Palestras vão abordar novidades sobre gestão e estratégia

Indústria 4.0 e Sinergia do Toyota Kata serão temas de palestras no XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil.

O principal evento sobre atualização em tendências e estratégias de gestão acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, no Hotel Pullman, em São Paulo. Trata-se do XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil, que nesta edição trará duas palestras sobre temas relevantes para a atualidade: ‘Tendências na indústria 4.0’ e ‘Sinergia do Toyota Kata, Métodos Ágeis e Kaizen’.

Theo Paraschiva, executivo com mais de 40 anos de atuação em gestão de processos, planejamento de manufatura, logística e instalação industriais, da empresa Ótima Estratégia e Gestão, conduzirá a palestra “Tendências na indústria 4.0”. Paraschiva já passou por organizações como Ford, CNH (Case New Holland), TEREX e Metalfrio. Nos últimos quatro anos, exerceu o cargo de diretor geral do Instituto Santos Dumont de Ensino e Pesquisa nas áreas de Neurociências e Neuroengenharia.

Durante a palestra, serão destacados pontos importantes da 4ª Revolução Industrial, suas características e tecnologias habilitadoras, diferenciando-a das anteriores. Além das estratégias de implantação no Brasil, os principais desafios e impactos, manufatura Lean, Six Sigma e a Indústria 4.0, profissões e o futuro do trabalho.

De acordo com Paraschiva, esse tema é de grande relevância para a atualidade. O Brasil vem perdendo competitividade ao longo dos anos e o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, através da ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial), criou em 2018 a Agenda Brasileira para a Indústria 4.0 como uma política pública para a recuperação da competitividade.

“Esse plano leva em conta o atraso tecnológico do parque industrial brasileiro e a falta de capacitação dos nossos profissionais”, contextualiza o executivo. Nesse sentido, os congressistas poderão comparar as suas competências com as novas exigências do mercado, de modo a aproveitar a oportunidade que se apresenta.

Ainda de acordo com o palestrante, as revoluções industriais anteriores mudaram a forma como produzimos as coisas e como nos tornamos mais produtivos. “A 4ª Revolução Industrial, caracterizada pela alta velocidade da mudança, está alterando nosso comportamento, a maneira como consumimos e nos comunicamos. Não é só um problema de modelo de negócio, ela muda a sociedade. O grande desafio será a criação das habilidades necessárias para atender as empresas e indústrias no futuro e como vamos dominar esta 4ª Revolução para a sociedade”, conjectura.

Sinergia

O outro tema “Sinergia do Toyota Kata, Métodos Ágeis e Kaizen” será abordado por Khatchik Panossian, executivo com mais de 36 anos de experiência nas áreas de Engenharia, Qualidade e Produção, tendo atuado em empresas como Ford/Visteon – Ford Technical Center em Detroit/USA, Mann & Hummel, Motorola, Modine Sistemas Térrmicos e Carbon Blindados. Gerente de Soluções em Gestão da empresa Ótima, Panossian é também Coach em Toyota Kata e Especialista em Gestão Competitiva Lean6sigma.

“Pretendo abortar os dois Katas: o de melhoria e o de coaching. Vamos falar como eles funcionam e como poderão ajudar as empresas a se habituarem a realizar melhorias no dia a dia, o que está embasado na experimentação, com pequenos passos, e fundamentado no aprendizado com suas próprias experiências. Vamos também traçar um paralelo com o Kaizen e os métodos ágeis, mostrando como eles se complementam para o crescimento sustentado das empresas”, informa o executivo.

Segundo o palestrante, embora os conceitos, princípios e ferramentas Lean e Six Sigma estejam bastante difundidos, a maioria das empresas ainda lida com o aspecto da sua sustentabilidade. “O Kata em conjunto com os Métodos Ágeis e a abrangência do Kaizen podem transformar as empresas, potencializando suas habilidades em realizar as melhorias de forma ampla, rápida e sólida”, reforça. Por exemplo, através do relacionamento Mentor/Aprendiz (Kata de Coaching), os líderes podem ensinar, acompanhar e conduzir cada um de seus liderados a realizar as melhorias dentro da sua área de atuação, de forma rotineira e diária.

Congresso

O XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil é voltado para profissionais da área de gestão, disseminando as melhores práticas de metodologias de gerenciamento de processos, projetos e qualidade. Momento único de reflexão para os gestores, a solução de parte dos problemas do país certamente partirá de pessoas que estarão presentes nesse evento, profissionais que poderão fazer de fato a mudança aplicando metodologias, modelos e processos de gestão internacionalmente reconhecidos.

Serão proferidas mais de 40 palestras e cases de sucesso, divididos em temas focados no negócio e em tudo o que o gestor precisa saber para melhorar sua eficiência, como Lean Six Sigma, Gestão de Projetos, Inovação, Liderança, Panorama Econômico, Gestão de Riscos, Gestão Pública, Sustentabilidade, entre outros.

SERVIÇO

XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil 2019

Data: 23 a 24 de maio de 2019

Horário: 8h às 18h

Local: Hotel Pullman

Endereço: R. Olimpíadas, 205 - Vila Olimpia – São Paulo - SP

Fonte: assessoria