Comitiva de Porto Alegre capacita Grupo de Apoio a Megaeventos

A capacitação vai de sexta-feira a domingo, 21 a 23, e reunirá os 20 uruguaios que compõe o Grupo de Apoio a Megaeventos (Game), formado por 60 membros.

Comitiva formada por integrantes da prefeitura, Comitê Local da Copa do Mundo 2014 e Gerência do Conselho Tutelar de Porto Alegre viaja à cidade de Maldonado, no Uruguai, para capacitar o grupo do país que vai trabalhar na capital gaúcha, durante o megaevento, na prevenção de violações de direitos contra crianças e adolescentes.

A capacitação vai de sexta-feira a domingo, 21 a 23, e reunirá os 20 uruguaios que compõe o Grupo de Apoio a Megaeventos (Game), formado por 60 membros, além dos coordenadores dos grupos da Argentina e do Peru. O grupo irá conhecer os programas, serviços e ações de atendimento a crianças e adolescentes desenvolvidos em Porto Alegre, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ação Rua, Casas Lares e Rede de Abrigagem.

A comitiva será coordenada pelo presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Marcelo Soares. Juntamente com os coordenadores do Comitê Local de Proteção para Crianças e Adolescentes na Copa RS/POA, Carlos Simões, e da gerência do Conselho Tutelar de Porto Alegre, Maria Letícia Cottens, Soares apresentará o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O técnico fazendário Rogério Portanova Leal e a diretora de Governança Local Cintia Votto estarão expondo, também no encontro, a composição financeira da hospedagem em Porto Alegre no período da Copa.

Apoio a Megaeventos - O Game chegará em Porto Alegre dia 7 de junho, quando seus integrantes passarão por nova etapa de capacitação e apresentação dos locais onde irão atuar, como Fan Fest, Festas nos Territórios e Acampamento Farroupilha. Nesses locais, o grupo vai instruir os turistas, em espanhol e inglês, distribuir material gráfico informativo visando à prevenção de violações de direitos contra crianças e adolescentes, bem como a orientação de denúncia de possíveis violações no período do megaevento.

O trabalho foi idealizado na 18ª Cúpula da Rede Mercocidades, evento realizado em Porto Alegre de 26 a 29 de novembro de 2013, quando a Unidade Temática de Esportes, liderada pelas cidades de Parcona (Peru), Maldonado e Pergamino (Argentina), se disponibilizou a ajudar na proteção da infância durante a Copa. A comitiva viaja ao Uruguai a convite da Prefeitura de Maldonado – Direccion General de Turismo, com despesas pagas pelo governo uruguaio.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre