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publicado em 19 de fevereiro de 2019 -  1h47

Conape 2019 – Congresso Nacional dos Profissionais de Eventos acontece de 21 a 23 de maio

Serão 23 palestras com 50 minutos cada, cerca de 20 horas de efetiva troca de experiências e conhecimentos.

Da Redação

A partir de dados veiculados em sites, portais e publicações especializadas, estimam-se que serão realizadas cerca de 3.080 feiras de vários portes em 120 cidades brasileiras ao longo de 2018, movimentando inúmeros setores da economia (turismo, comércio, entretenimento, gastronomia, dentre outros).

Se considerarmos seminários, congressos, simpósios, exposições paralelas e iniciativas similares, os números relativos ao período de 1 ano, numa média histórica, podem chegar em 590 mil eventos.

Não foram incluídos os cursos e treinamentos que reúnem até 50 pessoas, bem como as apresentações artísticas e culturais, porque se torna incalculável o número de shows – a dupla composta por Zezé Di Camargo & Luciano, por exemplo, fez 140 espetáculos em 2017.

Porém, faltam estatísticas oficiais e consolidadas. Há uma discrepância entre os dados do CADASTUR (portal para o registro obrigatório do Trade Turístico e incluindo-se as promotoras & organizadoras de eventos) e aqueles que são divulgados pelas entidades do setor a tal ponto que o Ministério do Turismo enfrenta problemas para o cumprimento da Portaria MTur nº 130 de 26 de julho de 2011 em toda a sua plenitude.

Para o consultor sênior em gestão de eventos, Paulo Bruin, algo em torno de 60.000 empresas se dedicam, direta ou indiretamente, aos trabalhos de organização de eventos no país, visto que algumas agências, como turismo, publicidade e propaganda, por conta das demandas dos clientes, acabam prestando este tipo de serviço. Há que se enfatizar as entidades do Terceiro Setor que organizam os seus próprios eventos.

Vale lembrar também que, inseridas neste contexto, temos as empresas de outros nichos de mercado (indústria, comércio, agropecuária etc.) que enxergam na realização de eventos uma forma eficiente para as suas ações de promoção, marketing e vendas.

Num efeito cascata, a exemplo das montadoras de veículos na cadeia produtiva, os fornecedores de equipamentos, produtos e serviços terceirizados.

Somente em festas, faturamento da ordem de R$ 17 bilhões em 2016 (Associação Brasileira dos Eventos Sociais). Considerando que há eventos cada vez mais específicos, o empreendedor que decidir investir nessa área pode encontrar bons nichos, como o de eventos de games que movimentaram em 2017 mais de R$ 670 milhões (PriceWaterhouseCoopers).

Portanto, tratando-se de atividade não regulamentada em nosso país, os trabalhos de promoção & organização de eventos deixaram de ser exclusivos dos profissionais da área ao passo que outros, com o mesmo grau de responsabilidade e competência, como aqueles que trabalham nos segmentos de turismo, hotelaria, gastronomia, comunicação, marketing e, até mesmo, secretariado, passaram a exercer funções pertinentes ao desafio de realizar as mais variadas iniciativas com a incumbência de assegurar resultados compatíveis com os investimentos (custo x benefício).

Assim, a promoção de um Congresso voltado única e exclusivamente aos milhares de Profissionais de Eventos, no sentido amplo, reveste-se de extrema importância para networking e efetiva troca de experiências e conhecimentos.

Recentemente, ocorreu a 1ª reunião de 2018 da Comissão de Estudo (ABNT/CEE-142) que foi criada para discutir e estabelecer, por consenso, regras e diretrizes na organização de eventos.

PROGRAMA

21/5/2019

8h às 9h – Credenciamento

9h às 9h30 – Sessão de abertura

9h40 às 10h30 – Palestra 1

10h30 às 10h50 – Intervalo

10h50 às 11h40 – Palestra 2

11h50 às 12h40 – Palestra 3

12h40 às 14h – Intervalo

14h às 14h50 – Palestra 4

15h às 15h50 – Palestra 5

15h50 às 16h10 – Intervalo

16h10 às 17h – Palestra 6

17h10 às 18h – Palestra 7

22/5/2019

9h às 9h50 – Palestra 8

10h às 10h50 – Palestra 9

10h50 às 11h10 – Intervalo

11h10 às 12h – Palestra 10

12h10 às 13h – Palestra 11

13h às 14h20 – Intervalo

14h20 às 15h10 – Palestra 12

15h20 às 16h10 – Palestra 13

16h10 às 16h30 – intervalo

16h30 às 17h20 – Palestra 14

17h30 às 18h20 – Palestra 15

23/5/2019

9h às 9h50 – Palestra 16

10h às 10h50 – Palestra 17

10h50 às 11h10 – Intervalo

11h10 às 12h – Palestra 18

12h10 às 13h – Palestra 19

13h às 14h20 – Intervalo

14h20 às 15h10 – Palestra 20

15h20 às 16h10 – Palestra 21

16h10 às 16h30 – Intervalo

16h30 às 17h20 – Palestra 22

17h30 às 18h20 – Palestra 23

Palestras com 50 minutos: 35 para apresentação & 15 dos debates e havendo intervalo de 10 minutos para arrumação da mesa e troca de equipamentos de audiovisual.

CONFERENCISTAS

No total, conforme dias e horários, serão 23 palestras com 50 minutos cada (35 para apresentação e 15 dos debates), ou seja: cerca de 20 horas de efetiva troca de experiências e conhecimentos.

Seguem abaixo as entidades, instituições e empresas que participarão com os seus respectivos conferencistas (ordem alfabética pela sigla):

ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade)

ABBTUR (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo)

ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico)

ABRACE (Associação Brasileira das Montadoras e Locadoras de Estandes)

ABRAJET (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

ABRATES (Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes)

ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas)

ADAB (Associação dos Despachantes Aduaneiros do Brasil)

ALAGEV (Associação Latino Americana dos Gestores de Eventos e Viagens Corporativas)

AMPRO (Associação de Marketing Promocional)

ANDORRA (Seguros para Eventos)

ATA (American Translators Association)

BRC&VB (Brasil Convention & Visitors Bureau)

DPF/DELESP (Departamento de Polícia Federal/Delegacia de Controle de Segurança Privada)

ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição)

ERASTO GAERTNER (Setor de Eventos/Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa)

EXPOEDITORA (Revista dos Eventos)

FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação)

FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda)

FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil)

IBRADEP (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial)

SEBRAE/SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/São Paulo)

SINSESP (Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo)

UNEDESTINOS (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos)

SERVIÇO

Conape 2019 – Congresso Nacional dos Profissionais de Eventos

Data: 21 a 23 de maio

Horário: 9h às 18h

Local: Espaço Business – Avenida Paulista, 1776 - São Paulo – SP

Taxa promocional até 15 de fevereiro. Número limitado de vagas.

Clique aqui e faça a sua inscrição.

Fonte: assessoria

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