Workshops colocarão em prática metodologias de gestão durante Congresso Internacional

XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil terá uma programação exclusiva com aplicações práticas das metodologias abordadas durante as palestras.

O público reivindicou e será atendido. A 11ª Edição do Congresso Internacional Six Sigma Brasil terá uma grade de workshops inédita, onde serão apresentadas aplicações práticas de metodologias e sistemas discutidos durante as palestras. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, no Hotel Pullman, em São Paulo.

“O espaço terá vagas limitadas para os congressistas interessados em participar ativamente das apresentações dos workshops”, informa Clóvis Bergamo, CEO da Six Sigma Brasil, organizadora do evento. De acordo com ele, esses workshops vêm sendo requisitados há algum tempo pelos congressistas, para possibilitar participação mais prática e interativa dos temas abordados nas palestras, o que facilita a absorção mais efetiva do conhecimento.

As apresentações vão contribuir para o aperfeiçoamento de habilidades e competências essenciais dos gestores, ajudando a frutificar ideias, tomadas de decisão, team work e em comunicação interpessoal. A empresa SAM – Souza Aranha Machado Consultoria e Produções Artísticas, por exemplo, mostrará como a criatividade é um pré-requisito vital para a inovação, embora seja uma característica difícil de ser desenvolvida na prática.

Luiz Alberto Machado, diretor da empresa e mestre em Criatividade e Inovação, destaca que num ambiente com elevado grau de competitividade, as empresas devem desenvolver e incentivar a criatividade individual, com inovação de ferramentas eficientes para se diferenciarem no mercado.

“O workshop possibilita maior interação entre as pessoas presentes, que podem ter participação mais ativa do que numa palestra tradicional”, identifica Machado. “A partir disso, constitui-se uma oportunidade de aprendizado prático”, constata.

A empresa Paulo Mei Consultoria e Treinamento também terá uma apresentação interativa abordando o assunto ‘A gestão descomplicada de stakeholders’, tema considerado relevante, já que o sucesso de um projeto está diretamente atrelado à satisfação de todos os envolvidos.

“Gerenciar as partes interessadas, engajá-las adequadamente e minimizar possíveis interferências negativas são ações fundamentais para o resultado e geração dos benefícios esperados”, pontua Paulo Mei, diretor da empresa e autor dos livros "Gerenciamento da Integração em Projetos" (Elsevier; 2013) e "PM Mind Map® – A gestão descomplicada de projetos" (Brasport; 2015). Ele lamenta que as últimas pesquisas sobre resultados de projetos no Brasil e no mundo ainda revelem dados desanimadores.

“Existe um desperdício muito grande e uma fraca geração de benefícios, desagradando os patrocinadores, clientes e comprometendo os recursos envolvidos. As principais causas de fracasso frequentemente apontadas nessas pesquisas são falhas na comunicação e má gestão das partes interessadas”, revela. Mei utilizará o modelo PM Mind Map® na condução de seu workshop, ferramenta que considera extremamente prática e participativa.

A Seta – Desenvolvimento Gerencial também fará uma apresentação do tema ‘Inovação – Conduzindo projetos em um mundo V.U.C.A.’. O diretor da empresa e Master Black Belt, Alberto Pezeiro, falará sobre Design Thinking, Lean Start Up e Mentalidade Ágil em projetos onde não é possível estabelecer relações de causa e efeito. “As pessoas vão entender como inovação e gestão podem se convergir, quais tipos de projetos se beneficiam de uma abordagem onde empatia, colaboração e experimentação funcionam melhor que planejamento e análise”, exemplifica Pezeiro.

O executivo, que acumula passagem por empresas como GE Plastics, FORD e Volkswagen, acrescenta que cada vez mais organizações usam os conceitos de Design Thinking e Lean Start-up para desenvolver novos produtos e serviços, assim como a Mentalidade Ágil para implementar projetos com maior flexibilidade e aderência às necessidades dos clientes.

A Setec Consulting Group, por sua vez, participará do workshop com o tema ‘Gamificação Aplicada à Jornada da Excelência Operacional’, onde mostrará na prática os mais diversos métodos inovadores de gamificação, como Lego® Serious Play®, Salas de Jogos de Fuga, Digital Interation, Jogos de Tabuleiros e Colaborativos, entre outros. Eles podem ser aplicados às seis fases da jornada da excelência operacional.

José Goldfreind, diretor da Setec, Master Black Belt e especialista em coaching, destaca que o congressista terá possibilidade de vivenciar experiências com as mais recentes metodologias de gamificação aplicadas à solução de problemas, treinamentos, seleção de belts, de projetos e coaching coletivos. “Ao final do workshop, o participante será capaz de montar uma trilha específica e inovadora com gamificação dentro da realidade da jornada da excelência operacional da sua empresa”, sugere.

De acordo com Goldfreind, a gamificação é um vetor fundamental utilizado na gestão da mudança. “Os profissionais brasileiros necessitam de metodologias inovadoras e atualizadas para escalar, de forma interativa e ágil, as mudanças necessárias para a sustentação dos programas com foco no negócio”, enfatiza.

A Microsoft vai participar pela primeira vez do Congresso Six Sigma Brasil e apresentará em seu workshop a ferramenta Microsoft PPM (Project & Portfolio Management), utilizada para gestão de processos e qualidade em projetos de melhoria contínua. Michael Fukuda, diretor comercial da Microsoft para a América Latina, conta que a implementação desse sistema na nuvem possibilita ROI de 300% e sete meses de payback, segundo dados oficiais do Forrester.

De acordo com Michael, o Microsoft PPM funciona como painel de controle confiável para o acompanhamento de gastos, tempos de entrega e outras operações. “No workshop, vamos compartilhar dados e exemplos de empresas nacionais e internacionais que estão obtendo êxito com a utilização dessa ferramenta”, sinaliza. “Será o momento de falar, inclusive, sobre as novidades e caminhos que estamos seguindo com novas funções do Microsoft PPM, que usa como base o Project Online na nuvem Microsoft”, diz.

Na visão de Michael, o processo de certificação e a busca por melhorias através dos processos são essenciais para as gerações atuais e para as próximas, especialmente na conquista da disciplina, de valores essenciais para a execução de projetos, conquista do sucesso e ótimas implementações.

Congresso

O XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil é voltado para profissionais da área de gestão, disseminando as melhores práticas de metodologias de gerenciamento de processos, projetos e qualidade. Momento único de reflexão para os gestores, a solução de parte dos problemas do país certamente partirá de pessoas que estarão presentes nesse evento, profissionais que poderão fazer de fato a mudança aplicando metodologias, modelos e processos de gestão internacionalmente reconhecidos.

Serão proferidas mais de 40 palestras e cases de sucesso, divididos em temas focados no negócio e em tudo o que o gestor precisa saber para melhorar sua eficiência, como Lean Six Sigma, Gestão de Projetos, Inovação, Liderança, Panorama Econômico, Gestão de Riscos, Gestão Pública, Sustentabilidade, entre outros.

SERVIÇO

XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil 2019

Data: 23 a 24 de maio de 2019

Horário: 8h às 18h

Local: Hotel Pullman

Endereço: R. Olimpíadas, 205 - Vila Olimpia – São Paulo - SP

Fonte: assessoria