Quarta revolução industrial é tema de Congresso

Nos dias 5 e 6 de dezembro, será realizado, em São Paulo, o 1º Congresso Brasileiro de Indústria 4.0.

Uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), durante os dois dias, palestrantes nacionais e internacionais apresentarão e discutirão os rumos e os impactos da chamada Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) no Brasil, o cenário global das tecnologias disruptivas e de que forma a indústria brasileira pode se preparar para estes novos modelos de negócios e os inúmeros desafios impostos à competitividade.

No dia 5, o Congresso será realizado das 9h às 18h, no Teatro do Sesi, e contará com quatro painéis de discussão, além de uma exposição tecnológica em frente ao teatro com empresas de tecnologia e agências de fomento. A ABDI vai disponibilizar um estande para divulgação de projetos de apoio à inovação, tais como o Programa Rumo à Indústria 4.0, realizado em parceria com a Fiesp e o Senai-SP; o Programa Nacional Conexão Startup Indústria; e o Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes.

Personalidades nacionais e internacionais

Participarão da mesa de abertura o presidente da ABDI, Guto Ferreira; o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; o vice-presidente da Fiesp e diretor titular do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho; e o diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni. Também estão previstas as presenças dos ministros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab.

Das personalidades internacionais estão confirmados Byoung-Gyu YU, presidente do Instituto Coreano para Economia Industrial e Comércio; Rainer Stark, diretor da Divisão de Criação de Produtos Virtuais, do Instituto alemão Fraunhofer IPK; Karin Mayer Rubinstein, presidente e CEO da IATI (Israel Advanced Technology Industries – Organização de Indústrias Tecnológicas Avançadas de Israel); Lynne McGregor, especialista em Manufatura de Alto Valor Agregado na Instituição Innovate UK; Suresh Kannan, membro do Industrial Internet Consortium (IIC) e presidente da Digiblitz; e Yutaka Manchu, secretário-geral adjunto do Conselho de Revolução Robótica do Japão e especialista em Internet das Coisas Industrial.

O segundo dia do Congresso será marcado por uma visita, no período da manhã, à exposição tecnológica do Senai-SP, em São Caetano do Sul, e a realização da palestra “A Quarta Revolução Industrial, a Empresa Digital e o Futuro do Emprego”. Para participação na visita, serão disponibilizados ônibus que sairão da sede da Fiesp. Para isso, será obrigatória a inscrição com antecedência no link do evento.

Confira a programação completa do 1º Congresso Brasileiro de Indústria 4.0.

Para inscrições no evento, clique aqui.

Indústria 4.0

A quarta revolução industrial ou Indústria 4.0 considera o aumento da informatização na indústria de transformação, onde máquinas e equipamentos (objetos físicos) passam a ser perfeitamente integrados em redes de internet.

Como resultado, a produção será verticalmente conectada com o processo de negócios e horizontalmente conectada às cadeias de valor dispersas geograficamente e que podem ser gerenciadas em tempo real.

Desta forma, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Por meio da conexão de máquinas, sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor.

Algumas tecnologias consideradas 4.0 são: análise de Big Data (coleta, processamento e análise de grande quantidade de dados em tempo real); Computação de alta performance; Comunicação de máquina para máquina (M2M); Digitalização; Inteligência Artificial; Internet das Coisas (Internet of Things – IoT); Internet Industrial das Coisas (IIoT); Manufatura aditiva (por exemplo, impressão 3D); Monitoramento e controle remoto da produção; Realidade aumentada; Robótica; Sensores inteligentes; Simulações virtuais.

SERVIÇO

1º Congresso Brasileiro de Indústria 4.0

Data: 5 e 6 de dezembro
Horário: dia 5, das 9h às 18h; dia 6,às 9h, visita à Escola do Senai
Local: Teatro do Sesi, em São Paulo.
Confira a programação completa e faça a inscrição.
Fonte: assessoria