ABAV-RJ é palco de reunião de comissão de projeto para Copa do Mundo

Comissão de Concertação foi criado para discutir as propostas do Plano Setorial de Qualificação - PlanSeQ Copa do Mundo, que vai capacitar cerca de 150 mil profissionais nas cidades-sede e periféricas do Mundial de Futebol de 2014.

No dia 6 de novembro, na sede da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ), ocorreu a 4ª reunião da Comissão de Concertação formada para discutir as propostas do projeto intitulado Plano Setorial de Qualificação - PlanSeQ Copa do Mundo, que vai capacitar cerca de 150 mil profissionais nas cidades-sede e periféricas do Mundial de Futebol de 2014.

No encontro, o grupo redigiu um ofício que será encaminhado ao Ministério do Trabalho e Emprego, solicitando urgência na publicação do edital do programa, que permitirá que instituições de ensino se preparem para realizar a capacitação da mão de obra. A comissão também aprovou a distribuição do restante das vagas para qualificar 124.800 profissionais durante os próximos três anos. Serão oferecidas 50 mil vagas para 2011 e 2012 e 24.800 vagas para o ano de 2013.

Para Ney Jorge Campello, presidente da comissão, o PlanSeQ Copa do Mundo é um projeto de enorme relevância e o grande legado deixado pelo megaevento esportivo será a qualificação de profissionais. “Um país como o Brasil, que sinaliza se tornar uma das maiores economias do futuro, precisa de um programa como esse. Nossa expectativa é de que o projeto seja ampliado e somado a outros”, afirmou.

Caso o edital seja lançado ainda esse ano, as aulas devem ser iniciadas em março de 2011. O programa, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com o Instituto João Havelange, vai beneficiar profissionais de diversas áreas ligadas ao setor de turismo, entre eles, recepcionistas, ambulantes de alimentos, guias de turismo, taxistas, garçons e motoristas de ônibus.

As aulas serão gratuitas e o conteúdo programático engloba módulos como comunicação eficaz, inglês e espanhol instrumental, legislação específica da profissão, relacionamento interpessoal, entre outros. 

Estiveram presentes na reunião Rosele Pimentel, diretora-secretária da ABAV/RJ, Ney Jorge Campello, da Secretaria da Copa 2014 da Bahia (SECOPA), José Gusmão Soares, diretor da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Eusébio Luis Neto, da Força Sindical, Ledja Silva, diretora da Sindical de Trabalhadores e Mônica Suruagy e Mauro Moreno, ambos do Instituto João Havelange.