Clima de otimismo em relação à Copa do Mundo predominou no seminário Turismo do Brasil, promovido pela FBHA e CNC

Evento que aconteceu no Rio de Janeiro contou com a presença do ministro do Turismo, do governador do Rio de Janeiro, de representantes de instituições e empresários de setores do Turismo

Lideranças do setor de turismo do País estiveram reunidas ontem (26 de maio) no Windsor Atlântica Hotel, em Copacabana, no Rio de Janeiro, no seminário Turismo Brasil - Balanço Pré-Copa do Mundo, Grandes Eventos e Perspectivas para o País, promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O balanço do evento foi de que a Copa do Mundo será um sucesso para o turismo do País e especialmente para o setor de hotelaria.

“Apesar de alguns percalços, sob o ponto de vista do setor de hospedagem, teremos um resultado muito bom com a realização do Mundial de Futebol no Brasil. Os empresários se empenharam na busca por soluções para enfrentar os desafios, que não foram poucos. E os resultados serão colhidos”, disse o diretor de Turismo da CNC e presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, que abriu o evento.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, afirmou que o turismo brasileiro nunca esteve tão preparado para acolher visitantes e sediar eventos. “Investimos em novos hotéis, produtos e infraestrutura para nos tornarmos competitivos e recepcionarmos bem. O turismo pode ser a nova fronteira de desenvolvimento nacional. Passada a Copa, o momento será de reestruturar a promoção do turismo interno”, frisou o ministro.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Pezão, falou sobre os investimentos em segurança e ainda que os turistas serão muito bem recebidos no Rio de Janeiro. O seminário Turismo Brasil - Balanço Pré-Copa do Mundo, Grandes Eventos e Perspectivas para o País teve ainda dois grandes painéis. O primeiro, ‘Competitividade’, reuniu o professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Eduardo Leal; o sócio-diretor da Hotelinvet, Diogo Cantareiras e o gerente da VisitBritain na América Latina, Samuel Lloyd, que discutiram questões relativas aos setores de aviação e hotelaria.

O segundo painel ‘Destino Brasil’ abordou a comercialização, o marketing e o potencial turístico dos grandes eventos, com a participação da ex-presidente da Embratur, Janine Pires; do presidente do Wet´n Wild e do Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas, Alain Baldacci, e da executiva do Instituto Semeia – Parques Nacionais, Edilaine Abre.

O secretário Especial de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Figueira de Mello, encerrou o evento. Ele lembrou que, como terá ampla cobertura da mídia mundial, a Copa do Mundo vai trazer muita projeção para o todo o Brasil e que o turismo se beneficiará desta exposição.


Fonte: Assessoria