Começa em Fortaleza a 60ª Conotel

Programação tem a diversidade como principal atrativo.
Abertura Conotel 2018

Com foco na busca pela excelência e mais competitividade para empresas ligadas a indústria de hotéis e de turismo, a 60ª edição do Congresso Nacional de Hotelaria – Conotel 2018, começou hoje(16/5) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e que terá em paralelo a realização da Equipotel Regional, abertura contou com a presença do secretário de turismo de Fortaleza, Regis de Albuquerque, e de vinte e três presidentes das ABIH´s Estaduais, entre eles, o presidentes da ABIH Nacional Manoel Linhares, e dos principais líderes do trade de hotelaria e turismo brasileiros, Alexandre Sampaio, da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação - FBHA, Alexandre Gehlen, do Fórum dos Operadores Hoteleiro do Brasil - FOHB, e Alberto Cestrone, da Associação Brasileira de Resorts – ABR.

Durante a abertura Manuel Linhares recebeu o título de cidadão de Fortaleza.

Com o tema “Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro”, o evento pretende provocar a interação entre os principais agentes do setor para debater novos caminhos, unindo criatividade e experiência, na busca pelo fortalecimento do setor. “Nosso olhar está no futuro. O turismo brasileiro tem um grande espaço para ocupar na economia nacional”, afirmou Manoel Cardoso Linhares, presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, a mais antiga entidade do setor de turismo do país, com 81 anos de atuação, e organizadora do evento juntamente com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará – ABIH CE. Segundo o presidente da ABIH Nacional, são esperados mais de 4.000 participantes nos três dias da edição desse ano.

                        

Personalidades do Trade de Hotelaria e Turismo são homenageados durante a Conotel 2018

Ainda durante a abertura do evento, algumas personalidades do trade foram homenageadas pela Conotel por sua relevante participação no processo de crescimento da indústria de hotelaria e turismo no Brasil, foram homenageados: Salmito Filho, vereador de Fortaleza, Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará, Eraldo Alves da Cruz ex-presidente da ABIH, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, Dilson Fonseca, ex-presidente da ABIH, Edilson Baldez das Neves, presidente da Fiema, Magdala Castro, fundadora da Equipotel e do HotelNews foi representada na homenagem por sua neta, Alexandra Leite, e o CEO da Eventos Expo Editora e fundador e diretor da Academia Brasileira de Eventos, Sergio Junqueira de Arantes.

A programação teve sequência com o painel “O papel dos Conventions Bureaus na captação de eventos e utilização efetiva da cadeia hoteleira” com Toni Sando, presidente do Unidestinos, e Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur.

Ainda no dia 17, Gil Giardelli, colunista da Band News e da revista Você S/A, apresenta o painel “A inovação que gera mudanças”. Após o intervalo, Humberto Leite, do Banco do Nordeste, fala sobre “As linhas de financiamento para a Hotelaria Brasileira”. Após essa apresentação, é a vez do painel “Experiências Gastronômicas que ampliam receitas hoteleiras” que tem a curadoria do SENAC Nacional e terá as presenças de João Lima, do Chef Ivan Prado e do Chef Mauricio Body. Em seguida, Ana Clévia Guerreiro fala sobre “Jornada do Turista Conectado” e Carlos Bernardo, da Rede Accor, e Alexandre Garrido, coordenador do Grupo CBO54, da ABNT, falam sobre “Sustentabilidade na hotelaria”

Para encerrar os trabalhos do dia 17, Eduardo Peres, apresenta a palestra motivacional, como treinamento focado na excelência e no resultado: “A mágica dos resultados para a vida e o trabalho”.

Na sexta-feira, dia 18, a programação tem início com o painel “Fundos para o Financiamento do Setor Hoteleiro” com a presença de Alain Baldacci, presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Paulo José Pereira Resende, da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP), e Alexandre Guerra, da Unidade de Acesso a Serviços financeiros do SEBRAE. Em seguida a palestra “Hotelaria Inclusiva: Agora é para Valer! Lei da Acessibilidade”, da consultora jurídica, Lirian Cavalhero, que continua no palco para mediar a mesa redonda “Reforma trabalhista e seus impactos na hotelaria”, que contará com a presença do ministro do Trabalho, Helton Youmura, e do consultor jurídico da ABIH Nacional.

A programação segue com Claiton Armelin, diretor executivo de Produtos Terrestres Nacional da CVC Corp, e André Berberi, vice-presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, que falam sobre “Diversidade dos hóspedes: como atingir mercados específicos”. A programação do Conotel 2018 segue com a palestra “Desempenho recente e cenário para o turismo no Brasil: A crise ficou para trás?”, com o economista chefe da Divisão Econômica da CNC, Fábio Bentes.

Em seguida, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo – Frentur, Herculano Passos, fala sobre “Parlamentares e a Hotelaria: Novas Perspectivas”. Logo após acontecem as palestras “Inteligência Competitiva na Hotelaria: Qual é o caminho?”, de Ângela Baltazar, do Ministério do Turismo, e a palestra “Segurança em hotéis: a integridade do hóspede nas mãos do hotel - abrangendo instalações, integridade física, saúde e guarda de bens”, com Otávio Novo.

Para finalizar o Conotel 2018, Ciro Gomes, ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, fala sobre a “Atual Conjuntura Econômica do Brasil”

Mais informações sobre o evento: http://www.conotelbrasil.com.br/

  • Sergio Junqueira Arantes, CEM publisher da Revista Eventos e do Portal Eventos viajou a convite da ABIH Nacional.


Fonte: Assessoria