Congresso aborda sustentabilidade na relação entre clientes e agências de Live Marketing

Relações Sustentáveis entre clientes e agências de Live Marketing, exemplos de experiências bem sucedidas em outros mercados e compras inteligentes foram os principais pontos abordados na segunda metade dos trabalhos do 2º Congresso Brasileiro de Live Marketing, na tarde da última segunda-feira (27).

No primeiro painel, Sarah Aitken, CMO do Iris Group para as Américas, comentou sobre a evolução da indústria da comunicação, citando Reino Unido e Estados Unidos, e a integração das diferentes disciplinas do marketing. “O mercado está cada vez mais integrado, vemos as melhores agências trabalhando de forma colaborativa com parceiros especialistas para oferecerem soluções completas, isso porque há muitos clientes que ainda duvidam na possibilidade de uma agência ser especialista em tudo”, afirmou.

De acordo com informações passadas por Sarah, os Estados Unidos devem acompanhar o Brasil na perspectiva de crescimento do Live Marketing em 2015 que, lá, deve ser de 6% neste ano. “O investimento nesta indústria está aumentando e esse percentual é muito significativo”. No entanto, a principal diferença entre os dois países está no aspecto da remuneração. “Lá ela varia muito, algumas vezes paga-se por hora, outras pelos profissionais envolvidos, mas no geral varia entre 15 a 30%”, disse a executiva do Iris, que também comentou sobre a importância das concorrências justas e saudáveis.

O painel foi mediado por Silvana Torres, sócia-diretora da Markup e contou ainda com depoimentos gravados de executivos da Jack Morton, que também abordaram o tema “compras inteligentes”, que norteou as discussões do segundo painel do Comitê. O vice-presidente de compras da PSA Peugeot Citroen America do Sul, Carlos Cruz, foi um dos convidados para abordar o assunto. “Se não mudarmos o formato atual, todos vão perder. Precisamos nos aproximar, mudar, aprender um com o outro”, comentou.

Marcio Mendes , presidente da Mega Share, e Fabio Battaglia, Manager Director da Inner, também debateram o tema. Os trabalhos foram finalizados com a apresentação de dez princípios para Agências de Valor – e os contrapontos dos Clientes de Valor, com o VP de Desenvolvimento Setorial da AMPRO, Wilson Ferreira Jr. e o anúncio de Ronaldo Ferreira, sócio-diretor da Agência Um, como o novo presidente do Comitê de Relações Sustentáveis da AMPRO.

O encerramento do dia contou com uma análise econômica feita por Ricardo Amorim, apresentador do programa Manhattan Conection (Globonews), que comentou sobre a crise brasileira e as oportunidades para o setor. “Vivemos a era da informação, o que tem valor hoje é o conhecimento, são as ideias e é exatamente o que o Live Marketing faz. Há muita oportunidade de crescer, o necessário é que as agências mudem sua postura e tirem o medo de campo”.