Copa amplia planos operacionais no RS

Representantes dos governos municipal, estadual e federal, além de membros do COL, reuniram-se nesta quinta para alinhar ações.



Porto Alegre é a cidade-sede, mas os organizadores da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 na cidade estão planejando a operação do evento para além da capital. Entre os motivos está a opção da seleção do Equador pelo Centro de Treinamento em Viamão, a 30 quilômetros de Porto Alegre, e a grande quantidade de pedidos de ingressos para os jogos na capital gaúcha de estrangeiros – sobretudo argentinos – e de pessoas que moram nas cidades próximas, em um raio de até 200 quilômetros.

O planejamento de mobilidade deve, portanto, abranger não só o deslocamento dentro da capital, mas também a circulação entre os municípios vizinhos e países como a Argentina e o Uruguai. O plano será realizado em conjunto com o estado, sobretudo pensando nos percursos via rodovias. Dentro da cidade, os eventos-teste vão ser essenciais para testar a mobilidade até o estádio, de acordo com representante da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Viamão

A escolha do resort Vila Ventura pela seleção do Equador como Centro de Treinamento também está sendo considerada no planejamento de segurança. Localizado em Viamão, a 30 quilômetros de Porto Alegre, a movimentação no CT também será acompanhada de perto pelas autoridades de segurança.

Prazos

Em todas as áreas discutidas na reunião, prazos foram estabelecidos para a resolução de pendências e entrega de obras e serviços. O Centro Integrado de Comando e Controle, montado na sede da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, tem previsão de conclusão das obras para 15 de abril. O início das operações está marcado para 23 de maio.

Uma das obras essenciais para a realização do Mundial em Porto Alegre, a subestação Menino de Deus deverá ser entregue na primeira semana de abril. Ela será a principal fonte de energia do Estádio Beira-Rio, como explicaram os representantes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

Na área de turismo, foi ressaltado o trabalho de qualificação que vem sendo feito, em especial nos centros de informação turística da cidade. O planejamento de distribuição das novas placas de sinalização também foi explicado na reunião. O site portoalegre.travel, lançado em dezembro de 2013, foi destacado pelas autoridades municipais como uma das principais fontes de informação na internet sobre a cidade-sede, já que abrange dados sobre acomodação, atrativos turísticos, restaurantes, um guia com dicas importantes paro torcedor, entre outros.

Pela manhã, na abertura do encontro, o ministro Aldo Rebelo destacou a importância do trabalho integrado entre os três níveis da federação para o sucesso do Mundial de 2014. O vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, mencionou o potencial da Copa de gerar oportunidades de desenvolvimento para o estado.

A reunião de planos operacionais já foi realizada em Natal, São Paulo e Curitiba. Os próximos encontros estão previstos para Cuiabá, em 11 de fevereiro, e em Manaus, no dia seguinte. Porto Alegre terá ainda uma segunda rodada de discussões, agendada para maio.




Fonte: Ministério dos Esportes