Apesar da Copa, setor hoteleiro se mantém otimista com viagens corporativas

Mesmo em Ano de Copa Setor Hoteleiro Se Mantém Otimista Com Viagens Corporativas Produtos e serviços voltados ao turismo de negócios e eventos serão apresentados na 20ª edição da BNT Mercosul que acontece nos dias 23 e 34 de maio em Santa Catarina.

Penha, SC – Turismo de eventos e negócios no Brasil tem sido um segmento rentável para o setor. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp) registrou um crescimento de 12% nos principais segmentos da indústria de viagens em 2013. Segundo o levantamento, apenas o setor hoteleiro nacional foi responsável por uma movimentação superior a R$ 2,4 bilhões, um aumento de 21% em relação ao ano anterior.

Mesmo em ano de Copa do Mundo, há previsões de incremento ou de que os números se estabilizem em relação a 2013. Afinal, já que o país é o sétimo destino internacional de eventos, a Copa pode ser considerada uma nova oportunidade para divulgar aos turistas estrangeiros e reforçar aos nacionais o potencial das regiões para receber eventos diversos.

É a aposta da rede San Juan Hotéis, um dos participantes da Bolsa de Negócios Turísticos (BNT Mercosul) que acontece nos dias 23 e 24 de maio no Beto Carrero World em Santa Catarina. “Nossa expectativa para a Copa e Olimpíadas é que venham agregar mais valor ao turismo nacional como um todo. Acreditamos que muitas pessoas que virão assistir aos jogos também estarão em busca de novas oportunidades de negócios”, explica a gerente nacional de vendas Josy Ribeiro.

A rede possui sete hotéis localizados em São Paulo e Paraná onde circulam cerca de 20 mil hóspedes por mês. Em cidades como São Paulo e Curitiba - com grande potencial para o turismo de negócios - cerca de 40% da ocupação dos quartos é feita por executivos. “Crescemos 10% em 2013 em relação ao ano anterior e queremos aproveitar que o mercado está movimentado por conta dos megaeventos esportivos para buscar números ainda melhores”, comenta a gerente.

Comodidades para atrair o turista de negócios

Como o turista de negócios é um público mais exigente e qualificado, busca por praticidades e comodidades além de atendimento e equipamentos de qualidade é preciso estar constantemente investindo para atraí-los. Muitos, dependendo da quantidade de dias hospedados, aproveitam as horas livres para conhecer os atrativos da região.

“Devido à quantidade de hóspedes que circulam pela Rede San Juan buscamos novidades para atrair a atenção dos clientes. Campanhas internas além de parcerias com atrativos turísticos da região e até mesmo teatros são alguns dos nossos diferenciais”, diz a representante da rede San Juan Hotéis.

Resorts esperam manter os altos índices de ocupação no setor de eventos e negócios

Mas não são apenas os hotéis que tem obtido bons resultados com relação ao turismo de eventos e negócios. No ano passado os resorts tiveram ocupação recorde segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil) com uma taxa de ocupação ao redor dos 60% chegando a uma elevação de 9% nas receitas. Somente o setor de eventos dobrou de 2008 para 2013 e a expectativa para 2014 é manter a taxa de ocupação e aumentar as receitas em 6%. “O segmento corporativo para eventos foi o que registrou a melhor performance. Queremos aumentar mais a sua participação no resultado geral do setor”, diz o presidente da Resorts Brasil Daniel Guijarro.

A Copa do Mundo para os resorts não é vista como uma ameaça já que algumas delegações devem ficar hospedadas durante o período dos jogos. Cerca de quinze resorts associados à entidade são candidatos a receber seleções. Para os que estão longe das cidades sedes a expectativa é manter ou expandir os bons resultados do ano anterior.

“Vamos investir em mais ações para o segmento de eventos, e ampliar as parcerias e campanhas dedicadas ao agente de viagem. Pretendemos realizar workshops e iniciativas de capacitação em outros centros, inclusive durante a BNT”, declara o diretor executivo da Resorts Brasil Ricardo Domingues. “Queremos mostrar o que já fizemos com o lazer: que o resort é um lugar de excelência para eventos”, complementa.

Turismo de negócios na 20ª BNT Mercosul

Durante a 20ª edição da Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul que irá acontecer durante os dias 23 e 24 de maio no parque Beto Carrero World em Santa Catarina serão apresentados entre os mais de 400 expositores opções de produtos e serviços voltados ao turismo de evento.

Mais informações: www.bntmercosul.com.br

Confira alguns hotéis e resorts já confirmados para a 20ª edição da BNT Mercosul:

Hotéis

Bernúncia Guest House - www.pousadabernuncia.com.br

BHG – www.bhg.net

Blu Terrace Hotel - www.bluterracehotel.com.br

Braston Hotels – www.braston.com

Brisa da Praia Hotel – www.brisadapraia.com.br

City Hotel - www.cityhotelpoa.com

Estalagem Alineville - www.alineville.com.br

Fortune Residence - www.fortuneresidence.com.br

Grupo Riema – www.gruporiema.com

Hotel Açoriano - www.hotelacoriano.com.br

Hotel Diogo - www.hoteldiogo.com.br

Hotel Klopplel – www.hotelkloppel.com.br

Hotéis Village - www.hoteisvillage.com.br

Laghetto Hotéis - www.laghettohoteis.com.br

Lagoa Mar Hotel - www.lagoamarhotel.com.br

Max Savassi Apart Service - www.maxsavassi.com.br

Monthez Hotel e Eventos - www.monthez.com.br

Normandie Design Hotel - www.normandiedesign.com.br

Panamby Hotel - www.panamby.com.br

Paulista Wall Street Suítes – www.wallstreet.com.br

Port Louis Pousada - www.portlouis.com.br

San Juan Hotéis - www.sanjuanhoteis.com.br

San Raphael Hotel - www.sanraphaelhotel.com.br

Slavieiro Hotéis – www.slavieirohoteis.com.br

Transoceânico Praia Hotel – www.transoceanico.com.br

Vela Branca Praia Hotel - www.velabrancapraiahotel.com.br

Resorts

Águas de Palmas Resort –www.aguasdepalmas.com.br

Infinity Blue Resort e SPA – www.infinityblue.com.br

Pipa Beleza Resort –www.pipabeleza.com.br

Resorts Brasil –www.resortsbrasil.com.br

Termas de Jurema Resort Hotel –www.termasdejurema.com.br

Fonte: Assessoria