Painel discute a importância do Live Marketing durante 2º Congresso Brasileiro

O 2º Congresso Brasileiro de Live Marketing teve início oficial neste dia 27, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, com as atividades do Comitê o Valor do Live Marketing, que discutiu, em seu primeiro painel, sobre a importância do Live Marketing no resultado dos negócios, o papel do Digital nas estratégias e o comportamento do novo consumidor.

Os painelistas convidados foram Beatriz Galloni, VP de Marketing da Mastercard, Tatiana Lemos, Head of Branding & Creative da Nestlé Brasil, e Ricardo Barbosa, CMO Mobile Samsung, com a moderação de Celio Aschar Jr., sócio-diretor da aktuellmix e de Marcelo Heidrich, CEO da Ponto de Criação.

Para a vice-presidente de Marketing da Mastercard, o Live Marketing se tornou fundamental para que as marcas atinjam corretamente o seu público. “Temos uma marca que já é bem conhecida é o grande desafio é gerar preferência, como fazer com que as pessoas substituam o dinheiro pelo cartão. As campanhas de TV mexem com o emocional, o Live é importante pra tangibilizar os momentos que não tem preço para as pessoas”.

“As marcas devem buscar mudar a forma como as pessoas pensam e vivem, provocar reflexão e oferecer um algo mais para dar continuidade, uma conversa, um aprofundamento, uma experiência, entregar valor real”, defendeu Tatiana Lemos. “O Live Marketing é vital para trazer o engajamento do público e nada melhor que a possibilidade de experimentar e de aprofundar o contato com o produto”, complementou Ricardo Barbosa.

A respeito das mudanças de comportamento dos consumidores e do papel do Digital neste processo, foi consenso do grupo que a comunicação offline precisa de sensibilidade. “Se você não entender que o tempo mudou e que as pessoas não estão mais passivas, você vai fazer menchandising, não Live. Estamos numa nova revolução, o Digital não é uma mídia, é uma forma de pensar, estar e agir no mundo, não existe mais divisão, as agências não podem se acomodar, precisam pensar em transmídia”, defendeu Tatiana. “Ousadia não é só entregar resultados, mas trazer sorrisos, admiração e paixão”, afirmou Barbosa. “O consumidor está cada vez mais maduro e sabendo o que quer, tem acesso rápido à informação, canais rápidos para reclamar e por isso esse sabe escolher e valorizar as empresas que dão valor aos seus valores”, disse Beatriz Galoni.

Entre os demais assuntos abordados, o painel também tratou sobre a importância do crossmarketing e o crescimento das parcerias com estratégia de negócio para as marcas. Beatriz citou o sucesso do programa Surpreenda, que completou sete anos e é totalmente baseado em parcerias, por meio do qual os usuários dos cartões trocam pontos em benefícios oferecidos por diversas empresas. “É um meio de levarmos as marcas a um número muito maior de consumidores, todos são beneficiados”, disse.

O grupo discutiu ainda sobre a importância das agências como uma extensão do marketing dos clientes e a relevância da comunicação integrada. “Nosso olhar é sempre de como uma estratégia vai impactar o consumidor lá na ponta e, para isso, todas as mídias tem sua importância e seu papel, você precisa delas integradas e de todas elas”, grifou Tatiana. “O consumidor é inteligente, ele quer um negócio 360 graus”, enfatizou Ricardo Barbosa.

O painel teve ainda a participação do público com questionamentos pontuais, além de interação por meio do APP Congresso Live Marketing, criado exclusivamente para o evento e disponível para download gratuito a todos os participantes.