Copa: Turista terá apoio do Procon em Porto Alegre

O atendimento será feito por fiscais, advogados e estudantes de direito brasileiros e estrangeiros.

Uma unidade móvel de atendimento ao consumidor será instalada próximo ao estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, nos jogos da Copa do Mundo. O atendimento será feito por fiscais, advogados e estudantes de direito brasileiros e estrangeiros. O Procon vai atuar na prevenção de conflitos de consumo e solução de problemas relacionados ao evento.

A iniciativa de Porto Alegre foi apresentada em reunião do Comitê Técnico de Consumo e Turismo, no Ministério da Justiça, em Brasília. O encontro reuniu entidades de proteção ao consumidor de todas as cidades-sede do Mundial.

“A Copa do Mundo será uma oportunidade para o Brasil mostrar a qualidade de serviços de hospedagem, transportes e atendimento de bares e restaurantes”, disse o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, que participou da reunião representando o Ministério do Turismo.

Para a secretária Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, é importante que os órgãos de defesa do consumidor estejam unidos para criar um ambiente de respeito nas relações de consumo que envolvem o turismo. De acordo com o órgão, até maio será lançado o Guia do Consumidor Turista na Copa 2014, material impresso e online em três idiomas com informações dos direitos do consumidor.

Criado há um ano pela presidenta Dilma Rousseff, o Comitê Técnico de Consumo e Turismo é coordenado pelo Ministério da Justiça e tem como membros o Ministério do Turismo, a Secretaria de Aviação Civil, o Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Embratur, Agência Nacional de Aviação Civil, Infraero, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Fonte: Setur RS