Abin faz vistoria no Hotel Vila Ventura (RS)

Entre os pontos já realizados estão o sistema de proteção contra incêndio e o gerador próprio de energia.

Os coordenadores das Câmaras Temáticas de Estádios, Ricardo Nunes, e de Segurança, Kleber Senisse, do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), acompanharam nesta semana a visita da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ao Hotel Vila Ventura. O complexo localizado em Viamão, no Rio Grande do Sul, será o Centro de Treinamento (CT) da seleção do Equador durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

Os quatro oficiais de inteligência da Abin - órgão responsável por realizar a análise de risco de locais da Copa do Mundo - reuniram-se com a diretoria do Vila Ventura para obter o máximo de informações sobre o hotel. O diretor, Samuel Silveira, respondeu a um grande questionário sobre a infraestrutura e os serviços oferecidos pelo resort. Os itens avaliam diferentes áreas, desde instalações, energia elétrica, saneamento até contratações de funcionários. "A maioria dos itens do checklist o hotel já cumpriu ou está executando", destacou Kleber Senisse.

Entre os pontos já realizados, estão o sistema de proteção contra incêndio, gerador próprio de energia, abastecimento de água com fonte natural e o controle na contratação de empregados - que não serão terceirizados e, sim, ligados ao hotel -, bem como o acondicionamento da alimentação que é realizada em outra estrutura em frente ao hotel - o que evita o estabelecimento de contato entre fornecedores e a delegação.

Em desenvolvimento está, por exemplo, a segurança externa com a construção de uma murada, um cercamento e um novo sistema de câmeras de segurança. "Uma das grandes vantagens do complexo é que ele localiza-se em local reservado e ficará fechado apenas para a delegação", lembrou Senisse.

Dentro de 40 dias, o relatório da Abin deverá ser encaminhado à Fifa e aos demais órgãos envolvidos na preparação da Copa 2014, como os governos federal e estadual e do município. O parecer é utilizado como suporte para o planejamento das diferentes áreas, principalmente da segurança.

Os oficiais da Abin ainda visitaram demais estruturas, como os campos e a obra de ampliação do hotel, que aumentará a capacidade de 28 para 106 quartos. A nova infraestrutura deverá ser entregue em março desse ano.

Fonte: Palácio Piratini