Austrália organiza comitiva para fazer negócios em Mato Grosso na Copa

O interesse dos australianos é no agronegócio e na mineração do estado.




Empresários australianos prospectam negócios com o setor produtivo mato-grossense durante a Copa. A perspectiva é do cônsul-geral da Austrália no Brasil, Kym Fullgrabe, que esteve nesta quarta-feira (26.02) em Cuiabá para conhecer a cidade e inteirar-se sobre as possibilidades de comercialização com Mato Grosso.

“Minha tarefa principal é aumentar o nível de negócios entre Austrália e Brasil, e a Copa é uma grande oportunidade para isso”, disse. Ele citou como áreas de interesse especialmente a aquicultura, a bovinocultura e a mineração. De acordo com o cônsul, os países poderão fortalecer as transações de minérios, expandindo a atuação para outros estados, como é o caso atual em relação a Minas Gerais, onde essa relação já está fortemente estabelecida. Além disso, destacou a expectativa de criar o intercâmbio de informações sobre melhoria genética de gado de corte, por exemplo.

A Austrália, que está no Grupo B, joga na Arena Pantanal, em Cuiabá no dia 13 de junho, às 18h (horário local), contra o Chile. Já estão confirmados 15 mil torcedores, mas a expectativa é que o número chegue a 23 mil, entre eles representantes de importantes empresas interessadas no agronegócio e na mineração.

Para impulsionar a relação comercial com o Brasil, a Austrália reservou um pacote de ingressos para os jogos do mundial, que serão destinados a convidados estratégicos, entre eles empresas patrocinadoras da seleção. Em Mato Grosso, o cônsul conheceu o Projeto Novos Negócios, coordenado pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e demonstrou entusiasmo em participar da iniciativa. O cônsul ainda esteve na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Relação comercial

Atualmente, a relação comercial entre a Austrália e Mato Grosso não é representativa, tanto que o país não aparece no ranking geral dos 30 maiores países importadores do estado. Entre os oito países que jogarão em Cuiabá, a Austrália ocupa o sexto lugar na pauta exportações, tendo comprado US$ 2,97 milhões de Mato Grosso em 2013, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Fonte: Secopa/MT