"Africa Live" Monitora Real Time para o Itaú

Sala de monitoramento e real-time marketing, montada em parceria com a 2ACTION, tem como objetivo ser um centro de inteligência de dados dentro da agência

Na abertura oficial da Copa do Mundo Fifa 2014, a Africa lançou oficialmente a Africa Live. Trata-se de um ambiente digital integrado, que tem como objetivo acompanhar de perto o comportamento do consumidor em relação a Copa do Mundo e identificar tendências e oportunidades para produzir uma comunicação eficaz e em real-time. A sala, que fica na sede da agência em São Paulo, foi desenhada e estruturada em parceria com a 2ACTION, consultoria especializada em estratégias e soluções digitais para otimização de investimentos em mídia e canais de relacionamento com o consumidor.

Para a Copa do Mundo, a sala funcionará exclusivamente para o Itaú, banco Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e da Seleção Brasileira. “O Itaú é um dos grandes anunciantes da Copa. Colocou grandes campanhas no ar e está batendo recordes de engajamento. A Africa Live será um centro de inteligência de dados dentro da Africa trabalhando exclusivamente para o banco durante o Mundial”, explica Marcio Santoro, copresidente da Africa.

A equipe da 2ACTION ficará conectada e fará análise dos dados em real-time, criando relatórios, infográficos customizados e identificando insights e tendências para os diferentes departamentos da agência. “Durante um evento como a Copa, é fundamental ter agilidade na comunicação. As informações e os dados geridos na Africa Live, serão fundamentais na criação de conteúdo para os canais do Itaú”, comenta Sergio Gordilho, copresidente e diretor geral de criação da Africa. “O interessante da sala é reunir a usabilidade dela, pois facilmente você consegue ter um panorâma geral de tudo que esta acontecendo naquele momento”, complementa Felipe Santos (Pipo), diretor geral de mídia digital da agência.

“Nossa ideia é fazer da Africa Live um produto proprietário da Africa. Depois da Copa, a sala estará a disposição para desenvolvermos outras para ações de real-time marketing configuradas para necessidades específicas de nossos clientes”, explica Luiz Fernando Vieira, sócio e vice-presidente de mídia da Africa. “A interface está desenhada para o Mundial, mas isso é apenas uma questão de layout e pode ser facilmente adaptável para qualquer tipo de realidade”, completa Pipo.

O desenvolvimento da sala foi um projeto lidrado por Ana Paula Cortat, ex vice-presidente de planejamento da Africa, e Felipe Santos (Pipo). “Este centro de inteligência tem como objetivo alimentar os diferentes departamentos da Africa com dados, informações e insumos. O melhor de tudo é que o sistema criado é completamente customizável para novos clientes, ações, campanhas ou eventos como a Copa do Mundo”, comenta Ricardo Carvalho, sócio-fundador da 2ACTION.

Fonte: Assessoria