Copa 2014: Porto Alegre terá campanha contra exploração sexual

Para prevenir situações de violência contra crianças e adolescentes, o Conselho Nacional do SESI, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Prefeitura de Porto Alegre irão promover a campanha Não Desvie o Olhar.

Com a proximidade do maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo de Futebol, surge também o risco do aumento de casos de exploração sexual. A expectativa é que 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de turistas brasileiros circulem pelo país durante os 30 dias de jogos. Para prevenir situações de violência contra crianças e adolescentes, o Conselho Nacional do SESI, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Prefeitura de Porto Alegre irão promover a campanha Não Desvie o Olhar.

Em Porto Alegre, o lançamento da campanha acontecerá na próxima quarta-feira (19/02), às 14h, na Secretaria Estadual de Administração da Prefeitura. O evento contará com a presença do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, e do prefeito José Fortunati, além de representantes do poder público, Rede de Enfrentamento à Violência Sexual e Sistema S.

A partir deste mês, a mensagem da campanha estará presente em todo o percurso a ser realizado pelos turistas, envolvendo, principalmente, o trade turístico que receberá os torcedores. De aeronaves, aeroportos e hotéis, passando pelos táxis, bares e restaurantes, haverá o alerta “Não Desvie o Olhar”: denuncie, proteja, vista essa camisa. Na capital do Rio Grande do Sul, a divulgação também será feita por meio de cartazes, faixas, sites, redes sociais e com a distribuição de panfletos em locais de grande circulação.

A mensagem da campanha será replicada nas doze cidades-sede do Mundial e, para isso, contará com um grande time de apoiadores: os jogadores Kaká e Juninho Pernambucano e a atriz Taís Araújo.

Para o presidente do SESI/CN, Jair Meneguelli, o sucesso da campanha se dará não somente pela legitimidade dos seus parceiros e apoiadores, mas, sobretudo pela forma como está sendo construída: em conjunto com a sociedade. “Esta não é uma campanha de uma ou mais instituições. É uma iniciativa que pretende envolver todas as camadas e setores da sociedade. Por isso, não será uma ação exclusiva da Copa. Mas, sim, uma ação permanente de proteção e valorização da juventude brasileira”, aposta Meneguelli.

Segundo o prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP, José Fortunati, a capital gaúcha abraçou a campanha. “Combater a exploração sexual infantil e juvenil não deve e não pode ser apenas uma meta ou um trabalho da educação, assistencial social ou saúde. Proteger nossas crianças é um dever de todos nós e precisamos estar atentos para denunciar sempre”, afirmou.

A campanha também conta com a parceria da rede de hotéis Accor. Para a responsável pela área de CSR da Accor, Antonietta Varlese, “é extremamente importante essa iniciativa para sensibilizar os cidadãos brasileiros e estrangeiros quanto a esse crime, alertando sobre as punições cabíveis no país e estimulando as denúncias através do Disque 100”.

Sensibilizar, mobilizar e impactar

A campanha “Não Desvie o Olhar” terá como foco três eixos prioritários:

1. “Sensibilização”, na qual pretende despertar nos torcedores e cidadãos o sentimento de proteção, em relação às crianças e aos adolescentes brasileiros, e de indignação frente à exploração sexual.

2. Para mobilizar a sociedade, o segundo eixo “Convocação” incentivará o cidadão a denunciar o crime, por meio do Disque 100.

3. Pouco antes e durante a Copa, o eixo “Repressão” deixará claro que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e que será punida. Esse eixo destaca a intolerância em relação ao crime e reforça a importância da denúncia.

Além do Brasil e Áustria, a campanha também será veiculada em outros 15 países da Europa, com aporte de recursos da União Europeia (UE): França, Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia, Espanha, Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia e Itália.

SERVIÇO

Lançamento da campanha Não Desvie o Olhar

Data/Hora: 19/02/2014, às 14h

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Administração. Rua Siqueira de Campos 1300, 14º andar - Centro Histórico de Porto Alegre.

Fonte: Assessoria de imprensa