Autoridades celebram times que jogarão em Porto Alegre

Para o vice-governador do estado, Beto Grill, a vinda das seleções pode prospectar negócios em diversas áreas.
Fortunati encontrou o presidente da Fifa, Joseph Blatter (C)



As oito seleções que jogarão na primeira fase, em Porto Alegre, foram definidas no sorteio realizado nesta sexta-feira (6), na Costa do Sauípe (BA). Entre a lista estão dois campeões mundiais, Argentina e França que disputarão uma partida cada no estádio Beira-Rio. A Argentina terá ao seu dispor o jogador considerado o melhor da atualidade, Lionel Messi.

A primeira manifestação do prefeito José Fortunati foi de entusiasmo com a presença de duas seleções campeãs mundiais em Porto Alegre durante a Copa 2014. O prefeito acompanhou o sorteio dos jogos na Costa do Sauípe, na Bahia. “Estou muito satisfeito com o resultado do sorteio. Porto Alegre vai acabar recebendo duas seleções campeãs mundiais. A Argentina, a nossa vizinha; a França que tem uma longa tradição de relação cultural em Porto Alegre, além da Holanda, atual vice-campeã mundial, da Coreia do Sul que é um dos países que conseguem levar mais turistas para os países onde se apresenta, mais Honduras que deverá ter a sua base em Viamão.” 

Fortunati destacou as oportunidades que se abrem com a realização dos jogos da Copa na cidade. “A Copa do Mundo vai ajudar a divulgar muito a nossa cidade para o mundo mostrando as nossas potencialidades, a nossa capacidade de atratividade, gerando emprego e renda para a população”.

O prefeito José Fortunati falou com o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Rade, que ficou muito feliz em jogar em Porto Alegre. Fortunati também conversou com membros da comissão técnica da Austrália. De acordo com o prefeito, as seleções sorteadas para jogar na capital gaúcha vão trazer torcedores e recursos. "Agora é que começaremos a sentir o verdadeiro clima de Copa do Mundo”, disse ele.

Domingo e segunda os representantes das seleções que jogarão em Porto Alegre estarão na cidade, definindo locais de hospedagem e treinamento, com visitas agendadas para os estádios Beira-Rio, Arena do Grêmio e Centro de Treinamento do Sesc.

Em coletiva realizada no Centro de Imprensa da Fifa, na Costa do Sauipe, o secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, considerou que as seleções sorteadas para jogar em Porto Alegre “qualificam muito a realização dos cinco jogos marcados para o Beira Rio”. No aspecto de torcedores que deverão vir para a Capital, o secretário lembrou que os argentinos são fanáticos pela seleção “e acompanham o time a todos os lugares. Teremos uma invasão de argentinos em Porto Alegre".

Analisando a relação das oito seleções que estarão na Capital, incluindo dois países campeões do mundo, Bosco lembrou que não só os argentinos devem “ocupar” Porto Alegre. "Os holandeses, na última Copa, chegaram a 40 mil torcedores na África do Sul. Imaginem toda esta torcida em Porto Alegre", disse.

Bosco disse que “agora a responsabilidade aumentou” e anunciou que deverá incrementar o trabalho para a instalação de um grande camping, “tipo a Cidade de Lona da Califórnia da Canção e o Acampamento da Juventude no Fórum Mundial, para abrigar torcedores de menor poder aquisitivo, com suas barrcas e tendas”. O secretário disse que também está estudando com a EPTC a possibilidade de disponibilizar um espaço junto à Ponte do Guaiba “para estacionamento de motor homes”.

Neste final de semana, e também na segunda-feira, Bosco estará recebendo os representantes das oito seleções sorteadas para jogar em Porto Alegre, que estarão na Capital escolhendo campos de treinamento e possíveis concentrações.

"Estamos nos preparando para receber bem os torcedores que virão ao Rio Grande do Sul. Nos agrada muito a vinda, é claro, da Argentina, França e Holanda, mas também estamos muito satisfeitos com as demais seleções pelo ineditismo da presença no sul do país. Vamos trabalhar uma receptividade igual a todas as seleções, tentando influenciar a visita para outras regiões do RS", ressaltou o vice-governador, Beto Grill.

Para o vice-governador, a vinda das seleções pode prospectar negócios em diversas áreas. "Poderemos ter, além da parte esportiva e do turismo, condições de mostrar nosso Estado para a Austrália, Coreia do Sul e Nigéria, países nos quais temos procurando ampliar nossas relações comerciais", projetou Beto Grill.

"Seleções dos cinco continentes jogarão no RS, sendo que dois deles são campeões mundiais, além da Holanda que é atual vice-campeã", ponderou o secretário de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, que é também coordenador do Comitê Gestor da Copa (CGCopa). "Logo em seguida ao sorteio, conversei com os embaixadores da Austrália e da Holanda que ficaram muito contentes e acreditam que muitos turistas devem ir ao Brasil".

"Se existe sorte, Porto Alegre teve muita sorte, porque vamos receber grandes seleções. Nossa responsabilidade aumenta cada vez mais a partir agora", enfatizou o secretário municipal da Copa, João Bosco Vaz.

Grandes seleções no Estado

Argentina e França, duas das seleções mais tradicionais do futebol jogarão no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A França, de Ribery, comandada por Didier Deschamps, fará o primeiro jogo da Copa de 2014 no estádio gaúcho, no dia 15 de junho, às 16h, contra Honduras. Algoz da Seleção Brasileira nas Copas de 1998 e 2006, a França buscará o bicampeonato após uma difícil classificação nas eliminatórias.

Já a Argentina, de Messi, eleito o melhor jogador do mundo por quatro vezes, trilhará seu caminho rumo ao tricampeonato mundial, passando pela Capital Gaúcha. No dia 25 de junho, às 13h, a Argentina joga com a Nigéria, no Beira-Rio.

Além de Argentina França, também passam pelo RS, Holanda, Nigéria, Austrália , Coreia do Sul e Argélia. Confira os jogos que ocorrerão na Capital Gaúcha:

15/06 - França x Honduras

18/06 - Austrália x Holanda

22/06 -Coreia do Sul x Argélia

25/06 - Argentina x Nigéria

Fonte: Palácio Piratini e Prefeitura Municipal de Porto Alegre