MEC, reitores e políticos discutem Educação em congresso da Jeduca

Na última semana, o MEC anunciou o “Future-se”, programa que pretende aumentar a participação da iniciativa privada em instituições federais.

O secretário de Ensino Superior do MEC (Ministério da Educação), Arnaldo Lima, confirmou presença no 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca. No dia 19, a partir das 14h30, o representante do governo Jair Bolsonaro (PSL) divide o palco com Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Vahan Agopyan e Flávia Calé, presidente da ANPG (Associação Nacional de pós-Graduandos).

Cortes no orçamento de universidades e declarações polêmicas do governo federal marcaram o primeiro semestre. Na última semana, o MEC anunciou o “Future-se”, programa que pretende aumentar a participação da iniciativa privada em instituições federais de todo o país. A medicação será de Mônica Weinberg, jornalista da revista VEJA.

O congresso da Jeduca será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Colégio Rio Branco, em São Paulo. A programação está disponível no link.

Antes da conversa com os reitores, parlamentares de partidos diferentes e perfis distintos vão discutir a visão do novo Congresso sobre educação, também no dia 19, a partir das 11h45.

Estarão presentes a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) e Caroline de Toni (PSL-SC), ex-líder do MBL (Movimento Brasil Livre) de Santa Catarina. Ela defende que Paulo Freire deixe de ser o patrono da Educação brasileira. Também participam os deputados Pedro Cunha Lima (PSDB-SP), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e Rosa Neide (PT-MT), também integrante da Comissão. A mediação será do repórter Paulo Saldaña, da Folha de S. Paulo.

"A Jeduca tem como missão ampliar e qualificar o debate sobre educação, através do jornalismo de qualidade. O debate com diferentes atores do cenário educacional é condizente com nossos valores de independência e pluralidade. Há pautas relevantes sendo discutidas no Congresso Nacional, caso do Fundeb, que precisam de mais atenção da sociedade", afirma Antonio Gois, presidente da Jeduca.

Mais política

No segundo dia de evento, um papo sobre a atual tumultuada cobertura do Ministério da Educação no governo Bolsonaro terá a mediação da repórter especial e colunista do Estadão, Renata Cafardo, também diretora da Jeduca. Participam da conversa a comentarista da GloboNews e colunista do Estadão, Eliane Cantanhêde, e os repórteres Caio Junqueira, da revista Crusoé, e Hugo Passarelli, do jornal Valor Econômico.

SERVIÇO

3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

Data:s 19 e 20 de agosto

Horário: 9h às 18h30

Local: Colégio Rio Branco, em São Paulo (SP)

Programação aqui.

* O local do evento conta com rampas de acesso e elevadores. As sessões realizadas no auditório terão tradução em Libras.

Fonte: assessoria