Primeiro passo da reestruturação do mercado da hospitalidade é dado com sucesso.

Eventos realizados simultaneamente comprovam importância da parceria para o mercado da hospitalidade.

Aconteceram na semana passada, entre os dias 16 e 18 de maio, a Equipotel Regional e o Conotel 2018, em Fortaleza, no centro de eventos do Ceará. Feira e congresso retomaram a parceria após 10 anos separados, apresentando uma nova proposta, e o resultado dessa reaproximação foi extremamente positivo, fazendo do evento um grande sucesso.

"Conseguimos realizar o melhor evento da hotelaria nesses 82 anos de ABIH. Percorremos 21 estados para convocar os hoteleiros de todo Brasil e eles vieram", afirmou Manoel Linhares, presidente da ABIH-Nacional, organizador do congresso. Desde a cerimônia de abertura, ele ressaltou a necessidade de união do setor, que tem amplo potencial de desenvolvimento. "Se todos os estados tratassem o turismo como deveriam, estaríamos competindo com os grandes destinos mundiais. Ainda há o que se fazer para chegarmos lá. Agradeço a união de todos que tornaram possível a organização dos eventos em Fortaleza. Somente assim, juntos, seremos capazes de superar os obstáculos", afirmou Linhares, que mereceu uma longa e efusiva salva de palmas do público presente.

A fala de Manoel Linhares reflete o resultado positivo do calendário de visitações feito por ele em conjunto com executivos da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa responsável pela Equipotel Regional. O road show, como foi chamado, contemplou 21 capitais de estado, nas quais as visitações reuniram os corpos regionais de associações como o SEBRAE, ABRASEL e ABIH's. O resultado foram caravanas de todo o país dirigidas à Fortaleza para os eventos.

"A hospitalidade é um conceito abstrato, mas que pode ser enxergada em três aspectos de um negócio: infraestrutura, pessoas e serviços. Com a Equipotel Regional, a intenção foi aproximar vendedores e compradores do setor sob esse novo viés, fazendo da feira o primeiro passo de uma reestruturação desse mercado. O processo que começou com as visitas às sedes das ABIH's regionais deu resultado e a intenção é dar sequência ao bom trabalho que fizemos aqui no Ceará", declarou Camila Moretti, gerente de produto da Equipotel Regional.

Buscando promover uma nova aproximação com o mercado da hospitalidade, a Reed Exhibitions Alcantara Machado trouxe à tona um novo formato de feira, aprovado por visitantes e expositores. A feira contou com 50 expositores, ocupando 4.500 m², e reuniu 3559 visitantes durante os três dias. O conteúdo, a cargo do Conotel, contou com 14h horas de palestras, mesas redondas e debates durante os três dias.

Expositores e visitantes aprovaram a feira, apontando diferentes pontos que causaram surpresas positivas, além de confirmação e superação de expectativas. Jandir Neto, da Real Gem's, relatou: "Esperávamos um movimento menor de visitas. Fizemos muitos contatos e todos muito qualificados. Notamos que a hotelaria qualificada esteve presente no evento". A declaração vai ao encontro dos dados oficiais do evento, que já apontavam expectativa de público superada ainda na manhã do segundo dia de feira.

Para a Ask Suite, a feira foi um bom momento positivo, apresentando seu robô de atendimento online em primeira mão na Equipotel Regional. A empresa aprovou a estratégia utilizada, pela capilaridade de divulgação de seu novo produto permitida pelo evento. "Tivemos visitantes de várias regiões e estados brasileiros. Além do mercado local, que se mobilizou bastante, tivemos contatos abertos após recebermos pessoas de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, o que foi uma surpresa bastante positiva".

Conteúdo

Ocorrendo paralelamente ao Conotel 2018, os visitantes da Equipotel Regional puderam conferir palestras, mesas redondas e debates abertos durante os três dias do evento. Com a presença de figuras importantes, como o presidente do Senado federal Eunício Oliveira, o presidente da frente parlamentar mista pelo turismo, deputado federal Herculano Passos, os ministros do turismo e do trabalho do governo federal, Vinicius Lummertz e Helton Yomura, respectivamente, o pré-candidato à presidência da república Ciro Gomes, além de personalidades do setor privado.

O tema do congresso foi "Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro" e, dentre a programação, uma grande abrangência de tópicos. Desde a discussão sobre regulamentação de aplicativos e novos serviços, até os cuidados com sustentabilidade e acessibilidade. Palestras sobre estratégias de financiamento e inovação, além de conversas sobre como tornar a indústria de hotéis mais atuante no cenário de tomada de decisões no país. O conteúdo abrangente e de qualidade atraiu muitos congressistas, rendendo pautas para discussões relevantes para esse novo momento do mercado de meios de hospedagem nacional.

"A retomada da parceria com a ABIH-Nacional, conduzida com muita dedicação por Manoel Linhares, o novo presidente da associação, foi muito positiva para nós. O teor do conteúdo do Conotel e todo trabalho de divulgação conjunta fez com que atraíssemos um público vasto e de interesse. Não só apresentamos soluções inovadoras na feira, como também se discutiu assuntos atuais do ramo da hotelaria e do turismo, motivando uma reorganização e atualização do setor", pontuou Camila Moretti.

Equipotel 2019 – Goiânia

Em 2019, a Equipotel Regional e o Conotel tomarão conta de Goiânia para reeditar a parceria de sucesso desse ano. A expectativa dos expositores e visitantes é grande após os resultados obtidos em Fortaleza.

Para Diego Correia, coordenador de marketing da H System, o resultado foi muito satisfatório. "O desempenho na Equipotel Regional foi fantástico, notamos um interesse natural dos visitantes pelos temas do Conotel, o que nos ajudou muito. Todo o debate e necessidade dos hoteleiros de se modernizar foi vista na feira. Fechamos negócios aqui, tudo facilitado pela organização e tratamento que recebemos desde o começo. Para nós, esperamos os resultados obtidos aqui em São Paulo e em Goiânia. Nossa expectativa é a melhor possível", afirmou.

O caráter itinerante da feira foi amplamente elogiado, devido à oportunidade gerada de aproximar empresas a clientes de todo o Brasil. Para Maurício Garcia, diretor comercial da Harus Amenities, as características exclusivas da Equipotel Regional favorecem de forma positiva o estabelecimento de novos contatos. "A Equipotel Regional foi uma feira muito interessante, pois ela atingiu um público que até então não tínhamos acesso. As divulgações regionais converteram visitantes maranhenses, piauienses e outros dos estados próximos ao Ceará, que até então não tínhamos acesso. A feira foi muito positiva em termos de relacionamento", garantiu.

"O desafio agora é não deixar cair. Vamos nos dedicar da mesma forma para 2019 em Goiânia e em 2020 para Salvador", relatou Manoel Linhares. Vanessa Pires, presidente da ABIH-Goiás, na cerimônia de encerramento do Conotel, sucedeu a fala do presidente nacional da associação e se mostrou empolgada para o evento que desembarca no centro oeste em maio de 2019. "Goiânia está em festa e receberá em 2019 o Conotel com o tema "Tendências e Inovações no Segmento Hoteleiro"´, afirmou a presidente. "Temos vários motivos para comemorar. Somos pioneiros na regulamentação de novos serviços para o ramo do turismo e fomos presenteados com a organização do 61º Conotel", finalizou.

Fonte: Assessoria