São Paulo recebe Congresso Mundial da IDA 2017 sobre dessalinização e reuso da água

Conferência Líder Mundial pela primeira vez na América Latina

Desde 2010 em contato com a International Desalination Association & Water Reuse, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) em parceria estratégica com a ESA Latin America trazem a São Paulo o principal evento global voltado à reutilização e dessalinização de água. Realizado pela 1ª vez na América Latina o evento apresenta uma exposição líder do setor, um programa técnico abrangente de quatro dias e visitas a plantas e eventos de networking durante a semana de 15 a 20 de outubro. O congresso conta com a presença de aproximadamente 1.200 participantes do setor público e privado de todo o mundo - líderes em todos os setores da indústria, desde usuários finais a desenvolvedores de tecnologia e fornecedores de soluções, acadêmicos e pesquisadores, financiadores, fornecedores e consultores.

Várias sessões técnicas serão dedicadas a histórias de sucesso regionais que mostram como a reutilização da água e a dessalinização estão ajudando os países latino-americanos a desenvolver os principais setores econômicos. Outras sessões abordarão a política da água, desenvolvimento, governabilidade, finanças e desafios de mercado; Práticas de reutilização de água; Dessalinização e reutilização de água em aplicações industriais; Tecnologias emergentes e avançadas; Dessalinização e energias renováveis; E dessalinização e meio ambiente. Além disso, a IDA está organizando uma série de painéis e / ou mesas redondas.

Ao todo, aproximadamente 350 trabalhos representando 40 países foram submetidos para serem considerados no programa técnico. Outras apresentações serão oferecidas no Teatro da Inovação do Congresso. "Com os dados do Anuário da IDA vêm mostrando há anos, a América Latina, e em particular o Brasil, tornou-se um dos principais usuários da tecnologia de dessalinização e reutilização de água. O potencial para um maior uso dessas tecnologias é enorme e o interesse é muito alto ", disse Emilio Gabbrielli, presidente da Associação Internacional de Dessalinização.

Com base em anos de experiência em ver o impacto positivo do Congresso Mundial da IDA em outras partes do mundo, espera-se que este evento, sirva mais uma vez de catalisador para um uso mais amplo e apropriado dessas tecnologias no Brasil e na América Latina. Essa perspectiva, aliada ao forte apoio do Brasil foi a razão pela qual a IDA selecionou o Brasil como local para a Congresso Mundial de 2017 ", acrescentou.

O tema do Congresso Mundial de 2017, "Ensure Your Water Future," destaca a importância da reutilização e dessalinização da água, na solução dos desafios mundiais da água. O Congresso Mundial apresenta uma oportunidade sem precedentes para a difusão de conhecimento e oferece uma oportunidade ideal para que os participantes de todo o mundo saibam mais sobre as inúmeras oportunidades que o Brasil e o resto da América Latina oferecem, destaca Emilio Gabbrielli, presidente da entidade.

Várias das importantes organizações e instituições brasileiras são parceiras estratégicas do Congresso, entre elas a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental); ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto); SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias); ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos); CNI (Confederac?a~o Nacional da Indu?stria); ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas); SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo); EMBRATUR; e (IICA) Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. A AIDIS (Associação Interamericana Ambiental de Engenharia Sanitária) e ANEAS (Associação Nacional de Empresas de Água e Saneamento do México) são parceiros estratégicos localizados fora do Brasil.