Comitê da Copa termina ciclo de visitas ao interior do Paraná

Grupo percorreu as cidades de Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Paranavaí, Londrina e Paranaguá.

Terminou nesta terça-feira (25), com visitas aos estádios Germano Krüger, do Operário, e Paula Xavier, do Guarany, ambos em Ponta Grossa (PR), o ciclo de visitas do Comitê Organizador Local (COL) pelo interior do Paraná.

Desde a última quinta-feira o grupo percorreu as cidades de Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Paranavaí, Londrina e Paranaguá. Há duas semanas, em Curitiba, foram vistoriados oito centros de treinamentos e estádios.

Na segunda (24), a comitiva esteve no estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá, no litoral.  A comitiva técnica tem sido coordenada pelos secretários da Copa no estado, Mario Celso Cunha, e de Curitiba, Luiz de Carvalho.

A exemplo do que ocorreu na capital, têm sido levantados dados sobre os locais para que possam servir de base para seleções que irão participar da Copa do Mundo de 2014. Todo o material, que inclui análise dos gramados, será encaminhado para a Fifa.

Litoral

No litoral, o grupo visitou também outras instalações próximas aos estádios, que possuem piscinas e ginásio de esportes. Segundo o secretário Luiz de Carvalho, os locais visitados têm amplas condições de receber as seleções que decidirem por algum deles. “Todas as regiões têm condições de receber as seleções que vão disputar o Mundial”, disse, por meio de sua assessoria.

A equipe técnica também é formada pelas engenheiras do Ippuc, Susana Costa e Zelinda Rosário, assessoras técnicas da prefeitura de Curitiba para a Copa, e Milton Karan, representante da Secretaria Estadual do Turismo.

Oeste

No Oeste do estado, os estádios ABC e o Centro de Treinamento da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, foram os escolhidos.

Em Foz do Iguaçu as vistorias para campos de treinamento foram feitas no Estádio ABC e no Centro de Treinamento da Usina de Itaipu. A seu favor, a cidade foi a sede da seleção brasileira que disputou a Copa América de 1999 e também recebeu a Copa América de Futsal neste ano.

"A região Oeste do estado é muito desenvolvida e cidades como Foz e Cascavel podem receber seleções que integrarão o grupo que será sediado em Curitiba. As visitas foram muito positivas", disse Cunha.

Em Cascavel, o grupo visitou o Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto e as instalações da Faculdade Assis Gurgacz (FAG).

Já em Londrina, o estádio do Café e os centros de treinamentos SM e PSTC foram os locais escolhidos. Os estádios Waldomiro Wagner, em Paranavaí, e Willie Davids, em Maringá, também passaram pelo crivo técnico.

Para Cunha, não foram observados apenas os estádios, mas a cidade e seus atrativos. “Serão levadas em conta as questões de transporte, mobilidade, aeroportos e também as vocações turísticas de cada uma delas.”