ética, a exigência de briefings detalhados e prazos razoáveis estão entre as premissas.
O primeiro dia do 2º Congresso foi fechado em grande estilo com a palestra do apresentador do programa Manhattan Connection (Globonews), o economista Ricardo Amorim, com o tema “Um Oásis de oportunidades no Live Marketing em meio ao deserto da crise econômica”. Apesar das críticas ao cenário atual do País, o também presidente da Ricam Consultoria foi otimista em relação ao Live Marketing
“Esse mercado vai crescer exponencialmente. O que tem valor hoje é a informação”. No entanto, para que o resultado seja positivo, o profissional mostrou que é preciso pensar diferente. “Hoje, estão se vendendo por preço e não por valor e isso não pode acontecer”.
O 2º Congresso Brasileiro de Live Marketing tem continuidade durante todo o dia desta terça-feira (28) e encerra com a revelação das melhores campanhas, profissionais e fornecedores do Live Marketing no Brasil, durante a cerimônia do 15º AMPRO Globes Awards. O evento tem ainda um lounge de exposições com acesso livre e aberto ao público até às 19h deste dia 28. Mais detalhes: www.congressolivemarketing.com.br e www.amproglobesawards.com.br
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