50 mil argentinos visitarão o RS durante a Copa do Mundo 2014

O número supera a presença dos argentinos durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
Segurança, turismo e infraestrutura foram temas dominantes durante o encontro




O Governo do Estado, juntamente com integrantes do Sport Club Internacional e Governo Federal, recebeu, nesta segunda-feira (17), no Estádio Beira-Rio, uma comitiva da Argentina liderada pelo delegado do embaixador no Brasil, ministro Mariano Vergara. Na abertura do encontro, o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen, destacou os benefícios de a Capital sediar uma das partidas da Argentina na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

"Estamos trabalhando fortemente para que a Copa seja um sucesso no Rio Grande do Sul. Ficamos muito felizes em receber um jogo da Argentina, pois temos muita proximidade com o país. Não só nas fronteiras, mas também com relação às nossas culturas", destacou Petersen.

Durante a reunião, foram debatidos temas como segurança e turismo. Afinal, segundo o ministro, milhares de argentinos devem vir a Porto Alegre, superando até mesmo o número dos que foram ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude. Cinquenta mil argentinos visitaram o Rio de Janeiro durante o evento.

"É difícil ter uma projeção da quantidade de argentinos, mas temos a certeza de que será o jogo com a maior quantidade de público estrangeiro vindos de um só país e estamos esperando uma multidão enorme", afirmou o ministro Mariano Vergara.

Quanto à preparação do Estado, principalmente em relação à segurança e infraestrutura, Vergara mostrou-se satisfeito e disse que as ações em execução atendem às expectativas.

"Temos tido muita colaboração por parte de todas as autoridades estaduais, municipais e federais, e achamos que o torcedor argentino está muito bem atendido e bem acompanhando. Só estamos aguardando com expectativa o dia do jogo para comemorar mais uma vez junto com os brasileiros", destacou. Vergara também elogiou os acessos ao estádio e a organização da cidade.

Preparação turística

A fim de bem atender os milhares de turistas argentinos que virão ao Estado, o Governo do Estado vem investindo na melhoria da infraestrutura turística. Ao todo, nove Centros de Atenção ao Turista (CATs) estão sendo qualificados, sendo cinco na fronteira com a Argentina. Além disso, o Estado também está aumentando a sua capacidade hoteleira. Até 2014, serão cerca de 60 mil leitos entre Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra.

Fonte: CG Copa RS