CIAB FEBRABAN 2018 recebe público recorde de mais de 23 mil pessoas

O fórum de TI teve a presença de 170 expositores, 30 fintechs e mais de 350 palestrantes.

A 28ª edição do CIAB FEBRABAN - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, encerrou-se na última quinta-feira com um público recorde: 23.150 visitantes circularam pela exposição nos três dias de evento, um aumento de 9% em relação a 2017. O fórum de TI teve a presença de 170 expositores, 30 fintechs e mais de 350 palestrantes.

O congresso contou com público de 3.510 congressistas, entre os quais aproximadamente 145 eram estrangeiros, de 30 países. No evento foram apresentadas as principais soluções e inovações para o setor em uma área de mais de 36 mil m2, no Transamerica Expo Center.

Ao longo dos três dias de evento, estiveram presentes importantes executivos do setor bancário, entre eles: Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN; Cândido Bracher, presidente do Itaú Unibanco; Roberto Sallouti, presidente do Grupo BTG Pactual; Maurício Minas, vice-presidente do Bradesco; e Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN.

“Os bancos mostraram e debateram os avanços obtidos com tecnologias como internet das coisas, inteligência artificial e computação cognitiva, usadas para aprimorar a experiência digital dos correntistas”, afirma Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN. “Também tivemos a apresentação de um protótipo de blockchain, feito de maneira colaborativa entre as instituições, e importantes discussões para outros segmentos, como a criação de um ecossistema de pagamentos instantâneos no Brasil”, completa.

Outro destaque do evento foi a segunda edição do Hackathon CIAB FEBRABAN, iniciativa da Federação Brasileira de Bancos, que reuniu, no final de semana que antecedeu a exposição, mais de 100 programadores de todo o país, com o objetivo de desafiá-los no processo de criação e desenvolvimento de soluções que impactem o mercado bancário no Brasil. Neste ano o tema do Hackaton foi “Inclusão Financeira dos Pequenos Negócios” e teve como objetivo o desenvolvimento de soluções que impactem empresas pertencentes a esse grupo (microempreendedor individual, microempresa e empresa de pequeno porte).

A comissão julgadora elegeu quatro finalistas e, durante o CIAB, eles apresentaram seus projetos. A equipe vencedora – Gestão Zap - foi escolhida durante o evento por voto popular. Em apenas um final de semana, o grupo elaborou um aplicativo semelhante ao Whatsapp com múltiplas funções de gestão, como controle de estoque, gerador de boletos, gestão de entradas e saídas, tudo a partir dos contatos da agenda telefônica do smartphone do empreendedor. Como prêmio, a Gestão Zap ganhou duas reuniões com lideranças bancárias para apresentar o projeto e um MacBook Air para cada membro da equipe.

Fintech Day

Realizado pelo terceiro ano consecutivo, CIAB Fintech Day também foi destaque na programação do 28º CIAB FEBRABAN. Considerado um dos mais importantes encontros entre instituições financeiras e fintechs do Brasil, o já tradicional encontro tem como objetivo identificar startups que tenham sinergia e potencial para colaborar com bancos, seguradoras e instituições financeiras.

Nessa edição, as empresas vencedoras foram a FullFace, que mostrou uma solução de biometria facial, que detecta em menos de um segundo 1.024 pontos da face, usada para a identificação de pessoas de forma rápida e segura e voltada para diversos segmentos do mercado corporativo.

A Ewally trouxe um aplicativo que permite o pagamento de contas, transferência de dinheiro, cobrança e recarga entre pessoas físicas e jurídicas dentro do próprio app e com agentes credenciados. O Banco Maré mostrou um aplicativo para pagamentos de compras, contas, boletos, recarga de bilhete único e celular pré-pago, que funciona como um banco digital, e tem até agência física dentro do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Blockchain

Apresentado como grande promessa para garantir maior segurança e simplicidade nas operações digitais, o blockchain foi um dos temas de destaque do CIAB FEBRABAN 2018. O Grupo de Trabalho Blockchain FEBRABAN apresentou um protótipo desenvolvido de forma colaborativa por bancos e instituições financeiras para reforçar a segurança na adesão de clientes para receber, dos bancos, um determinado serviço ou produto por meio digital.

O projeto usa blockchain para compartilhar informações de segurança sobre dispositivos móveis (celulares, tablets) que venham a ser usados pelos clientes na relação com o banco. A partir dessas informações, os bancos poderão enriquecer seus sistemas antifraude para determinar se um dispositivo específico não é confiável por ser, por exemplo, um aparelho perdido, furtado ou roubado.

“O projeto pode ser utilizado, por exemplo, na abertura de conta corrente e pode ser aplicado em diferentes modelos de negócios. O protótipo terá ainda de ser validado pelos bancos e refinado, para evoluir para um projeto-piloto, onde poderá passar a ser testado de forma controlada”, afirma Adilson Fernandes da Conceição, coordenador do GT Blockchain da FEBRABAN. O grupo, criado em agosto de 2016 é formado por 18 bancos e instituições, incluindo o Banco Central.

Fonte: assessoria