Congresso Internacional Estetika 2019 traz temas e grandes profissionais estrangeiros

Estética Masculina e Oncologia Estética são algumas das novidades do evento, que contará ainda com visita do pioneiro no microagulhamento no mundo, o sul-africano Desmond Fernandes.

O Estetika 2019, evento referência no setor, se aproxima - de 29 de agosto a 1º de setembro no São Paulo Expo -, com novidades e será uma grande oportunidade para profissionais da área aprofundarem conhecimento e aprimorarem suas técnicas durante o congresso científico internacional.

Entre os palestrantes estrangeiros confirmados está o cirurgião plástico sul-africano Desmond Fernandes, pioneiro no microagulhamento, que vem pela primeira vez ao Brasil, e falará sobre os novos avanços científicos na aplicação desse método. Outros profissionais renomados são o italiano Andrea Bovero, Presidente do Comitê Internacional de Estética e Cosmetologia da Itália, que virá com um time de compatriotas especialistas em técnicas de bem-estar e recursos manuais; Fabricio Ormonde, que vem dos Estados Unidos, e apresentará recursos estéticos avançados para o aumento da permeabilidade cutânea; e a russa Elena Zemskova, referência em técnicas manuais e massagista terapêutica, que falará sobre quiromassagem inteligente aplicada ao rejuvenescimento facial.

Palestras ligadas à estética masculina, setor em ampla expansão no Brasil, e temas como cuidados com pele negra, biossegurança, estética aplicada à oncologia, embelezamento do olhar e cílios, nutrição estética, tricologia (ciência que trata do couro cabeludo e dos fios de cabelo), microagulhamento, micropigmentação harmônica e argiloterapia, serão destaques no evento.

Este ano o Estetika trará seu 1º Simpósio de Oncologia, um setor que merece atenção especial. De acordo com o INCA, em 2018 foram registrados cerca de 600 mil novos casos de câncer no país. Esses dados fazem com que os profissionais das áreas de saúde e bem estar tenham um olhar promissor para os cuidados com os pacientes em tratamento oncológico.

A especialista Vanessa Lacerda ministrará, dia 1 de setembro, palestra sobre a possibilidade de esteticistas atuarem junto a equipes multidisciplinares utilizando recursos manuais, assim como a cosmetologia e a eletroterapia, dentro das melhores práticas acadêmicas e profissionais , com embasamento científico, e assim contribuir de forma humanizada para a melhora da qualidade de vida e autoestima de pacientes oncológicos.

Atualmente, o profissional da área de estética e fisioterapia dermatofuncional desenvolve um trabalho com estes pacientes durante ou após os tratamentos de quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e pós-operatório, com o objetivo de melhorar as condições da pele, bem como contribuir para o bem-estar pessoal. Esses profissionais atuam na área de terapias manuais, como a drenagem linfática e massagem oncológica facial e corporal, micropigmentação da aréola, limpeza de pele, cuidados com a cutilação e unhas, com a queda de cabelo, hidratação de pele, cuidados paliativos, entre outros.

Estética Masculina

O Brasil é o 4º país que mais consome produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos em todo o mundo, atrás dos EUA, China e Japão, segundo relatório da Abihpec de 2018. Atualmente, é o 2º maior consumidor de produtos masculinos e estima-se que deva liderar o ranking mundial até o final deste ano. Essa expansão do mercado de estética masculino começou há cerca de dez anos, mas com crescimento mais expressivo nos últimos cinco anos.

De acordo com a especialista Maria Rita Pereira de Resende, fisioterapeuta pós-graduada em gestão da Cosmetologia, esse crescimento se deve ao fato dos homens terem superado estigma de associar vaidade a falta de masculinidade; eles querem viver mais e melhor com saúde e bem-estar. Outro fator, segundo ela, é a questão do uso de imagem para sobreviver no mercado de trabalho. "Além do tradicional cuidado com barba e cabelo, os homens vêm procurando cada vez mais tratamentos como limpeza de pele, máscaras faciais, tratamento para afinamento de pele para reduzir os poros da pele, massagens relaxantes com óleos essenciais, além de manicure e pedicure", explica.

As drenagens pós-operatórias também têm sido muito procuradas em centros de estética devido ao aumento de cirurgias como as de ginecomastia (para redução do volume mamário em homens).

A professora Maria Rita Pereira de Resende ministrará palestra no Congresso Estetika sobre essa nova fronteira com potencial de duplicar o mercado de trabalho.

A programação completa do Congresso e Feira Estetika pode ser conferida aqui.

SERVIÇO

Estetika 2019

Data: 29/8 a 1/9

Horários: Feira Estetika, dias 29/8 e 30/8 das 11h às 20, e dias 31/8 e 1/9 das 10h às 20h / Congresso Estetika: das 9h às 18h

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo)

Fonte: assessoria