Turismo científico em alta no Rio de Janeiro

Congresso Brasileiro de Geologia volta à cidade 34 anos depois.

O período de crise no mercado de eventos do Rio de Janeiro está com os dias contados, apostam especialistas. Somente em agosto, a cidade está recebendo 18 eventos técnicos e científicos que movimentam o turismo na cidade. Uma prova disso é o 49º Congresso Brasileiro de Geologia, que volta a acontecer no Rio, 34 anos depois. O maior evento de geologia e geociências da América do Sul está marcado para os dias 20 a 24 de agosto, no Centro de Convenções Sul América. Especialistas dos Estados Unidos, Portugal, Argentina, Austrália, Noruega e Alemanha estão confirmados entre os palestrantes.

Desde 1984 o congresso não era realizado na capital fluminense, pausa interrompida apenas no ano 2000 com a edição do 30º International Geological Congresso, no Riocentro. "A cidade do Rio de Janeiro possui capital humano, empresarial e científico para realizar um belíssimo e estimulante 49º Congresso Brasileiro de Geologia”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Geologia (Núcleo RJ-ES), Hernani Aquini Fernandes Chaves, que preside também a Comissão Organizadora do 49º CBG.

Inscrições estão abertas até dia 10

Com o tema central ‘Conhecer o passado para entender o futuro’, o Congresso espera reunir cerca de 4 mil profissionais (indústria, comércio e serviços), pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação) das diversas áreas de conhecimento das Ciências da Terra. Também deverá atrair interessados nos temas que envolvem as Geociências, seja na área aplicada ou teórica/acadêmica, além da comunidade em geral.

Durante os cinco dias de congresso, deverão ser apresentados 2.175 trabalhos técnicos e científicos. Além de sessões tradicionais sobre temas relacionados com a formação básica dos profissionais da área de Geologia, aspectos sobre a atividade do geólogo e o mercado de trabalho, haverá mesas redondas sobre grandes temas como Segurança do Trabalho, Defesa das Instituições Públicas de Geologia e da Ciência Brasileira, Petróleo e Gás e Meio Ambiente e Licenciamento.

A programação contará com as sessões temáticas “Geociências, Sociedade e Desenvolvimento Sustentável’, ‘Recursos Minerais e Energéticos’, ‘Tectônica e Evolução Geodinâmica’, ‘Estratigrafia, Sedimentologia e Paleontologia’, ‘Geofísica e Geotecnologia’ e ‘Investigação Básica em Geociências’. Além do 9º Simpósio do Cretáceo do Brasil e do 7º Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados haverá outras atividades paralelas, como minicursos, excursões e concurso de fotografia.

As inscrições para participar do 49º Congresso Brasileiro de Geologia estão abertas até 10 de agosto. Associados em dia da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) pagam menos: R$ 1.085 ou R$ 405, se for estudante de graduação. A inscrição é válida também para o 9º Simpósio do Cretáceo do Brasil e o 7º Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, que acontecem paralelamente. Os interessados devem acessar o site.

Mais informações:

49º Congresso Brasileiro de Geologia

Sociedade Brasileira de Geologia (SBG)

Fonte: assessoria