Congresso FIGO terá programação especial em português

Organizadas pela FEBRASGO, serão 17 sessões com temas de maior demanda entre ginecologistas e obstetras brasileiros.

Com pautas escolhidas especialmente para atender às demandas do dia a dia dos especialistas do Brasil, o XXII Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia da FIGO acontece no Rio de Janeiro, de 14 a 19 de outubro.

Serão 17 sessões em português, abordando temas como redução de cesáreas, da mortalidade materna, infecção por sífilis na gravidez, diabetes gestacional, climatério, insuficiência ovariana prematura, Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), o Projeto Parto Adequado, anticoncepção, entre outros.

“Comumente os encontros da FIGO são realizados sempre em inglês. Em alguns países é permitida a tradução simultânea”, lembra o diretor científico da FEBRASGO, Marcos Felipe Silva de Sá. “Aqui no Brasil, teríamos o conjunto das palestras somente em língua inglesa. Porém, pleiteamos junto à Federação Internacional que algumas sessões fossem em português", informa.

O pedido, aceito pela FIGO, visa a garantir que os ginecologistas e obstetras que não dominam o idioma também tenham acesso às principais polêmicas e novidades do Congresso Mundial.

De acordo com o presidente da FEBRASGO, César Eduardo Fernandes, o ajuste significa uma conquista para a especialidade e para a qualificação da assistência à mulher, pois será uma oportunidade ímpar para a disseminação do conhecimento científico de excelência.

O Congresso da FIGO já é um sucesso por antecipação. Até o início de setembro, havia 8 mil inscritos, metade deles brasileiros. Haverá um debate diversificado. O programa completo pode ser acessado no endereço eletrônico do Congresso.

“Pela expressão dos números, nada mais justo do que apresentar eventos na nossa língua”, pontua Marcos Felipe.


Fonte: assessoria